NAMIBE: CAMPONESES DO VALE DO RIO BERO DIZEM TER SIDO ESCURRAÇADOS PELO ENGARREDO DA FAZENDA ALFREDO ANTÓNIO

03.02.2023

NAMIBE: CAMPONESES DO VALE DO RIO BERO DIZEM TER SIDO ESCURRAÇADOS PELO ENGARREDO DA FAZENDA ALFREDO ANTÓNIO.

Os camponeses da cintura verde do leito do rio Bero no bairro Cambongue, arredores da cidade de Moçâmedes, na província do Namibe, manifestaram-se nesta segunda-feira, 30 de Janeiro de 2023, revoltados com as ameaças de um suposto empresário Alfredo António, que alega ser proprietário do espaço de cultivo de mais de 30 famílias.

Por Fonseca Tchingui

Era precisamente 14 horas, quando a equipa de reportagem do projecto “Namibe Fala Verdade”, descolou-se até a Quipola zona adjacente ao bairro Cambongue, mais de trinta famílias camponesas estavam reunidas com propósito de chamar atenção ás autoridades governamentais locais, no sentido de travarem a medida do suposto empresário Alfredo António.

Joaquim Munda, de 62 anos de idade, natural do município de Chipindo província da Huíla, disse que trabalha a terra desde 1980, para sua surpresa viu-se obrigado abandonar o campo de cultivo e, pede a intervenção do governo do Namibe.

“Desde que eu cheguei na província do Namibe nos anos 80, sei que esta fazenda era pertença do senhor Venâncio Guimarães, depois o Estado retomou e eu trabalhei recolhia azeitonas, depois quem tomou conta da fazenda é o senhor Freitas Nongava e nós trabalhávamos sem problemas. Os conflitos de terra começaram a partir do ano de 2020, momento em que o senhor Alfredo António começou a nos ameaçar que vamos sair deste espaço. Estamos a ouvir que esta fazenda é do general Dino Matross e outros três sócios que também não conhecemos, nós queremos a intervenção do governador do Namibe para que esta situação seja sanada no seu todo, porque nós sobrevivemos da agricultura”, disse o ancião.

Adriana Butão, outra anciã falando na sua língua nativa Umbundo, disse que “no passado o terreno em causa era uma zona que albergava marginais nos anos 80, depois houve a intervenção do nosso Soba do Cambongue João Deus, sentiu pena do povo e disse-nos como povo está aqui aquilo virou mata então foi daí que o Soba João Deus disse a população que fizesse utilidade dos campos para nossa sobrevivência. Agora no dia 25 de Maio de 2019, o senhor Alfredo António, começou ter olho grosso nas terras onde cultivamos todos anos, nós não queremos conflituar com o senhor, o que queremos é só trabalhar a terra para dar de comer as nossas famílias ”, disse.

Por seu turno, Alfredo António, suposto empresário do sector e proprietário da referida fazenda, em declarações feitas a rádio pública local, disse que desde 2009 fez um contracto verbal com as comunidades afectadas e, vem alertando as mesmas de que o espaço é sua propriedade.

Entretanto depois do clamor da população do bairro Cambongue, uma delegação encabeçada pelo Administrador municipal do Namibe Abel Capitango, deslocou-se até a zona da Quipola, nesta quarta-feira, 1 de Fevereiro de 2023, para constatar e ouvir junto das camponesas que denunciam ameaças de serem expulsas do referido perímetro.

Abel Capitango, depois ter constatado in loco os espaços de terras reclamado pelas famílias camponesas e disse que vai ouvir as partes envolvidas no processo e até quarta-feira, 8 de Fevereiro,  da próxima semana o seu pelouro vai tomar uma posição segura sobre a situação de conflito de terras na Quipola entre o gerente da fazenda Alfredo António e os camponeses. #https://fb.watch/iqay5ee58B/

Lembrar aos nossos internautas que o “Namibe Fala Verdade, vai continuar a acompanhar o desfecho deste caso.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This