Namibe: Administrador municipal de Moçâmedes esclarece problemática das demolições

09.03.2023

O Administrador municipal de Moçâmedes província do Namibe,  chamou terça-feira dia 7 de Março 2023, os órgãos de comunicação social públicos e privados para esclarecer  o caso demolições que  tem causado convulsões no seio da sociedade namibense.

Por: Fonseca Tchingui

Abel  Kapitango, esclareceu que, ao contrário do que tem sido propalado nas redes sociais, a  Administração municipal  não promove demolições mas sim, promove legalização. Mas, advertiu que os terrenos cedidos sem aproveitamento últil, ao Estado reserva-se ao direito de reavê-lo sem contemplações.”Administração municipal de moçâmedes como qualquer ente do Estado é uma pessoa de boa fé, nós não promovemos demolições, estamos é a promover  a legalização.  As pessoas precisam estar legalizadas nos seus espaços”,explicou.

Abel Kapitango, Administrador municipal

Instado  sobre a ocupação ilegal de terrenos na famosa  zona nova, vulgo  “ Bate-Chapa”, no bairro Valódia, Abel Kapitango, qualificou-a de símbolo de ocupação ilegal de terrenos. ” A zona nova  do bairro Valódia ,vulgo Bate-Chapa, talvez podemos dizer, é o símbolo de ocupação ilegal de terrenos no nosso município”, sublinhou.

O  Administrador fez notar no entanto, que o seu pelouro tem gizado um plano  de trabalho que visa pôr cobro  tais  ilegalidades de  indivíduos  oportunistas.

“Nós já  temos um plano de trabalho, está em curso, sabemos que alí temos algumas famílias vulneráveis, mas também, temos muitos oportunistas naquela zona”,aclarou.

Por outro lado, Abel Kpitango, assegurou aos jornalistas, que Administração municipal está  preparar uma zona com condições básicas, como água e energia para  albergar  famílias vulneráveis .

“ Nós estamos a praparar uma  zona para albergar aquelas famílias vulneráveis, é preciso algumas condições básicas porque senão é tirar  as famílias naquela condição de vulnerabilidade e colocá-las  de novo noutra situação semelhante, isso, também não pretendemos. Nós estamos acriar algums condições, concretamente a água e energia para que depois possamos tirar essas famílias que foram com a justificação de que não tinham onde ir, para  que elas sejam reassentadas com as condições mínimas”,garantiu.

Para evitar infiltrações de oportunistas, o governante máximo do municipio de Moçâmedes, advertiu  que o seu executivo desenvolve um trabalho profundo que visa identificar   quem é de facto vulnerável.

Armanzém destruido no 5 de abril em consequência de alegadas construções ilegais.

“Mas atenção, estamos também a fazer um trabalho de fundo ,que  permite de facto, identificar quem é que está nesta condição. Nós já denunciamos através das nossas páginas e outros ´orgãos,  assistimos  pessoas a procederem a colocação de casas de chapa para fingirem-se que são vulneráveis ou   passarem-se por vulneráveis para  depois beneficiarem de um outro terreno”,voltou advertir.

Kapitango, que falava em conferência de imprensa, encorajou  os municipes , utentes de terrenos em  litígio ou  abandonados , alguns dos quais se transformaram em focos de lixo e de criminalidade, a denunciarem à Administração municipal para  resolução dos conflitos  e cedê-los aos cidadãos  requerentes. https://fb.watch/j9Bb66Yeo7/

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This