JORNALISTAS COMUNITÁRIOS NA LUNDA NORTE PROMETEM TRABALHAR JUNTO DAS COMUNIDADES LOCAIS

01.10.2022

Mais de trinta jovens da cidade do Dundo capital da Lunda foram formados em jornalismo comunitário, sob égide do projecto Namibe Fala Verdade, no âmbito da promoção da liberdade de expressão e de imprensa que contempla as regiões sul, centro e leste de Angola, em Julho do ano em curso os jovens da Província do Moxico, também foram beneficiados e esta foi a vez dos jovens da província da Lunda Norte, que  responderam positivamente ao seminário do jornalismo comunitário, que teve lugar na Escola Superior Pedagógica na faculdade de economia, sexta-feira, 30 de Setembro de 2022.

Por: Fonseca Tchingui (NFV)

Inocêncio de Brito, tesoureiro do projecto nas vestes de coordenador ao fórum, esclareceu os objectivos da acção formativa.

Seminário dos jornalistas comunitários no Dundo

“O objectivo deste seminário é capacitar jovens nas regiões supra citados, com vista a divulgar os problemas sociais nas comunidades a para que quem governa venha a dar respostas aos mesmos”, esclareceu, tendo sublinhado que a promoção da liberdade de expressão e de imprensa é um dos grandes objectivos do projecto NFV, que visa dar voz aos angolanos sem voz”, concluiu.

Sebastião da Silva, jornalista rádio Despertar e formador permanente do projecto NFV, considerou esta acção formativa como um acto de cidadania.

“O jornalismo comunitário consiste na divulgação dos factos sociais, cujo objectivo é reportar aquilo que acontece no seio das comunidades. Com esta acção formativa espero que os jovens desta Província venham responder ansiedade das populações que a muito precisam do serviço público mais equilibrado”, exortou.

A formação gratuita visa, essencialmente, potencializar os jovens em matéria jornalística, cujo objectivo é denunciar práticas que lesem o bem-estar social das comunidades. Os jovens contemplados nesta acção formativa prometem trabalhar em prol das comunidades locais.

Ouvíamos declarações dos jovens formados no Dundo capital da Província da Lunda Norte, pelo projecto NFV.

Esta foi mais uma ação formativa, na cidade do Dundo capital da Província da Lunda Norte, edição de Fonseca Tchingui, coordenação de Armando Chicoca, Inocêncio de Brito, narração de Palanca Ngulungu e Judith Conceição, a  verdade dói mas liberta estamos juntos!

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This