Antigo cemitério do Namibe está a ser vandalizado por funcionários da administração do estado

23.10.2020

A projecção da construção de infra-estrutura sobre as ossadas dos primeiros habitantes da cidade do Namibe está a ser criticada por cidadãos locais depois de averiguarem a forma como tem sido usado aquele espaço para actividades desportivas.

Texto de Da Conceição Maria

Falando para o NFV, vários cidadãos reclamam do espaço baldio entre o bairro da Facada e a clínica Elfar, que consideram o espaço um campo santo, este que na era colonial, aquando da construção da cidade de Moçâmedes, foi o cemitério onde foram enterrados os colonialistas portugueses e os primeiros habitantes da cidade do Namibe. Exigem que se dê mais importância e consideração aos restos mortais dos primeiros habitantes do Namibe.

Afonso Ngangula, de origem étnica mucubal, contou que “neste local foram enterrados os meus ancestrais”. Caçador Mucongo, outro habitante, disse: “Os meus bisavós e avós estão esterrados neste local, por isso exijo mais respeito”.

Já Dom Dionísio Hisilenapo, bispo católico da diocese do Namibe, disse que o espaço onde tem sido praticado futebol deve ser respeitado porque é onde repousam os que deram origem à cidade de Moçamedes.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

NFV FORA D` HORAS 17-09-2024

Noticiário NFV, edição de terça-feira dia 17 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Ordem dos  Advogados de Angola no Namibe denuncia existência de reclusos com penas vencidas nas cadeias locais; 2 - Presidente das Cooperativas de pesca artesanal apela...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This