NFV FORA D` HORAS 18-11-2021

19.11.2021

NOTICIÁRIO “NFV” EDIÇÃO DE QUINTA-FEIRA, 18, DE NOVEMBRO DE 2021.

1-Presidente da república João Lourenço, deve visitar e levar apoios ás vítimas da seca no interior da província do Namibe, dizem os namibenses.

2-Antigos Comandos das FAA, exigem seus ordenados mensais, 13 anos desviados por altas pantentes.

3-Circuito Moçamendes “GM em Movimento” volta aos jangos de informação do MPLA, no Namibe.

Rádio On-line NFV, edição de quinta-feira, 18 de Novembro de 2021, com assinatura de Fonseca Tchingui que também esteve nos arranjos sonoros, coordenação e produção de Armando Chicoca, e apresentação de Ester Culembe , apoio da Open Society.

João Lourenço, Presidente da República de Angola

O Presidente da República de Angola João Lourenço, é aguarado neste sábado 20 de Novembro de 2021,no Namibe para uma visita de trabalho de 24 horas. Presume-se que além dos pojectos de investimento público como baia do Namibe, reinauguração dos Instituto Médio de Pescas, “Helder Neto”, o porto Mineraleiro e os projetos de construção de barragens, João Lourenço, tal como o povo esta exigir poderá constatar in loco a sitauçao das famílias assoladas em consequência da seca na localidade do Curoca, Pediva, Ngolova, uma das zonas mais criticas, segundo Alguns dos Municípes que falaram para o NFV.

“o senhor Presidente é bem-vindo porque a sua presença é benéfica para a nossa província, quer dizer que está a valorizar a nossa província, está a trabalhar e mostrar uma meta e que não venha só visitar, mas também chegar a os outros Municípios da província”.

Manuel Candolo, jurista e Sociólogo defende que o modelo de visitas do chefe do executivo angolano periodicamente as províncias estimula a governação participativa mas sugere ainda que o Presidente da República devia estar a disposição dos jornalistas locais para responder algumas inquietações.

“Estando nos gabinetes, simplesmente na assembleia dificilmente notaremos quem está a trabalhar e quem não, é só verificarmos a nossa cidade do Namibe que em tão pouco tempo melhorou muita coisa, de facto que de lá para cá a cidade está diferente o Namibe tem uma nova visão a nível de estruturas”, salientou.

Mais de duzentos antigos Comandos das FAA reivindicam os seus ordenados desviados há 13 anos. Gaudensio Finete, líder do grupo que avançou com a informação nesta quinta-feira, 18 de Novembro de 2021, disse que esta no Namibe em companhia de noventa nove seus companheiros para interagir com altas entidades do executivo angolano visando ultrapassar a reclamação que data desde 2006 e tornada público em 2010.

Gaudensio Finete, líder do grupo dos ex-Comandos das FAA

“A imprensa pública nunca já fiz vários contactos, mas nunca se pronunciaram sobre o caso, apenas fui apoiado pela Voz da América, radio despertar e outros órgãos privados”
Gaudensio Finete, realça que muitos dos seus companheiros morreram sem ter sentido o cheiro do dinheiro pelo qual sofreram.

“Espero que não seja mais uma daquelas brincadeiras que foram acontecendo em Luanda porque já recebemos vários e por fim não se verifica resultado algum, tem que ser já, não podemos prolongar porque muitos dos nossos colegas estão a desaparecer sem sequer ver a cor do dinheiro”.

Também descreveu o número e o tipo de armamentos desviados das FAA para empresas de seguranças de generais “vulgo” teleservice.

“Quando fomos para as Lundas levamos connosco armas com os seus dispositivos, o total de armas que tínhamos eram de 370 e essas armas não tiveram regresso na unidade de origem, as armas continuam até agora em empresas privadas porque aqui não existe empresário nenhum que compra armas”, denuciou.

O Ndjango de Informação do partido dos camaradas no Namibe, depois da era de Boa Vida Neto, volta sorrir e desta vez com a inovação de circuito “GM” em Movimento.

Ndjango de Informação do partido dos camaradas no Namibe

O Impacto do PIIM no meu Muncípio foi o tema agendado que esteve em debate nesta quinta-feira, 18 de Novembro de 2021, no Ndjango de informação do partido dos camaradas no Município do Namibe.

A sala de conferências do Comité provincial do MPLA foi pequena para receber um número elevado de jovens ansiosos em saber como andam os projectos do PIIM no Namibe. Adilson Hach, facilitou o debate que também contou com a presença de autoridades tradicionais e líderes religiosos.

“O programa integrado de intervenção nos Municípios é na verdade um subprograma do programa de investimentos públicos, o PIIM é o programa especial separado do PIB que para alem da sua estratégia principal que é investir no Município surge também pelo reforço da desconcentração administrativa”, disse.

José Maria Jamba, Primeiro secretário Municipal do MPLA, um dos co-promotores do certame falou do objectivo do projecto.
“Elaboramos um programa de acções que vamos executar até 2026 e dentro desse plano de acções está a realização anula de uma atividade que no passado para o comité provincial teria sido eliminado em carrocel de revitalização e nós vamos fazer num formato em que o Município de Moçâmedes e cujo nome também mudou de figurino”, esclareceu.

O NFV, esteve no local e ouviu alguns participantes, “O bairro do Saco-mar onde eu vivo é já crescido e conhecido e seria bom que as pessoas da ENDE colocassem gabinetes para em vez de percorrermos longa distancia para pagar, resolvemos isso mesmo lá no bairro”, manifestou.

Bernado Tchitaca “Eu vim aqui junto do comité Municipal para que esse Enjango de informação deveria ser estendido a nível das comunas porque os problemas estão lá com os povos, nas comunas”

António Chipenda, falou em nome do bairro Boa Esperança,“Falou-se aqui do centro de saúde da Boa esperança e diziam que está em bom caminho na fase da sua execução, mas nós não podemos só falar em fases de execuções enquanto que o centro de saúde não se entrega nas pessoas”.

Luciano Mussungo, líder da Igreja Tocoista com a sede no bairro Pláto, também falou para o NFV.
“Sempre que há projetos o Platô tem sido penalizado, dificilmente a gente constata aí nos projetos a beneficiar o bairro do Platô”

Por hoje estamos conversados, a verdade doi mas liberta estamos juntos.

 

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This