UNITA NO NAMIBE INSTA O GOVERNO PROVINCIAL NO SENTIDO DE CONCLUIR COM URGÊNCIA OBRAS DAS ESTRADAS

27.10.2022
O Comité Provincial da UNITA no Namibe reunido na sua segunda sessão ordinária, de 24 a 25 de Outubro de 2022 na cidade de Moçâmedes provincial do Namibe, face as constatações feitas, instou o governo provincial no sentido de concluir com urgência as obras das estradas que ligam a Sede do Namibe às diversas localidades e províncias vizinhas.
Por: Fonseca Tchingui (NFV)
“Instar o Governo provincial no sentido de concluir urgentemente as estradas que ligam Moçâmedes-Lubango, Moçâmedes-Virei (município), Lucira (comuna) -Benguela, Bibala-Camucuio, visto que o estado actual dessas estradas tem criado muitas dificuldades na vida das populações e dos agentes económicos”, lê-se no comunicado final.
O documento final a que o NFV teve acesso, indica ainda que os membros do Comité Provincial do Partido do Galo Negro reprovam ” atitude do MPLA de fazer o aproveitamento político com o projecto Kwenda e, esclarece que o mesmo é um projecto do Banco Mundial e não do MPLA”.
Face ao consideram, de abandono a que está votada a fábrica de concentrado de tomate e de asfalto no município de Moçâmedes que custaram dos cofres do Estado avultadas somas de dinheiro pelo que recomendam ao Governo provincial o seu reaproveitamento a favor do desenvolvimento sustentável da província.
Ainda de acordo com as conclusões saídas do encontro que decorreu sob o lema, UNITA- Avaliar, Perseverar e Crescer Para Vencer e orientada presidida pelo seus Secretário provincial, Américo Carlos Wongo Samoma, exigem ao governo provincial obras com qualidade. “A reunião do Comité provincial do Partido recomenda ao Governo Provincial que as obras de construção e requalificação urbana nos municípios de Moçâmedes e Tombwa sejam de qualidade em detrimento das que estão a ser executadas com passeios descartáveis, estradas em muitos casos sem espaço para estacionamento”, indica o Comunicado final.
A UNITA está preocupada com o alegado mau atendimento à população e elevado índice de mortalidade nos hospitais públicos e, exige a quem de direito no sentido de inverter o quadro sombrio das unidades sanitárias.
A preocupação foi manifestada por membro do Comité Permanente da Comissão Política, Helena Bonguela Abel quando terça-feira dia 25 procedia ao encerramento da reunião já atrás referida. “No contacto com o cidadãos constatamos que o povo Namibenses reclama do mau atendimento aos utentes pelo que exigimos a quem de direito e sobretudo na área da saúde um esclarecimento sobre o elevado índice da mortalidade materno-infantil. O hospital materno-infantil deve-se requalificar não só em termos materiais mas também em termos de recursos humanos. Apelamos ao Governo provincial que este quadro mude e já”, disse. Apelou também melhor atendimento no hospital sanatório com no princípio de humanização dos serviços de saúde. “Exortamos ao Governo provincial a criar condições para a impressão de películas de RX uma vez que para o utente ter resultado é preciso que o paciente tenha um telefone digital para tirar fotografia. E os que não têm telefone digital como é que fica?”, Questionou.
Numa alusão ao sector da Educação, a também Presidente da LIMA organização feminina do Partido do Galo Negro, mostrou-se também apreensiva com o que considerou de abandono escolar no interior da província e, apelou aos seus responsáveis no sentido de encontrar a solução para o problema. Helena Bonguela Abel veio ao Namibe mandatada pelo seu Partido para acompanhar os trabalhos da reunião do Comité provincial presidida pelo seu Secretário provincial, Américo Carlos Wongo Samoma.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This