UM PERCURSO IRREMEÁVEL UM DESTINO FORÇADO

30.03.2022

UM PERCURSO IRREMEÁVEL UM DESTINO FORÇADO

Por :Ismael Pena

A falta de transportes públicos rodoviários que deveriam ligar Namibe ao Cuando Cubango, associada a irregularidade dos horários dos comboios, deixou por terra, esta segunda-feira, 28, de Março, uma equipa de jornalistas do projeto Namibe Fala Verdade, que pretendia deslocar-se as terras do progresso, para fazer o rastreio sobre a situação sócio económica e política do Cuando Cubango e dar uma formação aos jovens locais, que optaram abraçar a carreira de jornalismo comunitário, aliás informar e serem informado está plasmado na constituição angolana. Portanto, não seria errôneo dizer que os jornalistas iam numa missão em obediência à Lei constitucional. Estamos recordados que em véspera da visita do Presidente da República aquela província, o governador local, José Martins caracterizou o tecido social da população como sendo preocupante. Uma realidade que os jornalistas do NFV gostariam reportar no interesse do público.

O Caminho-de-ferro é de Moçâmedes, mas só a linha férrea parte de Moçâmedes até ao Cuando Cubango e não as locomotivas. Porquê, eis o que questionam os que tanto almejam utilizar o tão confortável e mais acessível ao bolso do pacato cidadão que gostaria de ver a vida facilitada no escoamento dos seus produtos do campo para os mercados do Namibe.

Até ao Município da Matala província da Huíla, destino forçado e imprevisível da comitiva devido a saída antecipada do comboio, foi um percurso marcado por várias constatações algumas agradáveis mas que colocam em risco a vida dos passageiros dos comboios rodoviários e não só, outras deixam ainda muito a desejar.

Em cada dez quilômetros percorridos os jornalistas deparavam-se com o gado atravessar estrada ante o olhar impávido e sereno dos seus pastores até porque é pastado mesmo à beira da estrada.

Foi um percurso irremeável.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

NFV FORA D` HORAS 17-09-2024

Noticiário NFV, edição de terça-feira dia 17 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Ordem dos  Advogados de Angola no Namibe denuncia existência de reclusos com penas vencidas nas cadeias locais; 2 - Presidente das Cooperativas de pesca artesanal apela...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This