NFV FORA D` HORAS 11-02-2022

11.02.2022

NOTICIÁRIO NFV, EDIÇÃO DE SEXTA-FEIRA, 11 DE FEVEREIRO, DE 2022.

1-Escassez de pasto gera conflito entre criadores de gado nas zonas fronteiriças entre Namibe e Benguela.

2-Presidente do Conselho provincial da ordem dos Advogados no Namibe adverte que ninguém deve ser negada assistência judiciária.

3-Mau atendimento nos hospitais públicos na cidade capital do Namibe deixa muito a desejar.

4- Governo ensaia novas medidas de combate a fome no meio rural.

5-Mwakapenda Kamulemba, líder tradicional da Lunda Norte começa a ser julgado no dia 18 do mês em curso.

Somos à rádio on-line NFV, coordenação e produção de Armando Chicoca, edita e apresenta às notícias Fonseca Tchingui, apoio da NED e da Open Society.

Foto arquivo, Luvar Município do Virei

1-A degradação do tecido socioeconómico da população no meio rural decorrente do agravamento das consequências da seca obriga o governo do Namibe o ensaio de novas estratégias de combate a fome. Reunido nesta quinta-feira dia 10 de Fevereiro, o governo local constatou a necessidade de implementação de cozinhas comunitárias nas localidades com elevado índice de comunidades vulneráveis.

“Com o aumento exponencial de população afetada pela fome o governo provincial do Namibe viu a necessidade de adotar um conjunto de medidas sustentáveis e de implementação imediata para garantir a sobrevivência das comunidades vulneráveis ao nível de todos os Municípios”, disse.

Ainda de acordo com a conclusão do encontro, as cozinhas comunitárias vão servir 100 mil famílias vulneráveis.

“Acozinha comunitária prevê um atendimento diário das atividades voltadas para o abastecimento alimentar a grupos vulneráveis a fome e sob carência nutricional onde serão acompanhados periodicamente até atingirem níveis satisfatórios de nutrição perspetivando abranger mais de 100 mil pessoas em toda a província” lê-se no comunicado.
Governo ensaia novas medidas de combate a fome no meio rural.

2-A disputa de pasto e de Maungo inseto comestível e comercializado no meio rural, terminou em conflito entre as comunidades das localidades fronteiriças do Mulovei Município do Camucuio província do Namibe e do município do Chongoroi vizinha província de Benguela. A pronta intervenção do Administrador do Camucuio e das autoridades tradicionais locais fez chegar ao entendimento entre as partes envolvidas em rixa que provocou alguns feridos e a vandalização de bens de alguns comerciantes. O Administrador José Domingos Correia, condenou o acto e apelou as comunidades a pautar pelo diálogo e unidade nacional.

“Nós ouvimos que houve confusão aqui e estragaram as lojas, roubaram alguns comerciantes que vinham com intenção de comprar e isso não é bom, para dizer que todos nós estamos contra esse ato”, lamentou.

Escassez de pasto gera conflito entre criadores de gado nas zonas fronteiriças entre Namibe e Benguela.

Foto de Arquivo

3-A população da cidade capital do Namibe está desapontada com os maus tratos de que é alvo nos hospitais públicos.
Os entrevistados da rádio pública local, manifestaram com desagrado o comportamento menos digno das enfermeiras, sendo as da maternidade que desrespeitam a deontologia profissional.

“Você pode chamar os enfermeiros, mas ninguém vem te atender, é muito feio porque o enfermeiro te deixa na cama e vai passear, eu Não sou o único acredito que tem muitas pessoas nessa situação”, disse.

“Atualmente o que se nota é que as pessoas que vão aos hospitais públicos fazer consulta já vão doentes, mas o atendimento lá tem sido mesmo negativo, a tempos que os pacientes vêm reclamando”, realçou.

O Inspetor-geral da Saúde, Inocêncio Sakelo, reconhece o mau comportamento de algumas enfermeiras e apela a população para a cultura de denúncia de tais práticas que mancham o bom nome do sector.

“Algumas denuncias vão chegar ao nosso conhecimento e naturalmente temos que olhar para a denuncia e dar o tratamento devido a essas praticas menos boas”, disse.

Mau atendimento aos pacientes nos hospitais públicos da cidade de Moçâmedes clama por medidas que visem pôr cobro tais práticas.

4-O Presidente do Conselho provincial da ordem dos Advogados no Namibe Olgário Tavares, advertiu que ninguém deve ser negada assistência judiciária.

“Nesse exercício que estamos temos estado a conferir o patrocínio aquelas pessoas que não têm capacidade económica para conseguir um advogado, por via de assistência judiciaria nós temos estado a ajudar essas pessoas”, declarou.

O jurista que falava ao debate desta quinta-feira, 10 no Espaço Mwangolê Fala Verdade foi mais longe.

“Queremos aproveitar aqui o memento para apelar até aqueles que se encontrarem com dificuldades na fase de instrução preparatória desde que façam prova que não têm capacidade económica podem recorrer aos serviços do conselho provincial da ordem dos advogados no Namibe”, realçou.

Mwakapenda Kamulemba, líder tradicional da Lunda Norte

5-Mwakapenda Kamulemba, líder tradicional da Lunda Norte começa a ser julgado no dia 18 do mês em curso. Acompanhe reportagem divulgada pela voz da América, na voz do jornalista Venâncio Rodrigues. Activista interroga porque não há processo contra polícias que segundo a PGR estiveram envolvidos em “excessos” nos mesmos incidentes

O líder tradicional da Lunda Norte, Mwakapenda Kamulemba, começa a ser julgado a partir do dia 18 de Fevereiro, pelo Tribunal de Comarca do Chitato, província da Lunda-Norte, no quadro do julgamento do “caso Cafunfo”, deu a conhecer hoje à VOA o advogado, Salvador Freire.

“Estamos a ver como poderemos defendê-lo e representá-lo”, disse Freire que representa também outros réus que estão a ser julgados por alegado envolvimentos nos confrontos de Janeiro de 2021 no Cafunfo em que várias pessoas morreram.

NFV, PONTO FINAL MUITO OBRIGADOS TODOS, A VERDADE DOI, MAS LIBERTA, ESTAMOS JUNTOS!

 

 

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This