Namibe: UNITA  homenageia papel da mulher mucubal e zungueira na província

07.03.2023

 

A UNITA,  maior partido da oposição em Angola, completa no próximo dia 13 de Março de 2023, 57  anos desde a sua fundação  em 1966 em Mwangai, no Moxico, a maior província de Angola.

Por: Fonseca Tchingui

Na província do Namibe, a jornada comemorativa alusiva à data, que este ano vai decorrer sob  o lema,  a UNITA 57 anos por uma Angola independente, democrática e desenvolvida, forma oficialmente abertas sexta-feira 3 de Março, em acto decorrido na Sede desta formação política, na cidade Moçâmedes, sob a égide do seu primeiro Secretário provincial Américo Carlos Wongo Samoma, ante  a presença de membros do corpo directivo e militantes.

Américo Wongo, secretário provincial da UNITA no Namibe

Na ocasião, Américo Wongo, caracterizou o percurso histórico da UNITA desde a fundação  como tendo conhecido momentos tão  importantes, em que o partido marca na arena nacional e internacional  escrevendo seu nome nos anais da história, bem como reconheceu  os altos e baixos em que muitos dos seus melhores filhos que fundaram a UNITA verteram o sangue que pintou a bandeira do partido.

“O nosso percurso histórico desde a fundação da UNITA, conheceu momentos tão importantes em que  o partido marca na arena  nacional e internacional, escrevendo seu nome nos anais da história.Também conheceu  momentos baixos e altos em que muitos dos seus melhores filhos que fundaram a UNITA verteram o seu sangue que pintou a nossa bandeira, muito especialmente  o Presidente fundador Doutor Jonas Malheiro Savimbi, e, que foi o arquitecto do projecto Mwangai,   que nos  ilumina e que torna  uma lâmpada cintilante durante a eternidade dos tempos”,frisou.

Noutro passo do seu discurso, apelou  toda a massa militante, amigos e simpatizantes para uma reflexão  não só,  sobre  o  passado histórico do partido mas também o  presente e o  futuro. ”Neste momento de reflexão em que o nosso glorioso partido celebra o 57º aniversário desde a sua fundação, o Secretariado provincial do partido UNITA no Namibe, num calor jubiloso e apela toda a massa militante, amigos e simpatizantes da UNITA para reflectirmos em conjunto, não só, o nosso passado histórico mas também o  presente e o nosso  futuro”, sublinhou.  Mais adiante disse:”Este apelo sirva para que o empenho  seja uma mola impulsionadora não só dos festejos dos 57 anos como para alavancar da acção política organizadora  e mobilizativa  da máquina para os desafios autárquicos  e alternância definitiva do poder   e o seu exercício com o governo da UNITA e o Presidente, Engenheiro  Adalberto  Costa Júnior”.

Américo Wongo Samoma dedicou uma homenagem às mulheres por ocasião do mês de Março que lhes é consagrado, cujo destaque recaiu às mucubais e zungueiras e, segundo acrescentou, a mulher não deve ser recordada só no mês de Março.” Dedicamos um especial apresso neste Março Mulher, por se ela a progenitora da vida e a grande conselheiro do homem, em todos os momentos  da vida e das lutas políticas  sociais e culturais e,  não só,  para a transformação do desenvolvimento da sociedade,  porque onde está  um grande homem ao lado  também está uma grande mulher. Em particular  destacando a nossa província,  a mulher mucubal, a mulher zungueira, aquela mulher que se dedica procurando o mínimo de vida para a sobrevivência dos seus filhos, esta mulher merece uma especial consideração e, queremos apelar a todos, que não  nos recordemos só da mulher em março , a mulher tem  ser tida e achada em todos os momentos”, reconheceu.

O  dirigente máximo da UNITA, no Namibe,  fez saber  por outro lado, que a jornada comemorativa compreende compreende  actividades de vária índole.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This