DELEGADO DO MININT NO NAMIBE DESACONSELHA DELEGADOS DE LISTAS A NÃO PAUTAREM POR ACTOS DE VANDALISMO

08.09.2022
Alberto Sebastião Mendes “Limão” Delegado do Ministério do Interior e comandante provincial da Polícia Nacional no Namibe, reuniu na sala de reuniões da delegação do MININT, manhã desta quarta-feira, 7 de Setembro de 2022, de emergência com os líderes dos partidos políticos concorrentes às eleições do passado dia 24 de Agosto do corrente ano, com objectivo de encontrar uma solução.
Por : Fonseca Tchingui (NFV)
Este é o segundo encontro depois das eleições e visou essencialmente ouvir dos líderes dos partidos políticos porquê não pagaram os delegados listas que trabalharam nas assembleias de votos no dia 24 de Agosto. O delegado no seu discurso de abertura disse que nos últimos dias os órgãos de defesa e segurança têm vindo acompanhar as reivindicações dos delgados de listas com bastante preocupação na Província.

Alberto Sebastião Mendes “Limão” Delegado do Ministério do Interior no Namibe

“Nós forças de defesa e segurança no Namibe temos vindos acompanhar com muita preocupação a situação dos delegados de listas nas redes sócias, nos órgãos de comunicação social, de cidadãos que prestaram o serviço nas Assembleias de votos através de vários partidos políticos alegando a falta de pagamento de subsídios, gostaríamos de pedir aos representantes os partidos políticos presentes neste encontro perceber as razões de não pagamento destes subsídios”, disse.

Laurindo Calembela, Secretário Provincial do partido dos irmãos FNLA no Namibe, disse que o seu partido cadastrou mais de 1049 delegados de listas que até hoje não foram pagos.
“Segundo a direcção do partido, o nosso Presidente Nim a Nsimbi, endereçou uma carta ao Presidente da República, João Lourenço, alegando este mesmo problema dos subsídios dos delegados de listas que até o momento ainda não recebemos este dinheiro”, lamentou o político da FNLA.
Já o secretário provincial da Aliança Patriótica Nacional No Namibe, Luzolo André, reconhece o trabalho feito pelos seus delegados durante o processo e disse que os protagonistas de actos de vandalismo são infiltrados no universo de 1075 de Delegados cadastrados a nível daquele partido.

Delegados de listas

“Os nossos delegados trabalharam bem, apresentaram as atas, realmente temos um atraso de pagãmente dos subsídios dos delegados de listas, nós estamos a pedir que este problema é do âmbito nacional”, esclareceu tendo sublinhado que muitos deste protagonistas de atos de vandalização não são membros do partido, são infiltrados e este número de descontente não é superior a cem delegados”, disse.

O MPLA e o partido Humanista de Bela Malaquias, são únicos partidos que até ao momento já pagaram os seus delegados de listas conforme fez saber Baptista Matuca, representante do MPLA em Moçâmedes.
“As orientações que nós recebemos do nosso partido era de que assim que terminasse o processo de votação, cada Delegado recebesse o seu envelope que continha o seu dinheiro no valor de 25000 mil kuanzas, por isso é que não temos problemas do género”, afirmou.
Quando ao PH segundo o seu secretário Jerónimo Kituka, afirmou não haver problemas de maior com os seus delegados.
“Começamos a pagar logo no dia 23 de Agosto, antes dos delegados de listas irem as Assembleias de votos onde foram destacados, neste momento já conseguimos pagar parte destes membros, o que falta é um número não muito preocupante”, realçou.
Importa salientar que neste momento os partidos políticos P-NAJNGO, PRS e CASA-CE também não pagaram os seus delegados e os visados prometem levar este processo ao Tribunal para responsabilização criminal dos partidos em causa.
“Estou a representar os delegados de listas do partido APN, nós estamos insatisfeitos desde o primeiro dia que começamos a fazer as formações não foi dito quanto iriam nos pagar, queremos o nosso dinheiro”, exigiu Isaías Vitorino.
Alexandre Jamba, Delegado de lista do partido P-NJANGO “Fizeram pagamento de alguns e outros não, somos mais de 800 delegados”, lamentou.
O partido do galo negro é o único que não se fez presente neste encontro mas o NFV, soube de uma fonte segura, que o seu líder Adalberto Costa Júnior prometeu dar um presente a todos Delegados que trabalharam nesta província que, segundo a mesma fonte garantiu estar aqui no Namibe o presente dos Delegados de listas.
No Final do encontro o Comissário Limão aconselhou aos lesados no sentido de apresentar queixa aos órgãos de Justiça na Província.

“Os lesados a partir de hoje não devem dirigir-se a sede dos partidos políticos, devem sim apresentar queixa ao SIC ou a PGR. “Os visados devem igualmente criar uma comissão para fazer um baixo assinado e entregar aos órgãos de justiça na Província, não há necessidade de irem a sede dos partidos para destruir um bem dos partidos políticos ou público”, tendo reafirmado que “ doravante depois deste encontro vamos responsabilizar todos aqueles que apresentarem comportamentos desviantes”, alertou.

Recorde que os Delegados de listas no Namibe protagonizaram vários atos de vandalismo como queima de bandeiras nas sedes dos partidos políticos nomeadamente FNLA, P-NJANGO bem como proferiram ameaças aos secretários provinciais deste referido partido político. Muitos questionam aonde é que os partidos políticos levaram o dinheiro cabimentado pelo Estado durante a campanha eleitoral? Os partidos políticos receberam do orçamento geral do Estado mais de 1.112 milhões de kwanzas, três vezes mais superior ao valor pago em 2017, para liquidar esta divida com os delegados de listas, os partidos políticos em Angola precisam mais 600 milhões de kwanzas, segundo fez saber o líder do PRS Benedito Daniel, citado pela Lusa.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 17-10-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 17 de Outubro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Executivo trabalha na mobilização de recursos financeiros para mitigar efeitos da seca na região sul; 2 - Gabinete das Pescas e Universidade do Namibe vão implementar projecto...

NFV FORA D` HORAS 16-10-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 16 de Outubro de 2024. com os seguintes tópicos: 1 - Quatro pescadores artesanais estão desaparecidos há onze dias nos mares do Tômbwa (Namibe); 2 - No Namibe campanha agrícola 2024-2025 abre amanhã na comuna da Lucira; 3 -...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This