NFV FORA D` HORAS 4-03-2022

05.03.2022

NOTICIÁRIO NFV, EDIÇÃO DE SEXTA-FEIRA, 4 DE MARÇO DE 2022.

1-Brigadas mecanizadas trabalham nas obras de restauro da estrada nacional 280 no troço Namibe-Lubango.

2-Presos em Malanje clamam por melhores condições sociais.

3-Namibe tem sido nos últimos dias palco de casos de infidelidade associado Presos em Malanje clamam por melhores.

condições a violência doméstica de mulheres para homens e casos inéditos.

4- Tecido social dos moradores do bairro AIDA no Namibe anda a retalho.

Somos à rádio On-line NFV, coordenação e produção de Armando Chicoca, edição de Fonseca Tchingui, garantia técnica de Paulo Fernando, apresenta as notícias, Madalena Cavaya, apoio da NED e da Open Society.

Estrada 280 Namibe-Lubango

Homens e máquinas trabalham nas obras de restauro da estrada nacional 280, troço Namibe-Lubango. Mais de setenta quilometros da  estrada  nacional 280 no troço Namibe-Lubango começaramm ser intervencionadas  para facilitar a circulação de pessoas e bens entre as duas cidades.

As obras tiveram início no mês de janeiro, do ano em curso,e visam tapar  buracos que há muito  deficultavam a circulação dos automobilistas que fazem da estrada o seu ganha pão, como é o caso de Pedro Garvalheda, que há mais de 3 anos circula nesta via que considera estar em pessímas condições  como resultado muitos acidentes de viação têm acontecido naquela via.

“Está péssima esta via, espero que melhore se não brincarem mais conforme têm feito, através dessa via tem acontecido muitos acidentes”, disse.

António Ngula, é outro automobilista que também usa  troço Namibe-Lubango e fala das obras de requalificação em curso naquele percurso rodoviário.

“De facto a estrada estava péssima e nós estamos a ver que estão a reabilitar e é bom e benéfico para nós”, frisou.

“Nós pagamos a taxa de circulação e sofremos muitos danos”, disse  Viega Jorge, que há mais de trinta anos faz deste troço o seu dia-a-dia.

“O dia-a-dia tem sido mais ou menos, nós pagamos a taxa de circulação mais sofremos muitos danos”, lamentou.

As obras estão a cargo da empresa “PLANASUL”, dotada de homens e máquinas que tudo fazem para requalificar a estrada 280, com um horizonte temporal de três meses, que apesar das quedas pulviometricas   que se fazem sentir na região  as obras  decorrem a bom ritmo,segundo fez saber Pedro do Carmo, responsável da empreitada.

Pedro do Carmo, responsável da empreitada.

“As obras estão a correr bem felizmente apesar das precipitações terem afetado os trabalhos nos últimos dias, mas estão a correr a um bom ritmo, isso não é só um tapa buracos pode ser um remendo mais profundo de forma que o buraco não volte mais uma vez a abrir”, Esclareceu.

Na Província de Malanje, os presos exigem melhores condições sociais. Vamos acompanhar a reportagem da voz da América, na voz do jornalista Isaías Soares.

No total, são 590 reclusos no Estabelecimento Penitenciário de Malanje e numa mensagem apresentaram as suas inquietações à subprocuradora-geral da República, Francisca do Rosário Rasgado.

“A gritante falta de meios de acomodação, como colchões, cobertores e uniformes para reclusos”, é uma das constatações dos presos que, no entanto, acreditam que as autoridades irão resolver os problemas.

Reclusos em Malanje

À margem de uma palestra promovida pelo Ministério Público sobre a “Reintegração Social dos Reclusos”, afirmaram também que “existem igualmente reclusos detidos há mais de seis meses sem notas de acusação, existem [ainda] condenados com propostas de liberdade condicional indeferidas, com alegações de que o novo código penal não concede liberdade aos que cometeram crimes de violação de menores de 12 anos, sendo condenados no anterior código penal”.

A magistrada do Ministério Público, Francisca Rasgado, garantiu que o órgão que dirige realiza diligências para evitar excessos de prisão preventiva, resultantes de atrasos na tramitação dos processos.

“Como sempre da Procuradoria-Geral da República (PGR) continuará a trabalhar na tramitação junto dos processos sobre a sua alçada, [principalmente aqueles] que estão sobre alçada das comarcas na garantia de comprimento de prazos de instrução processual, n fiscalização dos prazos de prisão preventiva e nas demais atribuições constitucionais e legais que visam garantir a Proteção dos direitos dos reclusos”, prometeu.

A província do Namibe tem sido nos últimos dias palco de casos de infidelidade associado a violência doméstica de mulheres para homens e casos inéditos. Essa reportagem é desenvolvida novamente pelo jornalista Fonseca Tchingui, numa gentileza da rádio MFM.

Nos últimos dias, registou-se o caso do jornalista Armando Chicoca, que denuncia a então esposa Eugenia Zenaide Lumbala Tchivinda, ter o agredido fisicamente duas vezes em consequência do questionamento do suposto envolvimento dos dois parceiros um há 11 anos e outro a 10 meses.

“Vamos tentar ultrapassar isso aqui, eu namorei ela a 10 meses e peço as minhas sinceras desculpas”, disse.

Mas no meio de tudo isso, Chicoca diz ter sido vítima da contaminação de doenças venéreas tratadas na clínica médica do Dr Roque Feliciano, que confirma os factos sucedidos em 2017.

“Fizemos um diagnostico das doenças sexualmente transmissíveis e deu sifles e hepatite B, eu orientava o casal se porventura tiver a vontade de fazer sexo para não existir a contaminação então vão usando camisinha”, disse.

O médico diz recordar-se igualmente que a mesma senhora também havia se contaminado com a doença hepatite B, e a cura de doenças sexualmente transmissíveis é expendioso financeiramente.

“Primeiro é que as infeções das doenças sexualmente transmissíveis para serem tratadas é difícil curar, se alguém tiver um parceiro do outro lado aquele também deveria se tratar então essas infeções para serem tratados num conjunto de três ou quatro pessoas é quase difícil”, declarou.

O psicólogo e jurista Manuel Candolo, disse, no entanto, que o adultério em Angola, não é crime, mas a contaminação consciente de pessoas para pessoas é passível de prisão e multas em avultadas somas de dinheiro.

“O contágio de doenças sexualmente transmissíveis é crime, está tipificado no nosso código penal e quem assim o fizer sem ressentir a outra parte vai ser responsabilizado civil e criminalmente”, frisou.

O bairro da Facada e do 5 de Abril, na cidade do Namibe foram igualmente alvos de casos de infidelidade e a vítima da facada levou a camisa do suposto amante da mulher apanhado a noite em flagrante delito em casa para fórum judicial.

Joana “queremos que o governo nos ajude com um laboratório de fazer analise e um enfermeiro que trabalha pelo menos das 18h até o dia seguinte porque há doenças que atacam de noite e aqui não tem transporte a noite”, disse.

Culembua Abel coordenador “uma das dificuldades principal é mesmo as nossas vias de acesso, a água e a energia, uma vez que nós estamos com mais de 10 mil habitantes e é mesmo grave, a população vai agradecer se nos darem nem que for uma terra planejem”, frisou.

“O bairro do Ainda antigamente era uma parte de baixo, mas agora temos uma parte de cima com mais de 4 mil habitantes e temos uma área de 18 que tem 3 mil habitantes e lá não tem energia e estamos também com mais de 500 crianças fora do sistema de ensino e precisamos mais uma escola do ensino primário para minimizar essa questão”, continuou.

O tecido social dos moradores do bairro AIDA arreadores da cidade   no Namibe anda a retalho.

NFV, ponto final muito obrigado a todos, a verdade, mas liberta estamos juntos.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This