AMBIENTE POLÍTICO NO MOXICO EM TEMPO DE ELEIÇÕES

03.08.2022
Os membros da sociedade civil e os representantes dos partidos políticos na Província do Moxico, querem o ambiente de paz durante o período eleitoral.
Por : Fonseca Tchingui (NFV)

Hélder Mwana África, membro da sociedade civil na cidade do Luena.

Estes apelos foram feitos durante o debate que decorreu na tarde desta quinta-feira, 28 de Julho, no largo Monumento da Paz coração da cidade do Luena, que ” o ambiente político em tempo de eleições no Moxico, com ausência do MPLA, partido que sustenta o governo desde 1975. Hélder Mwana África, membro da sociedade civil na cidade do Luena, disse que o partido que sustenta o governo, passado 47 anos, monopolizou as instituições do Estado.

“Nós temos um partido que está no poder a mais de 47 anos que não conseguiu garantir o básico para a população, hoje temos cidadãos que vivem no limiar da pobreza no interior da província do Moxico”, disse.
Já o Secretário Provincial da Coligação CASA-CE no Moxico, Salomão Lutchaze, disse ao NFV que caso o seu partido venha ganhar as eleições poderá desenvolver ações que visam combater a pobreza extremas nas comunidades locais.

Salomão Lutchaze, Secretário Provincial da Coligação CASA-CE no Moxico

“Passado 47 anos de independência em Angola, não nenhum Município da Província do Moxico que liga com a capital Sede em termos de asfalto, não existe, não há Município no Moxico que tem energia elétrica. Então como é que o Governo que quer desenvolvimento estes princípios básicos não tem? questionou o político da CASA-CE tendo sublinhado que em caso de Victória eleitoral estes são os pontos vamos desenvolver durante o nosso governo”, sustentou.

Aberto Damásio, secretário para os assuntos eleitorais do partido histórico FNLA no Moxico, disse que apesar das desavenças que assolou o seu partido ainda trás muitas surpresas para os angolanos.

Aberto Damásio, secretário para os assuntos eleitorais do partido histórico FNLA no Moxico

” A FNLA trás surpresa para os angolanos nesta campanha eleitoral, apesar do problema que afetou a direção do partido, muito angolanos questionavam sobre está situação. Com o atual liderança do Dr Nimi a Nsimbi, a FNLA reatou as bases, digamos que vamos vencer as eleições de 24 Agosto”, disse.

Sélua Marques, secretário provincial para comunicação e marketing da UNITA no Moxico, fez saber que o seu partido tem como objetivo reduzir substancialmente os problemas prementes da população.

Sélua Marques, secretário provincial para comunicação e marketing da UNITA no Moxico

“Reduzir substancialmente os grandes problemas que afetam os angolanos, no sector da saúde a UNITA pretende criar uma comissão multidisciplinar para reforma da Saúde em Angola”, sustentou o líder juvenil para comunicação e marketing no Moxico.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This