FISCAL DO IDF NO NAMIBE DISPARA COM CAÇADEIRA CONTRA CAMIÃO QUE TRANSPORTAVA BARROTES DE MADEIRA E MOTORISTA SAÍ ILESO

09.02.2022

Fiscal do IDF no Namibe dispara com caçadeira contra camião que transportava barrotes de madeira e motorista sai ileso.

Por: Fonseca Tchingui

Tudo aconteceu quando Bernabé Bande, taxista, vindo da localidade do Munhino municipio da Bibala a bordo de um camião carregado de barrotes de madeira, foi interpretado pelos fiscais do IDEF, a entrada da cidade de Moçâmes. Com receio de apreensão da sua viatura e evitar multa, meteu-se em fuga, e foi perseguido com disparos de arma de fogo do tipo caçadeira,pelos homens do IDEF, por milagres não foi atingido, mas viu o retrovisor e o para-choque do seu camião partidos.

´´Me deram corrida, os fiscais do IDF, desde a entrada do Namibe até ao aeroporto“-disse ao NFV.

Bernabé Bande, vítima

Indagado porque se pus-sera em fuga, Bernabé Bande frisou que foi devido as pesadas multas que são aplicadas aos condutores que consideram transgressores. ´´Me seguiram, deram dois tiros, eles disseram que eu não podia comprar os barrotes porque há um documento necessário para isso“-afirmou.

De acordo com o entrevistado do NFV, o autor dos disparos foi o fiscal do IDFchamado Jesus, que empunhava uma arma do tipo caçadeira. “ Quebraram o farol e estragou o para-choque“, lamentou.

NFV: Qual é a sessação que você sentiu quando o fiscal do IDF apontou a caçadeira e sem receio disparou contra o teu carro?

Bernabé Bande: “eu até pensei que já não teria barrotes, e o fiscal me conhece muito bem. Não sei porquê que ele deu tiro, ele tinha intenção de me matar ao contrário dos disparos ele poderia apenas apontar a matricula e agir de uma outra forma”, rematou.

Miguel Tchilanda, vítima e empreendedor no ramo da pecuária

Caso semelhante ocorreu com Miguel Tchilanda, empreendedor no ramo da pecuária, que viu a sua carrinha que também transportava barrotes de madeira apreendida pelos mesmos fiscais que o exigiram o pagamento de 726 mil de Kwanzas para liberta-la, “eu tenho uma carrinha de marca DINA e apareceu o senhor para transportar o seu barrote e eu autorizei, e depois apareceram os fiscais apreendendo o carro e dizendo que vai ficar no IDEF, e lhe multaram a 726 mil kwanzas, e esse dinheiro eu não consigo. Preciso do carro para conseguir dinheiro e sustentar os meus filhos, e até aqui o carrego se encontra apreendido já há 4 dias”, lamentou.

Miguel Tchilanda, ficou admirado com a multa de 726 mil kwanzas, e mostrou-se séptico quanto ao destino dado a esse dinheiro uma vez não é depositado na conta do tesouro.

“Eu estou admirado com está multa porque eles recebem o dinheiro a mão e nunca dão uma conta da instituição a dizer para ir depositar. Não sei dizer onde eu sou culpado”, frisou.

Miguel Tchilanda “quando fui ao IDF encontrei lá 7 carros grandes apreendidos” afirmou.

Bernabé Bande, disse ter apresentado o caso à polícia, mas, esta (polícia) minimizou-o, e em ato contínuo dirigiu-se ao DIIP. “Fomos ao SIC apresentar a queixa e eles disseram que essa queixa não dá e temos que ir ao DIIP”, finalizou.

NFV, contactou a direcção do IDF-Namibe que promete pronunciar-se nos próximos dias.

Mwangolé fala verdade, edição de quarta-feira, 2 de Fevereiro de 2022, edição de Fonseca Tchingui, apresentação de Armando Chicoca, técnica de Jeovany Campo e Ester Culembe, apoio da NED e da Open Society.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This