NAMIBE: SETE TRABALHADORES DA EXTINTA MECANAGRO HÁ CINCO ANOS SEM SALÁRIOS

20.03.2023

A mpresa de Mecanização Agríccola-“MECANAGRO” foi extinta em 2017, por decreto Presidencial 17/2017 , sem inscrever os trabalhadores no Instituto Nacional de Segurança Social nem pagar os salários que lhes são devidos há mais de cinco anos atirados à Deus dará e, viveno cada um segundo a sua sorte.

Por: Fonseca Tchingui

Filipe Chimuco, antigo trabalhador da Mecanagro no Namibe

O espaço “Mwangolé Fala Verdade” do Projecto Namibe Fala Verdade(NFV) ouviu de terça-feira 13 de Março de 2023, o lamento de Filpe Chimuco de 62 anos de idade dos quais 38 ao serviço da Mecanagro, foi responsável dos Recurso Humanos, que a dado passou explicou:” Sua Excelência Presidente da República João Lourenço, no ano 2017 por decreto 17/2017 deu como finda a empresa “MECANAGRO”, por incapacidade de desenvolvimento sócio-económico e prodjutiva. Assim, extinguiu a empresa e que naquela altura quando Presidente da República extinguiu-a nos termos das formalidades da Lei vigente no país, deveriam obedecer o cumprimento de os trabalhadores com mais 35 anos de serviço e 60 anos de idade deveriam já estar inseridos na condição de reformados na Segurança Social, o que não aconteceu”, disse.

De acordo com o nosso interlocutor, desde a extinção da empresa até a presente data, os trabalhadores que deram o melhor de si, e dedicaram todo a a sua vida à “MECANAGRO” não estão inseridos no sistema de Segurança Social e como consequência não recebem pensão de reforma a que têm direito.

“Desde 2017, até a presente data os trabalhladores da ex-mecanagro não estão inseridos na Segurança social”, lamentou.
Segundo as informações,acrescenrtou, o caso estava a ser tratado em Luanda, que dinamizou todo o processo e, aguardava apenas por despacho final do Presidente da República e, até a presente data nada resolvido”, revelou.

Filipe Chimuco, disse ainda que, a Direcção Nacional da ex-empresa havia se comprometido,que a paprtir do mês de Janeiro do presente ano seriam inseridos todos no sistema de Segurança Social, o que não passou de um mera promessa.
“No mês de Dezembro do ano de 2022 a Direcção central havia prometido que os trabalhadores da “MECANAGRO” a nivel nacional a partir do mês de Janeiro dia 26, estariam todos inseridos no sistema de Segurança Social a nivel nacional. Até a presente data não estamos a ver nenhum resultado”,voltou a lamentar.

Agastados com a situação, pede encarecidamente às autoridades competentes com especial interevenção do Presidente da República na solução do caso quec dura há mais de 5 anos.

E assim estamos a pedir as autoridades competentes , sua execelência Ppresidente da República como pai da nação velar pela reforma desses trabalhadores que verteram o seu suor, deram o seu cabedal e. muuitos deles já eram das ex- FAPLA, e completam hoje 38 anos de serviço 60 anos de idade, para nós consideramos que estamos a ser injustiçados.
“Cinco anos de sacrifício, graça as nossas esposas e os nossos filhos qu estão empregados e que tudo fazem para sustentarem os seus pais”, contou.

Augusto Neto, Igualmente antigo trabalhador da Mecanagro no Namibe.

Augusto Neto,engenheiro de 60 anos de idade e 33 de serviço, formado na ex-república Sovietica (URSS) não descarta que o dinheiro descontado aos trabalhadores para Segurança Social tenham sido desencaminhado.

” A superestrutura da empresa, os gestores, têm muio a ver com isso. O IGAP e as outras instituições dizem que a “MECANAGRO” não pagou a Segurançla Social durante mas o Ministério das Finança disponibilizou essa verba, claro que alguém tenha desviado o dinheiro”,disse lacrimejando.
Entretanto o antigo responsável dos recursos humanos Filipe Chimuco pede a intervenção dos órgãos de Justiça.  https://fb.watch/jn-pG3pRTd/

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This