NAMIBE: ATROPELAMENTO MORTAL DE “STELA” SERÁ ESCLARECIDO NOS PRÓXIMOS DIAS PELO DIIP

06.02.2023
NAMIBE: ATROPELAMENTO MORTAL DE “STELA” SERÁ ESCLARECIDO NOS PRÓXIMOS DIAS PELO DIIP
O Departamento de Investigação de IlÍcito Penais, no Namibe, poderá esclarecer nos próximos dias o caso de atropelamento mortal “com indicios estranhos” de “Neusa Stela Henrique Mapengue”, quadro da JMPLA ocorrido na noite do dia 6 de Janeiro do ano em curso, de fronte a Igreja Bom Deus, no troço da rua Joaquim Morais à rotunda do busto de Agostinho Neto.
Por: Armando Chicoca
O silêncio no esclarecimento deste caso por parte das autoridades afins do Namibe levou a várias incompreensões e especulações a mistura no seio da sociedade namibense com acusações ” imaginarias e baratas” de proteccionismo a presumiveis autores do sinistro e não só.
Em entrevista concedida ao NFV, José Luis, pai da malograda Stela Mapangue disse que a morte da sua filha não merecia o actual silêncio por parte das autoridades afins, eu sou oficial do SINSE há mais de 30 anos, as grandes reuniões do MPLA no bairro 5 de Abril passavam-se em minha casa, a minha filha foi quadro da jmpla e porque silenciar a morte da minha filha?
Outra entrevista que o mesmo concedeu a Rádio Namibe (RNA), segundo Zé Luis e seus familiares foi objecto de manipulação ao dar a entender que José Luís terá dito que os activistas no Namibe estavam a fazer aproveitamento politico com a morte da sua filha.
“Não foi isso que o meu irmão disse na RNA-Namibe, houve manipulação porque foram os activistas que nos deram força desde os primeiros momentos e o meu irmão nunca faria esta ingratidão, disse Josibel Mapengue uma das tias da Stela ou irmã de José Luis resistente em Luanda.
No dia 26 de Janeiro um grupo de jovens que pretendia manifestar-se nas ruas, talvez sem terem especificado o roteiro, foram impedidos pela polícia e 12 destes foram no dia 27.01, presentes em processo sumário no Tribunal e até ao monento desconhece-se da sorte destes jovens levados a Tribunal.
A investigação de qualquer crime não se pressiona e foi nesta dinâmica que os especialistas do DIIP aplicaram-se a fundo e parece neste momento terem a matéria probatória para esclarecerem este caso, se possível também com a detenção do autor do atropelamento, da pessoa que emprestou a viatura e de um dos acompanhantes do suposto autor.
Também os investigadores do DIIP descobriram a oficina que cuidou da reparação do bate-chapa da respectiva viatura.
Várias pessoas amigas e familiares tem coagido a presumivel autora a apresentar-se nas autoridades e não esperar pela humilhante detenção.
É só uma questão de paciência, o atropelamento mortal de “Neusa Stela Henrique Mapangue” vai ser esclarecido nos próximos dias pelo Departamento de Investigação de Ilicito Penal que tem tirado sono a todos aqueles que no Namibe ainda insistem na prática de crimes complexos.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This