NAMIBE: ODCR CAPACITA JOVENS EM MATÉRIA DE ECONOMIA CIRCULAR.

05.12.2022

Mais de cinquenta jovens na cidade capital do Namibe, foram dotados de conhecimentos em matéria sobre a economia circular, no âmbito do projecto 3Rs no Namibe, financiado pela União Europeia.

O evento faz parte da campanha internacional ForOurPlanet, uma iniciativa da União Europeia.

Por Fonseca Tchingui

O evento decorreu no anfiteatro da capitania do Porto Namibe, sábado 3 de Dezembro de 2022, e foi facilitado por quatro prelectores nomeadamente Pedro Hangula, Director do Gabinete provincial da Cultura, Ambiente e Turismo, “ compostagem na economia circular” Jandira Domingo, Engª. Ambiental da Universidade do Namibe, “Design ecológico como ferramenta para a promoção da economia circular” Nelson Baião, Biólogo marinho “A economia circular e economia azul promoção da cadeia de valor da indústria de pescado” e Domingos dos Santos, coordenador do núcleo dos estudantes da unidade universidade do Namibe. “Oportunidades e desafios da economia circular no contexto angolano”

Jandira Domingos, primeira preletora do painel, disse que uma das grandes barreiras é a falta de consciencialização das comunidades.

“A ideia hoje é fechar o ciclo, explorar, produzir, consumir e reutilizar. É importante e, já vamos notando algumas iniciativas da economia circular em pequena escala”.

“E o centro destas soluções as academias, esperamos que os jovens que estiveram aqui levem estes conhecimentos adquiridos àqueles que não participaram”. “É preciso valorizar iniciativas de economia circular e também é necessário incentivar as famílias a cultivar o hábito de reaproveitar os resíduos sólidos, não basta só consumir”, disseram Nelson Baião, segundo prelector e Domingos dos Santos, Igualmente preletor do terceiro painel.

Pedro Hangula, director do gabinete provincial da cultura ambiente e turismo no Namibe, nas vestes de prelector, apela sensibilidade dos empresários da província para que façam da economia circular uma oportunidade de criar emprego e negócios.

“Apelar a sensibilidade de cada um de nós, dos empresários, da sociedade no sentido geral, para que possamos olhar na economia circular como a economia do presente e do futuro”, sublinhou.

E os jovens participantes disseram que vão colocar em prática os conhecimentos ora adquiridos neste fórum.

E os jovens participantes disseram que vão colocar em prática os conhecimentos ora adquiridos neste fórum.

“Nesta atividade deu para aprender muita coisa concernente a economia circular, que basicamente estender o tempo de validade útil de qualquer produto quer seja alimentar ou não”, disse Stella Marília. “Pude aprender muito sobre a economia circular e economia linear, foram abordados várias temáticas, como ser eco professora, como ser eco empreendedora e também como ser uma economista”, disse Delfina Sanjala, estudante do curso educação social no instituto médio ciência religiosas no Namibe.

Cíntia Gonçalves, responsável para comunicação e imagem do programa do referido programa que tem o  apoio da União Europeia, descreveu os objetivos do fórum na província do Namibe.

“Participaram 55 às 60 pessoas, maioritariamente jovens das organizações ambientais juvenis do Namibe, nós entendemos que a nova geração atual de jovens comece a olhar e trabalhar no impacto das suas ações em relação as novas gerações. Objetivo principal no momento em que estamos falar de empreendedorismo, novos modelos de negócios, novas estratégias de divulgação de negócios, é levar as pessoas essa nova economia e mostrar que o empreendedorismo deve ser feito com o investimento para que não gere impacto no meio ambiente”, esclareceu.

Participaram do referido encontro estudantes do instituto médio de ciências religiosas, estudantes das universidades do Namibe e das organizações ambientais da província. O evento dentro da campanha For Our Planet.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This