PRESIDENTE DE S.TOMÉ QUER REVITALIZAR O SECTOR DAS PESCAS NO SEU PAÍS

12.05.2022

Carlos Manuel Vila Nova, disse que não podemos continuar amadores por toda a vida, é preciso aprender com os outros para revitalizarmos a economia azul.

Por: Fonseca Tchingui (NFV)
A organização do sector das pescas pressupõe a formação de quadros, no passado Namibe já formou para S.Tomé técnicos médios no domínio das pescas e o Presidente Carlos Vila Nova trouxe a sua Delegação para possíveis acordos de formação de quadros superiores em ciências do mar.

Carlos Manuel Vila Nova, Presidente de São Tomé Príncipe

“Nós vamos-mos virar para o mar como saída à economia azul, que é uma economia dos novos tempos, temos que estar preparados porque aprende-se sim mas não podemos é ser amadores por toda a vida, e portanto esta experiência vai-nos permitir a mim e a mim e a delegação que me acompanha, sobretudo o Ministro de tutela das pescas ver in-loco as coisas possíveis de se fazer, avaliar na nossa realidade o que se pode transportar para o nosso país”, disse o Presidente da República Democrática de S.Tomé e Príncipe.

O Secretário de Estado angolano para o Ensino Superior, Eugênio Silva, confirmou a intenção do governo Santomense formar quadros superiores na Universidade do Namibe.
“O senhor Presidente da república Democrática de S.Tomé e Príncipe sai daqui com uma visão daquilo que pode ser um potencial para a cooperação no domínio das pescas fundamentalmente e da formação nesta área, pelo que a nós também nos interessa fazer a cooperação com S.Tomé e Príncipe e outros países da SADC para que possamos internacionalizar o nosso ensino superior”, concluiu.
Vila Nova visitou igualmente uma empresa industrial de pescas denominada Sicopal e o Presidente da República de São Tomé Príncipe disse que o saber não ocupa o lugar.
“Espírito aberto para aprender, disponíveis para participar neste processo de aprendizagem, para mim é de muita importância estes polos de conhecimento”, salientou.
O estadista Santomense já regressou a Luanda ainda na tarde desta terça-feira,10 de Maio.

Recentes

AJUDA AS TIAS ZUNGUEIRAS DE ABACATE NO BIÉ

As mulheres em extrema pobreza dizem que mais vale zungar com bacias de abacates na estação do Cuito nos dias de comboio do CFB do que lamentar pela fome e tomar decisão errada de se prostituir para dar de comer os filhos. Por: Armando Chicoca "Uma bacia de 40...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This