CARGOS POLÍTICOS NO NAMIBE LEVANTA CELEUMA

20.10.2022

Depois da nomeação do novo governo ou titulares “Departamentais” auxiliares do governo do Namibe, sobretudo ao facto da antiga Vice-governadora Maísa Tavares, não ter sido reconduzida, um grupo de pessoas que se intitulam namibenses servindo-se de boca de aluguer fez circular nas redes sociais fazendo entender que o cargo da Vice-Maisa, é vitalício, se percebermos bem o conteúdo do texto.

Por: Armando Chicoca

Eu, enquanto cidadão desta Província, comprometido com o desenvolvimento do Namibe, terra dos meus filhos, terra dos ovakuvales, kuisses, kamoçambe, Quinbaris, enfim, terra de todos nós, acho que devíamos estar unidos se é que o problema das bocas de aluguer é o desenvolvimento da província e não dos cargos. Estás guerras intestinais só demonstram a estupidez daqueles que se intitulam ser donos da terra mas não perceberam que governar uma província não é o mesmo que governar a nossa lavra ou “Chiyaca” na Quipola.

Um líder atento observa o comportamento da sua Equipa de trabalho e em função da dinâmica, é livre reforçar a equipa com angolanos que achar para melhor atingir os objectivos preconizados. O mesmo faz-se no futebol, com as equipas técnicas e jogadores.

Acho que Namíbe precisa ter humildade e aprender com os outros, mas desta forma não se vai chegar lá. Quantas cartinhas escreveram contra Joaquim da Silva Matias (Huíla)? Quantas cartinhas escreveram contra Salomão Xirimbimbi (Malajinho que veio vos ensinar cada construir a sua casa)? Quantas cartinhas escreveram contra Boavida Neto (o homem do Huambo que criou municipalização serviços de saúde, vulgo médicos ao encontro do povo)? Quantas cartinhas escreveram contra Cândida da Celeste ( a mulher forte do Bié que conseguiu unir família MPLA desavindos no Namibe e construiu a ponte do Munhino e distribuiu tractores para as cinturas verdes)? Ao Kota Isaac dos Anjos não conseguiram escrever cartinhas contra ele porque vos tinham dado 100 dias para cada um de vocês mostrarem o que sabem.

A governação de Rui Falcão e Carlos da Rocha Cruz Caito que caíram no erro de trabalhar apenas com os naturais do Namibe, combatendo os quadros com visão (naturais ou não) como Francisco Pacheco na Educação, Pedro Mussungo na BIBALA, Fernando da Paixão nos registos e departamento de informação do MPLA, João Muatonguela, alguns destes desterrado em Luanda, foi a pior governação desastrosa de todos os tempos
Sem medo de errar, cargos sim mas os filhos desta terra precisam de aprender primeiro e o que se quer no Namibe, salvo opinião diferente, FAZER O NAMIBE ACONTECER.

Deixem o governador Archer Mangueira, trabalhar com os quadros angolanos disponíveis para o presente desafio, vice-governadora natural do Moxico ou não, ela é angolana comprometida com com o desenvolvimento do país.
OLHEM PARA O TEXTO DAS BOCAS DE ALUGUER. SERÁ QUE A VICE MAISA QUANDO FOI A VICE ALGUMA VEZ EXERCEU CARGOS NA JMPLA,OMA OU MPLA?

“A nomeação da Eng Maísa para o cargo de Vice Governadora foi apenas uma estratégia para adormecer os distraídos.
Cá entre nós já sabíamos que a verdadeira intenção sempre foi colocar os que com ele vieram nos lugares de destaque e subalternizar os encontrados.Agora temos um governo provincial constituído no topo por sobrinhos e sobrinhas que sem preparação política nenhuma foram parar á comissão executiva do partido e ninguém pode falar do assunto, porque o dono para além de ser Membro do Comité Lateral, perdão quis dizer “Comité Central” mas pronto. Agora também é Membro do BP e há quem diga que tem costas largas nas hastes palacianas. Assim era uma vez o nosso Namibe”.
Não é por morrer uma andorinha acaba a primavera.

Os bons quadros naturais residentes em Luanda não vêem ao Namibe porque conhecem as fofoquices da terra e por cá os que se intitulam muitos já lá estiveram e só mostraram incompetência e alguns deles nem sabem falar para o povo.
Os lugares governamentais ganham-se por competência, nem sempre o título académico é suficiente para liderança de um departamento governamental. Namibenses ganhamos juízo, não nos entregues as bocas de aluguer. Estejamos atentos e procuremos emitir opiniões claras, frontais, assumidas sem ressentimentos e nem paternalismo exagerado.
Recentemente Archer Mangueira, lançou a semente da nova geração nas Administrações Comunais, esta semente sim! Dentro de 15 anos mostrarão que valeu apena.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This