NFV FORA D` HORAS 2-03-2022

02.03.2022

NOTICIÁRIO NFV, EDIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, 1 DE MARÇO DE 2022.

1-Archer Mangueira, destaca o papel da Polícia Nacional no Combate a criminalidade na Província.

2-UNITA no Kwanza Sul, valoriza desempenho da juventude no desenvolvimento das comunidades locais.

3-Situação segurança alimentar e nutricional é crítica na região sul de Angola diz sacerdote católico Pio Wakussanga.

4-Sociedade civil reage a soltura de Mwacapenda Kamulemba com criticas a justiça angolana.

Somos à rádio On-line NFV, coordenação e produção de Armando Chicoca, edição de Fonseca Tchingui, apresenta às notícias Madalena Cavaya, apoio da NED e da Open Society.

1-Archer Mangueira, Governador do Namibe destacou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, o papel da Polícia Nacional no Combate a criminalidade na província. O repórter Paulo Fernando, desenvolve esta notícia. Mais de dois mil trezentos e sessenta e dois crimes de naturezas diversas foram registados pelo Comando policial do Namibe no ano de 2021. A informação foi prestada pelo comandante provincial da polícia nacional, o comissario Alberto Sebastião Mendes “Limão”, a margem do 46°aniversario da polícia Nacional de Angola, que teve lugar nessa segunda-feira, 28 de fevereiro na Unidade Operativa na centralidade da praia Amelia.

O delegado no seu discurso de abertura, descreveu a situação da segurança publica na província e considerou de calma.

Alberto Sebastião Mendes “Limão”, delegado do MININT no Namibe

“As estatísticas revelam uma redução da criminalidade na ordem de 6%, no ano de 2021 o comando provincial do Namibe registou 2362 crimes de natureza diversas, menos 136 em relação ao período anterior, com 1821 detidos implicados na prática de diversos crimes sendo 1547 crimes esclarecidos o que corresponde em 65% do grau de operatividade policial”, disse.

Alberto Sebastião Mendes “Limão”, fez saber que a partir de março próximo começa o processo de cadastramento para a formação dos moto-taxistas a nível, do Namibe.

“Atendendo que as inobservâncias das regras de código de estradas por parte dos motociclistas tem sido o fator principal da causa dos acidentes, pelo que apelamos a todos utentes de moto o uso do capacete e a observância dos códigos de estrada, aproveito a ocasião para informar que a partir do dia 5 de março do corrente ano daremos o início do processo de cadastramento para formação dos motos taxistas a nível da província do Namibe”, destacou.

Por sua vez, Archer Mangueira governador do Namibe, na ocasião destacou o papel da polícia nacional no combate a criminalidade.

Archer Mangueira, governador do Namibe

“O caminho percorrido para o atual desenvolvimento da polícia nacional permitiu consolidar experiências que justificam os resultados positivos alcançados no combate a criminalidade mormente os atos praticados com algumas complexidades e violências que têm merecido respostas adequadas em função da sua gravidade, deste modo podemos concluir que a situação da criminalidade a nível da província está subcontrolo”, disse.

O governante apelou aos efetivos da polícia nacional no sentido de afinarem as máquinas para garantir o asseguramento das eleições previsto em agosto do presente ano.

“Avizinha-se o período eleitoral, nesta conformidade apelamos a nossa polícia no sentido de começar a afinar os mecanismos para o asseguramento desse grande evento que são as eleições gerais”, frisou.

Na sequencia foram promovidos e patenteados 1285 efetivos da policia nacional no Namibe, entre eles oficiais, superiores, subalternos e agentes.

Armando Kaquepa, Secretário Provincial da UNITA no Kwanza Sul

2-UNITA no Kwanza Sul, valoriza desempenho da juventude no desenvolvimento das comunidades locais. A repórter Felícia de Oliveira, desenvolve esta informação.

O partido do Galo negro na Província do Kwanza Sul, valoriza o papel da juventude como fator principal do desenvolvimento das comunidades. Armando Kaquepa, Secretário Provincial da UNITA que falava a margem da apresentação pública da Agenda política no Município do Waco-Kungo, disse que a paz e o respeito pela diferença constituem um dos objetivos da UNITA no Kwanza Sul.

“Respeito pela diferença de opinião e de escolha, defesa da paz e reconciliação nacional, patriotismo, cidadania, noutras palavras estamos a dizer que precisamos valorizar a nossa tradição e cultura, vamos é respeitar as nossas autoridades tradicionais, defender a formação integral da juventude do kwanza sul, quer a juventude como peça fundamental nas transformações e desenvolvimento que se empoe na província do Kwanza Sul”, disse.

O partido do galo negro na província do Kwanza Sul valoriza o papel da juventude como fator principal do desenvolvimento das comunidades.

3-O Governo angolano não declara estado de emergência na região Sul e líder católico alerta para “catastrófica. Vamos acompanhar reportagem divulgada pela voz da América, na voz do jornalista Venâncio Rodrigues.

“A situação alimentar nutricional é crítica. Só falta chegar-se a uma situação de catástrofe”, avisa o padre Jacinto Wacussanga para quem a “má nutrição na região está fora do controlo do Governo”.

O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República de Angola afirmou não haver necessidade de se declarar estado de emergência para a região Sul do país, conforme defendem “algumas organizações não governamentais nacionais e internacionais”.

Francisco Pereira Furtado fez estas declarações, no sábado,26, no final de uma visita de algumas horas ao Centro de Acolhimento de Calueque, município de Ombadja, na província do Cunene.

O ministro constatou também o estado das obras de construção do Canal do Cafu, inserido no Programa Emergencial de Combate à Seca na província.

Entretanto, o líder da organização não governamental Construindo Comunidades, padre Jacinto Wacussanga, questiona as bases em que o Governo se apoia “para resistir ao estado de emergência” e alerta que a situação de má nutrição no sul de Angola está à beira de “uma catástrofe”.

“A nossa visão de base é de que é urgente declarar o estado de emergência. A situação alimentar nutricional é crítica. Só falta chegar-se a uma situação de catástrofe”, avisa o sacerdote para quem a “má nutrição na região está fora do controlo do Governo”, revelou

O também pároco dos Gambos, uma das regiões mais afetadas pela seca, na província da Huíla, considera que “a emergência já está em curso” e foi reconhecida pelo Ministério da Agricultura.

“O que falta é declarar só que ela já decorre”, sublinha o padre Jacinto Wacussanga, quem alerta para a retoma do fluxo migratório de angolanos para a Namíbia devido à fome.

4-Sociedade civil reage a soltura de Mwacapenda Kamulemba com críticas a justiça angolana.

Ancião Mwakapenda Solto e o Lider Zecamutchima condenado ha 4 anos.

A sociedade civil angolana reage a soltura de Mwacapenda Kamulemba com criticas ao governo e  condena  tribunal do Dundo por ter condenado Zecamutchima ha 4 anos e seis meses no caso Cafunfo.

Ancião Mwakapenda Kamulemba,  do Movimento Protectorado da Lunda Tchokwe

O ancião Mwakapenda  do Movimento Protectorado da Lunda Tchokwe, restituido recentemente em  liberdade, pelo Triobunal provincial da Lunda-Norte, depois de ter permanecido na cadeia um ano por alegado envolvimento no caso Cafunfo,  suscitou várias reacções por parte dos activistas sociais e membros da socidade civil no Namibe.

Miguel Epalanga, Filósofo congratula-se pela liberdade de Mwacapenda Kamulemba, mas, defende  que   os Tribunais e o Ministério Público devem exercer a sua actividade com lisura, imparcialidade, transparência e sem olhar  à  camisola partidária.

“Segundo algumas investigações as acusações dos arguidos não foram comprovadas no acto do julgamento, e por sua vez deste facto alguns foram absolvidos, mas outros foram condenados por alegada associação de malfeitores. Nós temos de avançar o seguinte os tribunais, devem continuar fa zer o seu trabalho com lisura sem intereferência partidárias, porque se a nossa justiça, tiver cor partidária então deixa de ser justiça e vamos levar a sociedade nos mais tristes caminhos”, reagiu.

Para o  activista social, Daniel Tchimbwa, sempre a seu jeito  crítico, enquanto o governo  do MPLA estiver no poder, não haverá em Angola Tribunais imparciais. O entrevistado do NFV que falava no espaço Namibe-7 dias, sobre o caso Cafunfo,foi mais longe ao afirmar que os órgãos de justiça são do Partido no Poder e funcionam sob ordens superiores.

“O governo que está no poder que é o MPLA, o MPLA tem os seus regulamentos internos que quem é nomeado para exercer um cargo público de grande destaque quer que seja juíz deve automáticamente obdecer os ditames do partido. O exemplo mais prático é do caso do Tribunal Constitucional “TC” quem está lá é ex-militante do MPLA, será que vai dispir-se das cor partidárias? e cumprir o que está plasmado na “CR” duvido muito isso”, lamentou sublinhando que enquanto o MPLA continuar no poder vamos ter estes tipos de tribunais”, críticou.

Recorde-se que vinte quatro outros membros do Movimento Protectorado Lunda-Tchokwe, foram condenados na pena de 4 anos e seis meses  de prisão,enquanto, o ancião Mwacanpenda Kamulemba  foi o único absolvido do caso Cafunfo.

NFV, ponto final muito obrigado a todos a verdade dói, mas liberta estamos juntos.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This