NFV FORA D` HORAS 12-02-2022

13.02.2022

NOTICIÁRIO NFV, EDIÇÃO DE SÁBADO, 12 DE FEVEREIRO DE 2022.

1- Governo do Namibe vai passar gestão das Festas do Mar ao empresariado local.

3-Associação de Pescas do Namibe já tem traçado linhas de acção para 2022.

4-Mulheres do Namibe discordam licença de parto de três para seis meses.

5-MPLA no Namibe lança agenda política confiante na vitória eleitoral em 2022.

Somos à rádio on-line, NFV, coordenação e produção de Armando Chicoca, edição Fonseca Tchingui, apresenta às notícias à Ester Culembe, apoio da NED e da Open Society.

Foto de arquivo

Colocar actividade pesqueira nos parâmetros definidos por lei, a capacitação dos operadores de pesca, procurar mecanismos de apoio aos associados juntos das instâncias governamentais são dentre muitos desafios da Associação Provincial de Pescas do Namibe, para o presente ano.

O Presidente daquela Associação Jorge Hilário de Sousa, que revelou o facto, continua preocupado com a pilhagem de recursos marinhos por expatriado.

“O nosso ideal para esse ano não foge do ano anterior, é conseguirmos dar maior satisfação possível naquilo que são as obrigações dos nossos operadores de pescas e os nossos associados”, disse.

As linhas de força da acção da Associação de Pescas do Namibe para 2022.

Na perspetiva de imprimir uma maior dinâmica e rentabilizar mais o certame, o Governo do Namibe tem criado mecanismos para a transferência da gestão das Festas do Mar a uma mão privada visando mais envolvência do empresariado.

Esta é uma das conclusões a que chegaram os membros daquele órgão colegial reunidos recentemente na cidade capital do Namibe.

Marginal do Namibe

“O governo provincial analisou o termo de referencia do processo de concurso para terceirização da organização das festas do mar 2022, a iniciativa perspetiva criar uma nova dinâmica ao evento e aumentar a envolvência de todos os empresários enquanto atores chaves das festas do mar do Namibe”, declarou.

Gestão das Festas do Mar vão passar à mão do empresariado.

O Presidente do Conselho provincial da Ordem dos Advogados do Namibe, Olgário Tavares, assegurou que os cidadãos que provem o seu estado de pobreza, têm assistência judicial garantida.

“Queremos aqui apelar a aqueles que se encontrarem com dificuldades na fase de instrução preparatória e que não tenha capacidade de ter um advogado podem recorrer aos serviços do conselho provincial da ordem dos advogados”, disse.
Ordem dos Advogados garante patrocino judicial aos cidadãos pobres.

MPLA lançou agenda política confiante na vitória eleitoral de 2022.

Membros do Comité provincial do MPLA no Namibe

O MPLA no Namibe lançou hoje sábado, 12 de Fevereiro, a sua agenda política cujas linhas de força incidem sobre o desenvolvimento socioeconómico e a melhoria das condições de vida da população, segundo deu a conhecer na ocasião o primeiro Secretário provincial daquele partido, Archer Mangueira.

“Que a agenda politica para este ano se centra capitalizar nas eleições gerais de Agosto os avanços já alcançados e garantir a vitoria eleitoral que esses avanços dão para continuar, vamos continuar a investir e a trabalhar em importantes obras publicas”, sublinhou.

Noutro passo do seu discurso, Archer Mangueira, lançou um apelo à juventude aderir as iniciativas de formação técnico profissional.

“Faço aqui um apelo a todos os jovens para que adiram as iniciativas de formação profissional que estão disponíveis e as que a breves trechos serão lançadas”, continuou, Archer Mangueira.
O Primeiro Secretário provincial do MPLA no Namibe, apelou igualmente aos cidadãos para adesão ao processo de registo eleitoral oficioso.

“Uma mobilização que tem que começar por garantir que todos os nossos eleitores se registam para as eleições, todos os nossos eleitores têm de estar devidamente apresentados com os seus bilhetes de identidade”.

Enquanto isso, 180 membros do partido dos Camarada no Namibe participaram no seminário sobre marketing Político, que visa potenciar os membros do partido dos camaradas tendo em conta os novos desafios eleitorais que se avizinham.

“É de potenciar os nossos dirigentes e quadros com matérias ligadas a marketing Político eleitoral para estarmos todos no mesmo espirito e vencermos as eleições gerais, tivemos a participação de 183 camaradas e esse seminário será abrangente também aos Municípios que compõem a nossa província”, disse.

Mulheres do Namibe discordam licença de parto de seis meses. No Namibe as mulheres receiam que a licença de parto, de três para seis meses poderá remeter ao desemprego aquelas que trabalham no sector privado.

Depoimentos ouvidos por NFV, revelam que a ser aprovada, a referida lei só vem em benefício da mulher trabalhadora do Estado, porque nenhuma entidade empregadora privada arisca pagar salário à quem está em casa.

“Eu acho que esse tempo de repouso é um pouco exagerado, 6 meses, metade de um ano é exagerado e o prejuízo recai propriamente no trabalho”.

“Assim ninguém vai querer trabalhar com as mulheres”.

Mulheres do Namibe consideram que a ser aprovada, a licença de parto de seis meses vai desempregar trabalhadoras do sector privado.

NFV, PONTO FINAL MUITO OBRIGADO TODOS A VERDADE DOI, MAS LIBERTA ESTAMOS JUNTOS.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This