CIDADÃOS NO NAMIBE CEPTICOS COM PROCESSO ELEITORAL

13.05.2022

Há três meses das eleições gerais no Namibe ainda paira ceticismo entre cidadãos em idade eleitoral.

Por: Ester Culembe (NFV

Cidadãos em idade eleitoral no Namibe falam da importância do voto a escassos meses das eleições gerais. A equipa de reportagem do Namibe Fala Verdade, saiu a rua da cidade capital do Namibe para ouvir o que pensam os cidadãos em idade eleitoral sobre a importância do voto.

Rico Golce, Munícipe

Ouvidos pelo NFV, quinta-feira, 5 de Maio, nas ruas da cidade do Namibe, os entrevistados mostraram um certo ceticismo sobre esta temática, entre vota e não votar, há quem prefere mesmo não votar porque acha que o voto não tem nenhuma importância na sua vida, como é o caso do cidadão Rico Golce, que a três anos está no Namibe depois de ter vivido algum na república de Moçambique. Questionado porquê tanto ceticismo, o jovem respondeu da seguinte forma.

“Não vejo interesse de votar, eu não vou votar que não vejo motivo, eu vejo que não há nenhuma diferença no nosso país, isso não me ajuda em nada”, disse.

Manuel João, de 70 anos de idade e antigo funcionário da Administração Municipal do Namibe, disse que já votou várias vezes e pede que os partidos políticos estejam mais próximos dos cidadãos.

Manuel João, de 70 anos de idade

“A importância do voto é eleger um novo governo e eu já votei varias vezes, mas as mesmas condições são as mesmas que estamos a ver, a crise continua, a fome, a pobreza, nada que melhorou”, destacou.

Para o académico Manuel de Brito, formado em Ciências Políticas pela Universidade Gregório Semedo no Namibe, defende diálogo permanente com os eleitores.

Manuel de Brito, Académico no Namibe

“O voto para mim tem uma grande importância na medida em que é com ele que advém também a liberdade de escolha sobre aquilo que é o direito universal, a escolha pela liberdade que cada um tem para que definam o país, escolher dirigentes que melhor apresentem programas consentâneos e que vão de acordo a realidade que o país se encontra”, disse.

Ouvíamos as opiniões de cidadãos de vários extratos sociais da sociedade Namibense, em idade eleitoral sobre a importância do voto na sua vida.
Imagem de Paulo Fernando, reportagem NFV, Ester Culembe, estamos juntos.

Recentes

AJUDA AS TIAS ZUNGUEIRAS DE ABACATE NO BIÉ

As mulheres em extrema pobreza dizem que mais vale zungar com bacias de abacates na estação do Cuito nos dias de comboio do CFB do que lamentar pela fome e tomar decisão errada de se prostituir para dar de comer os filhos. Por: Armando Chicoca "Uma bacia de 40...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This