Povo do Namibe acordou e saiu às ruas no dia da Independência

12.11.2020

Os jovens no Namibe saíram ontem, dia 11, às ruas para reivindicar os seus direitos, data em que se celebra 45 anos de independência, uma realidade incomum naquela que é considerada “terra da felicidade”. As forças de segurança nacional da província do Namibe foram surpreendidas com a presença massiva de jovens que se mostravam dispostos a tudo. A concentração ocorreu no centro da cidade capital, divididos em grupos de cinco pessoas, segundo as regras de distanciamento devido à covid-19. A maior afluência se registou no bairro da Facada, defronte à escola n.º 49.

Texto de Da Conceição Maria

Venâncio Namuele, um dos participantes, contou que “não queremos opressão, não temos medo. Estamos firmes e nós jovens do Namibe acordamos”.

Momento em que a agentes da polícia e militares impediam o exercício do direito de manifestação I Foto: NFV

Agentes da polícia e militares impedem o exercício do direito de manifestação I Foto: NFV

A manifestação ficou marcada com a detenção de mais de 15 jovens, detidos na presença dos jornalistas dos órgãos de comunicação social privado, como a rádio Despertar, Voz da América e do Namibe Fala Verdade, que não foram poupados das ameaças da polícia no local. Após várias tentativas de abuso de autoridade por parte dos serviços de defesa, os jornalistas do NFV foram surpreendidos no percurso em direção ao gabinete com intimidações e promessas de que pretendiam receber os seus telemóveis, que serviram para registo da manifestação, mas sem sucessos.

A nossa equipa NFV se dirigiu ao comando da polícia, onde se encontravam os jovens manifestantes detidos, para apurar o ponto de situação dos implicados, mas não obtivemos resposta.

Mateus Javela, amigo dos detidos, exigiu a libertação “dos nossos amigos” porque “eles não cometeram nenhum crime, apenas estavam a exercer um direito consagrado pela constituição”.

Lino Antônio, familiar de alguns dos detidos, declarou que “enquanto não forem soltos, eu vou dormir aqui”.

Depois de várias horas detidos, os jovens manifestantes foram soltos após pagamento de uma multa orçada em 200 mil kwanzas, segundo uma fonte anónima.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

NFV FORA D` HORAS 17-09-2024

Noticiário NFV, edição de terça-feira dia 17 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Ordem dos  Advogados de Angola no Namibe denuncia existência de reclusos com penas vencidas nas cadeias locais; 2 - Presidente das Cooperativas de pesca artesanal apela...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This