NFV FORA D` HORAS 15-02-2022

15.02.2022

NOTICIÁRIO NFV, EDIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, 15 DE FEVEREIRO DE 2022.

1-Candidatos não admitidos ao concurso público no sector da educação no Namibe prometem sair à rua nos próximos dias.

2-UNICEF monitoriza projetos de má nutrição no Namibe.

3-Na comuna do Caitou Município da Bibala, crianças em idade escolar abandonam aulas para recolha de tomate.

4-Jornalistas angolanos reúnem-se este ano em conferência sobre a ética e deontologia Professional.

5-Projecto NFV, realiza formação sobre jornalismo comunitário na província do Cunene no dia 19 deste mês.

Somos à rádio on-line, NFV, coordenação e produção de Armando Chicoca, edição Fonseca Tchingui, apresenta às notícias à Ester Culembe, apoio da NED e da Open Society.

Candidatos não admitidos ao concurso público no sector da educação no Namibe

Os Candidatos não admitidos ao concurso público no sector da educação no Namibe por insuficiência de vagas, prometem sair rua no próximo dia 26 do mês em curso para exigir enquadramento no sector tal como aconteceu  com os candidatos da saúde. O grosso de jovens descontentes vieram ao Gabinete de imprensa privada para manifestar o seu descontentamento.

“Estamos aqui por uma causa justa, como é que um governo que diz que luta pela melhoria do sistema educativo, diz que está a corrigir aquilo que está mal e melhorar o que está bem uma vez que o concurso do ministério da educação os jovens candidatos estão a ser injustiçados”, reagiu.

“As conclusões que saíram das reuniões que nós tivemos foram que nós poderemos dirigir uma carta a ministra da educação mostrando o nosso descontentamento, dizer o que nós queremos ver solucionado e nessa carta vai o nome de cada um e as notas que esses candidatos tiveram para ser anexada juntamente a esse documento que vai ao Ministério da educação”, realçou.

“Nós fomos aptos, chegamos até a fase da assinatura dos contratos e esperávamos apenas a fase da lista para o seminário, mas os nossos nomes não constavam na lista, recorremos a alguns órgãos competentes na nossa província, mas não obtivemos uma boa resposta”, esclareceu.

A UNICEF, Agência das Nações Unida para infância, monitoriza projetos de má nutrição no Namibe. A constatação é do oficial daquela agência das Nações Unidas para infância, Paulo Mendes que está no Namibe para monitorar as acções do programa de desnutrição severa.

Paulo Mendes, responsavel da UNICEF em Angola

“A avaliação é boa no caso da componente de nutrição implementada diretamente do gabinete provincial da saúde um parceiro que tem estado a ajudar e contribuir para a diminuição de crianças com desnutrição aguda e severa e as comunidades que estão a cada vez mais a ter acesso a meios de armazenamento de agua, isso é um projecto integrado com um tempo de implementação muito curto e normalmente são seis meses”, disse.

UNICEF faz avaliação positiva do grau de implementação do programa de nutrição no Namibe.

No Município de Chicomba província da Huíla, cidadãos que protestavam contra o elevado custo de energia eléctrica, durante uma manifestação, foram reprimidos pela polícia. Venâncio Siwana, um dos manifestantes disse que foi detido e torturado.

“A polícia apareceu para desfazer a manifestação e nós não fugimos, isso foi no dia 7, depois da manifestação então começou a caça as bruxas, eu fui apanhado assim as 2horas em minha própria casa levado ao comando da polícia e no dia 11 fui espancado pelo agente António Caita, que foi me buscar em casa de forma agressiva e violenta”, lamentou.

Em Chicomba província da Huíla, manifestantes contra o elevado custo de energia eléctrica foram parar a cadeia.

Na comuna do Caitou Município da Bibala província do Namibe mais de novecentas crianças abandonaram as aulas para se dedicarem a recolha de tomate nas fazendas agrícolas.

O Administrador local, Maquili Bento que denunciou o facto mostrou-se desapontado com a exploração de mão-de-obra infantil e condenou a atitude dos fazendeiros.

“Mais de 50% das crianças em idade escolar nas localidades da Pipa estavam no processo de recolha de tomates nas fazendas, foi de facto uma situação confrangedora e já tivemos um encontro com os fazendeiros no sentido de mostrar que é uma pratica errada o que estavam a fazer”, disse.

Na comuna do Caitou município da Bibala, crianças em idade escolar abandonam as aulas devido a fome provocada pela seca que assola a região sul.

A capitania do Tombwa vai penalizar os pescadores que pescam nas zonas de reserva de cardume.

Advertência é do delegado marítimo daquele Município piscatório, Kamata Tchiama.

“É uma zona de reserva aonde desova o peixe a tartaruga inclusive e estamos nessa época em que o peixe e a própria tartaruga poem os ovos e é nessa mesma época que os malfeitores queles jovens que praticam a pesca ilegal e pescam mesmo a 500 metros da costa, isso tem danificado essas zonas de reserva e para nós como autoridade não vamos tolerar isso nunca mais”, disse.

Delegado marítimo do Tombwa, promete penalizar pescadores que pescam em zonas proibidas.

Luísa Rogério, Presidente da Comissão Nacional de Carteira e Ética

A Comissão de Carteira e Ética dos jornalistas angolanos tem projetado para este ano uma conferência nacional sobre a ética e deontologia. O evento foi anunciado nesta segunda-feira, 14 fevereiro na cidade de capital do Namibe, pela Presidente da Comissão Nacional de Carteira e Ética Luísa Rogério, durante a entrega de mais carteiras aos jornalistas locais.

“Vamos realizar uma conferência nacional sobre ética e deontologia, não sabemos ainda se será em Luanda ou no Namibe, e um dos objetivos dessa conferencia é ver se devemos adotar um código de conduta para as eleições ou se basta termos um código de ética”, frisou.

Jornalistas angolanos reúne-se este ano em conferência sobre a ética e deontologia profissional.

No âmbito da promoção da liberdade de expressão e imprensa, o Projecto NFV, realiza formação sobre jornalismo comunitário na província do Cunene no dia 19 deste mês. onde vão participar 15 jovens que serão formados em matérias de técnica de jornalismo comunitário.

NFV, PONTO FINAL MUITO OBRIGADO A TODOS, A VERDADE DOI, MAS LIBERTA ESTAMOS JUNTOS.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This