COMUNIDADES DO INTERIOR DA PROVINCIA DO NAMIBE VOLTAM QUEIXAR-SE DA FOME

29.09.2022

O NFV, esteve no passado sábado,10, de Setembro de 2022,  numa localidade denominada Kavimbangala, zona limítrofe entre o Município da Bibala e do Camucuio, há duzentos quilómetros da cidade capital do Namibe, onde ouviu alguns cidadãos sobre o seu dia-a-dia.

Por : Fonseca Tchingui (NFV)

Domingos Mira, criador do gado na Bibala

Domingos Mira, criador do gado e chefe de família na localidade de Cavimbangala, Municio da Bibala, o seu gado transumou para o Município do Chongoroi, Província de Benguela mas a fome fustiga a sua família na retaguarda.

“O nosso dia-a-dia, estamos aqui numa calamidade fome, numa penúria de sofrimento das pessoas, parte do gado das comunidades aqui nesta zona estão refugiados no Município do Chongoroi, Província de Benguela”, disse.

Muxili António, igualmente criador de Gado e também residente em Cavimbangala além da fome e falta de medicamentos disse que as autoridades devem proteger os idosos e  crianças contra a fome.

“Noutras localidades da província do Namibe, o governo tem a distribuir comida as populações vulneráveis mas aqui nunca recebemos nada do dinheiro do Kwenda”, lamentou.

Alfredo Gabriel, técnico de saúde é natural da Huíla e nesta localidade faz tudo em defesa da saúde das comunidades.

A falta de medicamentos fere a sua profissão mas nada pode fazer se não consolar os pacientes com o que pode.

“Desde do dia 6 de Junho de 2022, este centro médico nunca recebemos medicamento, temos estado a pedir as autoridades locais mas até aqui não recebemos. Por dia atendo mais de 60 pacientes quando temos medicamentos”, disse.

As comunidades queixam-se também do roubo e furto de gado, exigindo maior intervenção das autoridades policiais para a protecção da riqueza das comunidades locais.

O Administrador Municipal Adjunto da Bibala Jandir Eduardo, em reacção disse que por esta altura  há fome de facto, nesta área por razões naturais, mas sublinha que as autoridades governamental tudo faz para minimizar a situação.

“Senhor jornalista como bem sabe a seca é uma questão da natureza, o governo local tem conhecimento e tudo tem vindo a fazer para mitigar a situação”, reagiu.

Quanto à falta de medicamentos esclareceu que nesta fase de transição, depois das eleições, os fornecedores de medicamentos mostram-se receosos mas já há uma luz no fundo do túnel.

“Os fornecedores nesta fase de transição mostram-se sépticos, mas tomamos conhecimento do caso.
A polícia, segundo disse, já trabalha na sensibilização das comunidades para evitar o roubo e furto do gado das comunidades. Uma delegação governamental do Município da Bibala desloca-se para aquelas localidades nos próximos dias.

Já no Município do Virei, Província do Namibe um dos mais afetados pela seca dados das autoridades governamentais locais apontam que mais de cinco mil crianças estão fora do sistema de ensino, em consequência da transumância que regista-se na região potencialmente agropecuário.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 20-09-2024

Noticiário NFV, edição de sexta-feira 20 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe advoga nova dinâmica no domínio da diversificação da economia na província; 2 - Advogados do Namibe preocupados com reclusos ainda encarcerados com penas...

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This