Cunene: Vandalização de cemitérios inquieta moradores de Ondjiva

07.03.2023

Os moradores do Bairro Naipalala 2, arredores da cidade de ondjiva, Provincia do Cunene, estão preocupados com a situação de invasão e vandalização do cemitério daquele bairro da provincia mais a sul do País.

Por: Dino Manuel

Data: 06.03.2023

Segundo os interlocutores que vivem junto do cemitério do bairro Napalala, arredores da cidade de ondjiva, há que se respeitar os lugares onde jazem os entequeridos porque àquele Lugar é de pertença de todos.

Os entrevistados do NFV, avançam que os invasores dos cemitérios são pessoas conhecidas e fazem-no diariamente depois de consumirem bebidas alcóolicas,Cortam os arames e retiram as flores dos túmulos.

(FOTO ARQUIVOS NFV)

De referir que  o necrópole tem uma vedação  inacabada de arames, colocada pela administração do Cuanhama já algum tempo, e para se evitar o aconchego e a vandalização subsequente dos túmulos os interlocutores pedem às autoridades governamentais a prosseguirem  com  os trabalhos de  vedação do referido cemitério.

Domingos Ndaningalenga, os meus vizinhos entram lá vandalizar o cemitério, que é o local de descanso eterno para nós, então devemos respeitar o que estão dentro do cemitério, eu aconselho a todos que o cemíterio não é o lugar de Brincar.

Marcelino Graciano, respeitar a memória dos entequeridos , devemos educar as nossas crianças a não vandalizarem as capas apesar de que têm roubado algumas flores devemos fazer queixas as pessoas que fazem esse acto, respeitar mesmo a memória dos entequeidos. Alguns são mesmo os nossos vizinhos eles tomam coisas ilicitas e nós costatamos isso”.

E o historiador Ernesto Cambinda,  desencoraja esta prática e  pede a intervenção de quem é de direito  no sentido de impedir a construção de residências junto dos cemitérios.

“ Cabe a Administração Municipal para pôr legalidade nessa situação para amanhã não corrermos  ários riscos de vermos corpos de pessoas em lugares impróprios e nós não queremos correr esse risco. “Desde muito tempo os cemitérios foram vistos como lugares santos e próprios para dar descanso às pessoas que já partiram, podemos dizer que as Igrejas o Governo Provincial e não só, deveriam trabalhar mais porque é lamentável todas as vezes vermos peças Jornalísticas da crédito naquilo que as pessoas estão fazendo para também redifinirmos onde e como devemos construir porque também não é bom construirmos ao lado dos cemitérios depois cria àquela sessassão tavez de termos alguns páctos com o Mundo que não é bom e agradável para qualquer um”, disse.

Invasão de terreno e vandalizarão de cemitérios no município do Cuanhama, província do Cunene, preocupa moradores.

 

 

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This