JORNALISTAS COMUNITÁRIOS NO HUAMBO PROMETEM TRABALHAR PARA O POVO

04.06.2022

A formação de jornalistas comunitários, aqueles que fazendo o aproveitamento das tics vão trazer a tona vários problemas que se passam nas comunidades locais.

Por: Fonseca Tchingui (NFV)

Armando Chicoca, diretor geral do NFV

Mais de trinta jovens da província do Huambo foram formados em matéria de jornalismo comunitário. Ação formativa teve lugar no auditório da Biblioteca Provincial do na cidade do Huambo, capital da província com o mesmo nome, terça-feira, 31 de Maio de 2022, numa iniciativa do projeto NFV, que visa promover a liberdade de imprensa e de expressão nas regiões sul, centro e leste Angola. Na sessão de abertura, Armando Chicoca, diretor geral do referido Projeto, descreveu os objetivos da ação formativa.

“O nosso propósito efetivamente dar ferramenta aos jovens aqueles usam as redes sociais neste caso as TIC, aqueles que gostam de narrar factos que passam nas suas comunidades. “Eu tenho dito as pessoas que é preciso que vergonha dos nossos bairros seja posta aqui em cima para que todos possam ver, ouvir e tirar as suas ilações”, disse.

Ismael Pena, jornalista foi o preletor do primeiro painel que abordou os conceitos básicos do jornalismo Comunitário.
“Nós sabemos que os órgãos de Comunicação social quer público ou privado não conseguem fazer cobertura nacional. “Porque não têm homens suficientes, então este é um dos propósitos desta formação dos jornalistas Comunitários para dar cobro nas suas comunidades”, disse.

Sebastião da Silva, igualmente jornalista dissertou o segundo painel, “o exercício prático do jornalismo Comunitário.

“Quando chegamos no momento do tratamento, a primeira coisa que o repórter vai fazer é seleção porque nem tudo que colhemos é notícia, o repórter vai colher aquilo que realmente tem interesse público”, disse.
Os jovens Beneficiários valorizaram a iniciativa.

Tatiana Baptista, Formanda

“Esta formação vai ajudar-me de alguma forma, hoje aprendi várias coisas, uma delas é como um jornalista comunitário deve proceder-se diante de uma situação delicada”, Artur Sequeira, um dos formando. Chamo-me Tatiana Baptista, agradeço muito por terem escolhido a nossa província, de facto foi muito proveitoso gostei muito “, reconheceu.

No final do Fórum Inocêncio de Brito, membro da direção do projeto considerou de positiva a formação, tendo anunciado a próxima paragem província do Coração de Angola, Bié.

“Jovens do Bié que prepare-se emocionalmente, psicologamente, brevemente estaremos ali para mais uma formação de jornalistas comunitários”, frisou.

Lembrar que no total foram formado 35 jovens na cidade do Huambo, capital da província com o mesmo nome, no patrocínio da NED e da OSISA.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This