Polícia Nacional no Moxico acusada de reprimir manifestação das crianças no dia que lhe dedicado

05.06.2022
Polícia Nacional no Moxico acusada de reprimir manifestação das crianças no dia dedicado a elas.
Por: Fonseca Tchingui (NFV)

Foto de arquivo PN-Namibe

A manifestação teve lugar na semana finda, na cidade do Luena Província do Moxico, a mesma visava exigir a pensão de sobrevivência dos polícias já falecido a mais de 10 anos naquela Província. O ativista cívico Daniel Tchiwape, a partir da Província do Moxico, conta como tudo aconteceu.

“Como havíamos comunicado anteriormente, a polícia Nacional tinha garantido que iria inviabilizar a marcha, infelizmente aconteceu a polícia boicotou, quando estávamos nas imediações da rádio Eclésia-Luena estávamos a ler o manifesto para fazer chegar aos órgãos do Ministério do Interior, infelizmente a polícia apareceu inclusive havia militares armados”, disse tendo realçado que as crianças ficaram intimidadas começaram a chorar”, referiu o ativista.
Daniel Tchiwape, por outro lado disse ser urgente que se retifique a Constituição da República de Angola (CRA).
“A constituição deve ser ratificada alguma coisa aqui não esta bem, a polícia não deve reprimir marcha das crianças indefesas”, sublinhou.
“Eu sou Alcina da Conceição Tchimuko, sou viúva desde 2015, o meu marido faleceu e foi um membro da polícia, desde que nós metemos a documentação até data de hoje nunca nos mandaram chamar, começam a nos mentir, já estamos saturadas, já estamos cansadas, temos filhos para criar, temos filhos a estudar, não temos fazer”, desabafou.
“Estamos na rua, no dia da criança queremos o nosso dinheiro, estou a pedir ao Presidente da República que possam resolver nosso problema”, disse o pequeno Osvaldo.
Finalmente as viúvas e órfãs proferiram a leitura do manifesto.
“Nós órfãos e viúvas de Angola, ao marchar hoje dia 1 de Junho dia internacional da criança com propósito de refletir sobre o nosso dia e defender os nossos direitos de pensão de sobrevivência por morte, dos nossos pais polícias falecidos há 12 anos. exigimos que o governo de Angola resolva já este assunto”, lê-se no manifesto.
O NFV, tudo fez para ouvir autoridades governamentais locais, mas sem sucesso.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This