NFV FORA D` HORAS 15-03-2023

16.03.2023

NOTICIÁRIO NFV, EDIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, 15 DE MARÇO DE 2023, EÍS OS TÍTULOS.

1-Cinco pessoas com deficiência renal morreram nos últimos dois meses no Namibe em consequência da falta de meios de transporte para centro de tratamento de hemodiálise do Lubango.

2- No Kwanza Sul dez pessoas morreram vítimas de acidente de viação na estrada Luanda-Benguela-Lubango por capotamento de um autocarro  há dez quilómetros depois do  Porto Amboim.

3-Administração municipal do Virei implementa projecto de produção do feno para travar fenómeno transumância.

4-Antigos trabalhadores da Mecanagro no Namibe, há 5 anos sem salário.

5- falha de chuvas pode comprometer colheita da produção agrícola no sul de Angola,  diz Bispo do Namibe Dionísio Hisilenapo

Somos à rádio On-line NFV,  edição de Fonseca Tchingui, coordenação, produção e apresentação  de Armando Chicoca, apoios da NED e da Open Society.

Trabalhadores da antiga Empresa pública de mecanização agrícola ”Mecanagro”, no Namibe, dizem estarem entregues a sua sorte, tudo porque a empresa foi extinta por  força do decreto presidencial Nº 17/2017, e os trabalhadores na casa dos 60 anos que deveriam ter sido reformados há cinco anos aguardam pelo processo de inserção no instituto de segurança social, segundo disse Filipe Tchimuco de 62 anos de idade, antigo chefe dos recursos humanos da Mecanagro no Namibe.

Augusto Tito,  Agrónomo formado na antiga república soviética,  de 60 anos de idade dos quais 33 na empresa de mecanização agrícola ora extinta pelo decreto presidencial, vivem dos biscatos das mulheres e apoio dos filhos.

Os antigos trabalhadores dizem que o Presidente João Lourenço, que extinguiu a referida empresa deve igualmente resolver o problema da inserção desta franja da população na segurança social e responsabilizar os presumivelmente que desviaram os impostos.

Jorge Alberto, Presidente da Associação de doentes Renais no Namibe, em entrevista concedida nesta terça-feira, 14 de Março de 2023, disse   que o número de pessoas com deficiência renal  no Namibe cresce exponencialmente de 20 para mais de cinquenta pessoas e por conta disso, cinco pessoas já morreram ao longo deste ano.

Os visados querem uma unidade de hemodiálise no Namibe visando encurtar o sofrimento de pacientes sem capacidade de pagamento de bilhete de passagem para o Lubango tres vezes por semana. O governador do Namibe Archer Mangueira pede calma e diz que a construção desta infraestrutura consta do orçamento de 2023.

Pedro Miguel Corintios, director do Gabinete provincial do Namibe de  Saúde, para dar resposta ao grito de socorro  desta Associação, dois médicos e 12 técnicos já estão em formação. Até em Setembro, a provincia do Namibe vai ter um centro de hemodiálise, garantiu.

A problmática da transumancia nas zonas afentadas pela seca continua a tirar sono as autoridades da província do Namibe. André Cassinda, Administrador do Municipio do Virei, um dos mais afectados na província, o seu executivo brevemente implementar um projecto de produção do feno para acudir o grito dos criadores de gado.

Lembro que a ONG intaliana COSP está igualmente a implementar naquele município plantas “forrageiras” para igualmente acudir a população bovina, caprina e ovina.

Enquanto isso o regedor do Municipio do Virei  Bernardo Mussonde, disse que até o momento as comunidades locais estão a espera que se cumpra as promessas eleitorais do Presidente João Lourenço, quanto as medidas de mitigação dos efeitos da seca no Namibe.

O Bispo da Diocese Dom  Dionísio  Hisilenapo, em declarações presstadas recentemente a maragem do 6º seminário dos resultados e boas práticas do porjecto Ekevelo, apresentado no auditório da Universidade local, disse que a chuva que tinha dado bons sinais no princípio do ano, esta a falhar, comprometendo as culturas nas lavras comunitarias.

O povo ja ccomeçou novamente a queixar-se da seca e da fome. O prelado Católico pede o envolvimento de todas as forças vivas da sociedade no sentido se inverter o actual quadro sombrio nas comunidades.

Na Huila a situação não difere, das incursões feitas no interior daquela Provincia, na locaidade da Chivanda, Bata-vata e Chinvinguiro  por exemplo não haveá colheita segundo camponeses.

O Director Executivo da Associação Construindo Comunidades ACC, Domingos Fingo, confirma o estrago nos campos comunitarios com a paragem das chuvas nos momentos cruciais.

Um autocarro, até aqui não identificado, vindo de Luanda com mais de 60 passageiros  com destino as províncias de Benguela e da Huíla, despistou e capotou para uma vala, depois de ter deixachado dez quilometros da cidade de Porto Amboim, na província do Kwanza Sul,  causando muitos feridos e pelo menos dez mortos no local. O acidente aconteceu a meia noite e o nosso correspondente Luis Mauro esteve no local e prestou inclusive socorro as vítimas.

A policia de Porto Amboim esteve no local, mas o INEMA não apereceu. A reação positiva veio do Sumbe, capital do Kwanza Sul, segundo conta Luis Mauro.

Ter inúmeras riquezas no seu subsolo nem sempre significa bonança para quem nasceu e vive nestas localidades diamantíferas e petrolíferas. Essa é uma matéria publicada pela voz da América, na voz do jornalista Manuel José.

Namibe Fala Verdade, ponto final, muito obrigado a todos, eu sou Armando Chicoca, a verdade dói mais liberta, estamos juntos!.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This