NFV FORA D` HORAS 27-07-2022

03.08.2022

NOTICIÁRIO DO NFV, EDIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, 27 DE JULHO DE 2022, EIS OS TÍTULOS NOTICIOSOS.

1-Orfãos de Polícias e militares falecidos no Moxico exigem a intervenção do Presidente da República João Lourenço.

2-Bispo do Namibe, Dom Dionísio Hissilenapo insiste na necessidade de os políticos angolanos passarem uma mensagem de confiança ao eleitorado.

3-Mudança da constituição, reformas do Estado, a melhoria dos sistemas de educação e saúde constam no programa de governação da UNITA.

4-Liberdade de imprensa no Moxico, ainda está longe do desejado dizem ativistas locais.

Somos à rádio On-line NFV, coordenação e produção de Armando Chicoca, edição de Fonseca Tchingui, apresenta as notícias Sebastião da Silva, a partir do Luena província do Moxico, apoios da NED e da Open Society.

(Uma a uma vamos desenvolvimento das notícias)

Uma das vítimas no Moxico

Mais de oitocentas famílias entre viúvas e órfãos de polícias e militares das forças Armadas Angolanas na província do Moxico, clamam ao Estado Angolano a pensão de sobrevivência por morte há mais de 10 anos.
Este foi o sentimento de clamor apresentado durante o Mwangolê Fala Verdade, edição de quarta-feira, 27 de Julho, de 2022, emitido na cidade do Luena Capital da Província do Moxico, as vítimas disseram ao NFV que a situação social destas famílias é critica pelo que pedem a intervenção do chefe do executivo angolano João Lourenço.
Paulino Mutunda, Advogado faz o enquadramento jurídico que se impõe.

Lembrar que o encontro decorreu no complexo escolar São José, junto a rádio Eclésia e tinham sido convidados o Comandante da região leste e o Delegado provincial do Minint que infelizmente não compareceram no local, segundo fez saber Daniel Tchiwape, membro da organização e ativista cívico no Moxico.

O Bispo da diocese do Namibe, Dom Dionísio Hisilenapo, insiste na necessidade de os políticos angolanos passarem uma mensagem de confiança e de tolerância bem como transmitirem ao eleitorado programas exequíveis.
O Prelado Católico transmitiu este conselho muito recentemente quando dissertava sobre o cidadão e as eleições, durante um fórum realizado pelo Secretariado nacional do postulado dos leigos da SEAST e Associações dos Cristãos de Gestores e Dirigentes, em Luanda. Bispo do Namibe Dom Dionísio Hisilenapo.

Os Jornalistas dos diversos órgãos de comunicação social públicos e privados da província do Namibe participaram nesta terça-feira 26 de Julho numa formação sobre a média e as eleições, ministrada via online pelo Centro de formação de jornalistas-CEFOJOR. Jornalistas dos diversos órgãos de comunicação social públicos e privados da província do Namibe participaram nesta terça-feira 26 de Julho numa formação sobre a média e as eleições, ministrada via online pelo Centro de formação de jornalistas-CEFOJOR.

O Diretor do Gabinete da Comunicação Social do Governo provincial do Namibe, José Mário falou da necessidade e da importância desta Acão formativa. A jornalista da Rádio Eclésia, Ana Ngueve valorizou assim a formação.
João Upale das Edições Novembro alinhou no mesmo diapasão.

Para a jornalista da Rádio pública do Namibe Esperança Humbi-Humbi considera importante a formação dos profissionais de comunicação social dado o momento crucial que o país atravessa.

E o Bispo da Diocese do Namibe Dom Dionísio Hisilenapo, apela aos jornalistas a pautarem pela imparcialidade e honestidade no tratamento das matérias referentes ao processo eleitoral.
Bispo do Namibe apela imparcialidade a jornalistas.

As mudança da constituição, reformas do Estado, a melhoria dos sistemas de educação e saúde constam no programa de governação da UNITA.
A UNITA ,o maior partido angolano na oposição deu a conhecer esta terça-feira 26 de Julho ao eleitorado da província do Namibe, maioritariamente jovem o seu programa de governação para o quinquénio 2022/2027 caso saia vitorioso nas eleições de 24 de Agosto próximo, já às portas.

Do manifesto eleitoral apresentado em ato decorrido no Cine Namibe na cidade de Moçâmedes, o Abel Chivuvuku candidato a Vice-Presidente da República pelo partido do Galo Negro ressaltou uma governação inclusiva, a mudança da constituição, as reformas do Estado, a melhoria dos sistemas de educação e saúde assim como a adoção de uma política habitacional mais realista. Entretanto os militantes do Galo Negro nesta província mostram-se confiantes quanto a vitória do seu partido, a medir, segundo revelaram, pela popularidade que goza desde as últimas eleições, de 2017.
Por seu turno, o ativista político, Exequível  fez uma análise positiva do programa eleitoral da UNITA.

A Liberdade de imprensa e de expressão no Moxico, ainda está longe do desejado dizem ativistas locais. Essa é uma matéria publicada pela voz da América, na voz do jornalista Armando Chicoca.

Sociedade civil no Moxico

falando para a voz da America,terça-feira,26 de Julho nas ruas da cidade capital do Luena, Província do Moxico, Daniel Tchiwape, membro da Associação cívica amigos do povo e dos trabalhadores e desempregados de Angola “ACAPTDA” disse que os órgãos de comunicação social públicos na província do Moxico, apenas dão voz aos governantes em prejuízo dos cidadãos sem voz, uma das práticas que devem ser invertidas depois das eleições de 24 de Agosto.
No Moxico, disse o ativista, há roupa suja e crimes não revelados por ausência de meios de comunicação social ao serviço do povo.
A VOA, na rua Revolução de Outubro, na cidade do Luena, encontrou o jovem ativista Castro Cajila, que falou de oitocentas mulheres viúvas dos policias e órfãos do militares que não recebem a pensão de sobrevivência sob o olhar silencioso dos órgãos de comunicação social na Província do Moxico. O ativista chamou a atenção das autoridades governamentais angolanas sobre mas consequências do perigo do crescimento de crianças num ambiente de frustração social.
Chegamos ao final de mais um noticiário do Namibe Fala a Verdade, a partir da cidade Luena, capital do Moxico.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This