Embaixadora da União Europeia em Angola  constata projectos de impacto social no Namibe

25.01.2023

Embaixadora da União Europeia em Angola  constata projectos de impacto social no Namibe.

Jeannette Seppen, Embaixadora da União Europeia em Angola, disse a saída do encontro com os membros do governo do Namibe, na manhã de segunda-feira, 23 de Janeiro de 2023, que a sua visita ao Namibe visa essencialmente constatar os projectos de impacto ambiental e de mitigação da seca em curso na região sul do País.

Por Fonseca Tchingui

“ Com o governo local falamos dos projectos de como estão a ser implementado sobretudo os  de combate a seca, má nutrição e de resiliência alimentar, vamos continuar a trabalhar juntos e fazermos de tempo em tempo a monitoria dos projectos muito importantes para às comunidades locais. O projecto FRESAN visa sobretudo dar resposta mais sustentável e não imediata na educação das famílias que residem em zonas rurais, criação de furos de água e instalação de estação metrológica. O projecto começou em 2018, mas, teve um ligeiro atraso por conta da covid-19 ”, disse.

Jeannette Seppen, Embaixadora da União Europeia em Angola

Por outro lado, a governante europeia, frisou  que os projectos em curso na província do Namibe estão orçados em mais de sessenta e cinco milhões de Euros (65.000.000).

“Os projectos estão em curso em três províncias, Namibe, Huíla e Cunene, numa parceria entre  o Instituto Camões e  PNUD então é conjunto de parceiros”.

Quanto ao projecto três “RRR” no Namibe ligado ao meio ambiente, a Embaixadora europeia em Angola, Jeannette Seppen, sublinhou que o mesmo visa consciencializar as comunidades sobre o tratamento dos resíduos sólidos.

“O projecto três RRR falamos de reciclar, reproduzir e reutilizar, tem a duração de trinta e seis meses já está em curso, no valor de quatrocentos milhões de euros(400.000 que estão a ser utilizados na sensibilização da juventude nas questões de ambiente e tratamento dos resíduos sólidos”, concluiu.

Noutro passo da sua visita a província do Namibe a dirigente da União Europeia Jeannette Seppen, interagiu com os jovens no bairro 5 de Abril junto do Instituto Superior Politécnico Gregório Semedo na cidade capital, onde despiu-se do corpo de segurança para recolher o lixo em companhia de jovens das organizações cívicas e ambientais mobilizadas para campanha de recolha de lixo que decorreu nesta segunda-feira 23 de Janeiro na avenida principal do 5 de Abril no Namibe.

Por seu turno, a vice-governadora para o sector técnico e infra-estruturas do governo do Namibe Ema da Silva, em representação do governador Archer Mangueira, reconheceu o impacto dos projectos que visam mitigar os efeitos negativos da seca na província.

Os projectos estão a ser implementados com maior destaques para o município da Bibala e outros numa fase experimental no município do Virei. No município da Bibala os projectos têm a ver com a formação em agricultura familiar e a criação de escolas de campos, temos também uma componente que consiste no abastecimento de água, construção de furos e de Chimpacas”, reafirmou.

Lembrar que o projecto três “RRR” no Namibe está ser implementado pela Organização para o Desenvolvimento das Comunidades Rurais “ODCR”, no âmbito da FRESAN, financiado pela União Europeia.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

NFV FORA D` HORAS 17-09-2024

Noticiário NFV, edição de terça-feira dia 17 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Ordem dos  Advogados de Angola no Namibe denuncia existência de reclusos com penas vencidas nas cadeias locais; 2 - Presidente das Cooperativas de pesca artesanal apela...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This