HUÍLA: LEIGOS  ARQUIDIOCESANO DO LUBANGO ACUSAM SACERDOTES DE PERTENCER  ASSOCIAÇÃO CRIMINOSA

03.02.2023

HUÍLA: LEIGOS  ARQUIDIOCESANO DO LUBANGO ACUSAM SACERDOTES DE PERTENCER  ASSOCIAÇÃO CRIMINOSA.

A tempestade começa com o lançamento de  um projecto agrícola afecto a Igreja Católica no Lubango,  à 28 de agosto de 2021, pelo Arcebispo Dom Gabriel Mbilingui, desenhado por leigos à cabeça Baptista Tchiloya.

Por: Armando Chicoca

O projecto previa dar emprego à 5 mil jovens de vários extractos socais na província da Huíla, e, teve o apoio da Presidência da República em “60 camionetas de marca  canter, 32 carrinhas Toyota cabine dupla, dez tractores com respectivas alfaias, segundo Baptista Tyiloya, coordenador do referido projecto com a sede no Município do Cuvango, Província da Huíla, que nos últimos dias foram desviados no percurso “Luanda-Lubango”.

Baptista Tyiloya, Vítima

“A Arquidiocese do Lubango, está tomada por um grupo de criminosos,  tudo que consta na lista das necessidades do projecto apresentado à Presidência da República, “viaturas, tractores, moto-bombas, equipamento de ensino técnico profissional como computadores avaliados em bilhões de Kwanzas, fazendo igualmente parte “60  camionetes canteres, 32 carrinhas duplas cabine, caminhões, 15 tractores do tipo Bull 12 tudo, isto, foi desviados e alguns destes meios encontram-se na província do Bié”, denunciou o leigo católico.

“O padre Américo Jeremias da Costa, é o  líder do grupo, aqui quem rouba são os padres, os leigos ficam calados para aprender, aqui quem rouba na Huíla são os padres, o líder do grupo de criminosos é o padre Américo da Costa do Toco “, sustentou.

A partir do momento em que os meios foram desviados, Baptista Tyiloya, disse que passou a ser o alvo a abater pelo padre Américo Jeremias Costa.

” Sofri uma agressão na rua por jovens mandatados por supostos padres “criminosos” e um rapto dentro do bispado com intensão de me assassinar na fenda da Tundavala. O pior só não se consumou graças a pronta intervenção do Padre Abraão Tyipa, chanceler da Arquidiocese do Lubango que perseguiu a viatura dos raptores até na área da N´gola e quando virão que o chanceler não desistia preferiram aplicar o plano (b) depositá-lo na esquadra da Mapunda sem ter cometido algum crime”, esclareceu.

O Padre Américo Jeremias Costa, da missão do Toco também é acusado de ter tentado assassinar por asfixia o Padre Abraão Tyipa, em pleno seu quarto no bispado, por este ter sido a figura principal que em nome da Arquidiocese do Lubango validou e testemunhou os meios constantes no projecto que depois de terem sido levantados em Luanda foram desviados no percurso “Luanda-Lubango”.

O  padre Abraão Tyipa, de mais de 80 anos de idade, confirma ter sido agredido em seu próprio quarto no interior do Bispado pelo Sacerdote Américo Jeremias Costa.

Agressão contra padre Abraão Tyipa.

“De facto eu fui agredido no dia 20 de Julho de 2022, no meu quarto pelas 16 horas,  dentro do bispado sofri agressão sem nenhuma explicação por parte do padre Américo Jeremias da Costa”, confirmou.

O sacerdote confirmou igualmente as agressões e o rapto de que foi alvo o leigo Baptista Tyiloia, sob impunidade das autoridades da Huíla. O Advogado  Sebastião Assureira, e também defensor dos direitos humanos, esteve na cidade do Lubango,segunda-feira,30 de Janeiro e conversou  com o Padre Abraão Tyipa, e o leigo e líder do projecto agrícola da arquidiocese do Lubango, Baptista Tyiloya,  ambos vítimas de agressão  atribuídas ao Padre Américo Jeremias Costa.

“Eu conversei com senhor Baptista Tchiloya e o padre Abraão Tyipa, daquilo que pude constatar os factos foram reais, a informação que me foi passada é gravíssima porque a igreja Católica tem na sua essência a vida humana, agora matar duas pessoas para apagar provas para não ser denunciado dos desvios dos meios atribuídos ao projecto agrícola afecto a Igreja é gravíssimo”, concluiu.

O Padre  Américo Costa, instado a pronunciar-se das veracidades dos factos disse: “ Padre Abraão está a ser mentiroso, me admira como é que um mais velho mente desta forma. Eu conversei com o padre Abraão, ó Chicoca no corredor do Bispado”, concluiu.

Dom Gabriel Mbilingui, Arcebispo do Lubango, a quanto do lançamento do referido projecto à 28 de agosto de 2021, disse o seguinte: “As comunidades aos poucos se vão tornando-se senhoras do seu próprio destino, dar respostas as situações que aparecem para que não fiquem com mãos estendidas ao governo”, destacou o prelado católico (Gravação Rádio Ecclésia no Lubango).

O prelado católico contactado terça-feira, 31 de Janeiro de 2023, pelo jornalista Armando Chicoca respondeu: ” mas qual é o vosso problema? O vosso problema qual é, o assunto está em tribunal e ponto final esperar que se resolva, tá? Pronto então é esperar. Só quando sair a sentença é que se vai dizer o que é. Isso de andarmos aqui a volta de um assunto que está na PGR, então qual é o vosso problema? Até porque há tanta coisa que o senhor Tyiloia está a fazer, está a meter o assunto exactamente fora dos carris, ele nunca diz porque foi preso, e esta é uma das razões porque tivemos que cortar com o projecto. Eu não tenho mais nenhuma declaração a fazer a vocês, mas esperem! Não vão com a carroça afrente dos bois. Os jornalistas têm muito disso, isto é que eu não gosto e você (Chicoca) sabe, não fica assim, eu não tenho nenhuma declaração a dar a vocês, tá? Ponto final que os jornalistas esperem quando o caso for julgado e ponto final”, reagiu.

Em reposta o leigo Baptista Tyiloya, disse o seguinte : “Esta revogação é ilícita e visa sabotar o projecto, sabotar as comunidades, sabotar a realização dos serviços”.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This