NAMIBE: CRESCE NÚMERO DE CASOS DE “ABUSO SEXUAL” À MENOR NO MUNICÍPIO DO TOMBWA

18.02.2023
NAMIBE: CRESCE NÚMERO DE CASOS DE “ABUSO SEXUAL” À MENOR NO MUNICÍPIO DO TOMBWA.
A província do Namibe, particularmente o município piscatório do Tombwa, tem sido nos últimos dias palco de muitos casos de abusos sexuais à menores com um registo de quatro casos, cujo os protagonistas destas acções reprováveis são pessoas muito próximas das vítimas.
Por Fonseca Tchingui
A informação foi revelada a imprensa quarta-feira, 15 de Fevereiro de 2023, pela Porta-voz do Instituto Nacional da Criança, Rosalina Domingos, à margem da apresentação dos dados estatísticos semanais do país.
“Recepcionamos 4 denúncias de violência contra a criança, destacando-se o de abuso sexual a menor, ocorrido no município do Tombwa, cuja vítima é uma criança de 14 anos de idade, de acordo com a denúncia, o abuso foi praticado pelo próprio pai, já detido e a vítima está a ser acompanha pelo gabinete da Acção Social”, disse.
O caso mais recente, aconteceu no município do Tombwa, há três dias, onde uma criança de 13 anos de idade, que tratamos pelo nome de “Armandinha” afirma ter sido abusada sexualmente reiteradas vezes pelo um mais velho de 64 anos de idade, de nome Chano, que supostamente também é pastor da Igreja Bom Deus, foragido do município alegando estar a receber tratamento médico na cidade do Lubango província da Huíla.

“Tio Chano, ele já andava a perseguir-me desde que estudava a 7ª Classe na escola Fidel de Castro, nos dava chip si, Bolacha, Sampapito e também dava-nos dinheiro para comprar manga, quinta-feira, 9 de Fevereiro, chamou-me numa das áreas e começou a me tirar a roupa violou-me depois deu-me dois mil kwanzas outra vez voltou abusar-me sexualmente por três vezes, eu estava com medo de falar na mamã, ele ameaçou-me, caso eu fala-se na mãe teria problemas”, confirmou.
Maria Arsénia, mãe da vítima visivelmente revoltada com a situação, disse ao NFV, que este senhor não passa de um psicopata e quer justiça.
“Um mais velho sem juízo, um mais velho sem carácter, se ele tivesse juízo não teria feito isto, que ele fez na minha filha, porque ele tem netas da idade da minha filha, ele tem filhas da idade da minha. Se ele recebeu feitiço devia ter feito isso, na própria família dele, na própria filha dele para sentir a dor que sinto neste momento, queremos justiça”, manifestou.
Nelson Walter, Pai da vítima lamentou a situação porque passou a sua filha.

“Ficamos cerca de seis horas, a espera de uma especialista que vinha da cidade do Namibe, que detectou ter havido violação, por mais de três vezes. Fez-se também exames de HIV/SIDA e detectou-se algumas anomalias, hemorragia interna, tem algumas fissuras no organismo, que está provocar alguns transtornos psicológicos e físicos, com a morosidade deste caso eu não sei como vai ser de mim encontrar-me com este senhor, só espero que os homens da justiça façam alguma coisa ”, lamentou o Pai.
Mateus Prelúdio, Membro da sociedade civil e docente no município do Tombwa, disse que o acto em si, é reprovável a todos níveis pelo que pede a responsabilização criminal do suposto pedófilo e defende educação sexual no processo de ensino e aprendizagem.
“Todos nós, precisamos ser militantes e defensores acérrimos de práticas nocivas a sociedade e juntarmo-nos a dor que está familiar está sentir. Acompanhando o relato da menina muita coisa aqui terá falhado, falhou a própria escola, se as crianças ao nível das escolas tivessem a educação sexual acredito que este caso teria sido denunciado logo a vista, por outro lado, as famílias precisam estar mais próximas das crianças, para que práticas de géneros sejam evitadas”, disse.
Para hoje sexta-feira 17 de Fevereiro de 2023, vai acontecer o encontro entre a PGR, a família da vítima com o seu Advogado e o Advogado do suposto pedofilo, no município do Tombwa.
O Mwangolê às quartas-feiras,, (16/02/2023) do Namibe Fala Verdade, foi realizado e produzido no município do Tombwa com apresentação do jornalista Armando Chicoca, edição de Fonseca Tchingui.https://fb.watch/iMppL6ERaB/

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This