CUANDO CUBANGO: JORNALISTAS COMUNITÁRIOS EM MENONGUE PROMETEM DAR VOZ AOS ANGOLANOS SEM VOZ

20.11.2022

Os jovens formados pelo projeto NFV na província do Cuando Cubango afirmam que a partir de agora estão melhor preparados  para servir as comunidades locais.

Por: Fonseca Tchingui

Repórteres comunitários no Cuando Cubango

Trinta jovens na cidade de Menongue, capital da província do Cuando Cubango, foram capacitados em matéria de jornalismo comunitário, numa iniciativa do projecto NFV, que tem como objetivo promover a liberdade de expressão e de imprensa nas regiões sul, centro e leste de Angola, especificamente nas províncias do Namibe, Huíla, Cunene, Moxico, Lunda Norte, Huambo, Bié e Cuando Cubango.

A ação formativa decorreu no instituto politécnico de Menongue, unidade orgânica da universidade do Cuíto Cuanavale, no sábado, 19 de Novembro de 2022.

Sedrick de Carvalho, coordenador do projeto NFV, descreveu os objetivos da formação no discurso de abertura. “O trabalho que aqui vamos desenvolver é um trabalho interligado com a formação de jornalistas comunitários e a questão do jornalismo cívico. Quem faz o jornalismo comunitário independente deve ser um ativista para fazer este trabalho”.

Sebastião da Silva, jornalista da rádio Despertar na Huíla e formador permanente do projeto NFV, na sua abordagem sobre o jornalismo comunitário referiu: “Nós podemos definir o jornalismo como sendo a ciência regida pela pauta, recolha de dados, tratamento e publicação da informação”.

A reação dos jovens beneficiários não se fez esperar. “Participei da formação de jornalismo comunitário promovida pelo projecto NFV. Aprendi muita coisa, como estrutura-se uma notícia e o que aprendi hoje irei pôr em prática”, disseram Manuel Multa e Inocêncio Samuel.

Tchitula Muacahamba, por sua vez, destacou: “Aprendi como fazer um jornalismo responsável, como tornar público uma determinada informação. Com estas ferramentas vamos ajudar o governo na divulgação de informações que acontecem nas comunidades locais”.

Livulo Fernando, igualmente participante ao fórum, disse que “o jornalismo comunitário centra-se principalmente na divulgação de casos que afligem as populações. Não é necessário que nós tenhamos carteiras profissionais para exercer o jornalismo comunitário, todos somos chamados a dar o nosso máximo para o bem-estar social do povo.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

NFV FORA D` HORAS 17-09-2024

Noticiário NFV, edição de terça-feira dia 17 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Ordem dos  Advogados de Angola no Namibe denuncia existência de reclusos com penas vencidas nas cadeias locais; 2 - Presidente das Cooperativas de pesca artesanal apela...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This