JORNALISTAS NO NAMIBE FLAGRARAM CHIENESES A ENCERRAR MADEIRA RETIDA NO IDF

25.09.2022

JORNALISTAS NO NAMIBE FLAGRARAM CHIENESES A ENCERRAR MADEIRA RETIDA NO IDF.

Por: Fonseca Tchingui (NFV)

Zonza Puisa, Director do Gabinete Provincial da Agricultura do Namibe

O facto aconteceu, nesta sexta-feira, 23 de Setembro de 2022, quando o Director do Gabinete Provincial da Agricultura do Namibe Zonza Puisa, dirigia-se as instalações do IDF, para prestar declarações aos jornalistas sobre a apreensão da madeira proibida por Decreto Presidencial 65/19 de 21 de Fevereiro do tipo “mussivi” apreendido há mais de 2 anos no porto comercial do Namibe pelas autoridades governamentais locais.

São no total 90 contentores retido no IDF, em que os supostos empresários na altura da retenção da madeira alegavam ser mármore e pedra de granito, que depois de verificação constatou-se que era madeira coberta em contentor avaliado em mais de trezentos milhões dólares norte americanos.

Jornalistas do Namibe e o cidadão Chinês

O cidadão Chinês encontrado a cerrar madeira retida no IDF, com cinco trabalhadores, sem consentimento do governo do Namibe, numa conversa que o Namibe Fala Verdade, teve acesso, o implicado exibiu um documento que atestava ter pago aos cofres do Estado angolano datado no dia 14 de Setembro de 2022.

Em declaração aos jornalistas Zonza Puissa, Director do Gabinete Provincial da Agricultura do Namibe, disse que a madeira em causa foi apreendida há mais de 2 anos e decorre um processo junto da Justiça e as empresas em causa denominada Goulding LD e Angofix, em que os implicados foram condenados há 9 anos de prisão mas o Advogado da referida empresa recorreu ao Tribunal superior.

Zonza Puissa, Indagado sobre a presença do cidadão Chinês no local, disse que o sector que dirige não tinha qualquer informação do caso, de imediato ligou para o responsável do Gabinete do Desenvolvimento Florestal “IDF” Joaquim Chivela, este por seu turno alegou já ter o domínio da situação.

Lembre-se que a apreensão da madeira resulta de um trabalho profundo levado acabo pelas autoridades governamentais locais.

“Foram retidos alguns contentores aqui em Moçâmedes, que estavam para seguir ao estrangeiro. O proprietário declarou que dentro tem mármore quando abriram encontraram madeira”, disse a nossa fonte.

Vozes críticas na província do Namibe, defendem que para bem do País, o IDF deve descentralizar o funcionamento daquela instituição para os governos províncias. “A interdependência do IDF do governo central tem criado vários constrangimentos na actuação dos governadores a nível do País”, fim de citação.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 20-09-2024

Noticiário NFV, edição de sexta-feira 20 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe advoga nova dinâmica no domínio da diversificação da economia na província; 2 - Advogados do Namibe preocupados com reclusos ainda encarcerados com penas...

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This