Namibe: Serviços Penitenciários clamam por mais efectivos e conclusão da futura Sede

24.03.2023

Actualmente o trabalho operativo e administrativo é garantido por  quatrocentos e trinta e seis efectivos, sendo vinte e seis porcento do gênero feminino, número  considerado  bastante exíguo para os desafios que pesam sobre  a instituição.

Por: Fonseca Tchingui

“O trabalho operativo e administrativo é garantido  por 436  efectivos,   destes,   26%  representa o gênero  feminino, é um número bastante exíguo, para os desafios desta direcção, havendo necessidade de mais efectivos, para o preenchimento de vagas existentes no quadro orgânico”, le-se num informe apresentado durante o acto das comemorações do 44º aniversário da institucionalização dos Serviços Penitenciários em Angola e realizado, na segunda-feira, 20 de Março de 2023,  na sede da direcção provincial dos Servços prisionais na cidade capital do Namibe.

José Manuel Teixeira, director dos Serviços Prisional no Namibe

De acordo com José Romão, Indente Prisional, que procdeu a leitura do Informe em nome do Subcomissário José Manuel Teixeira, director do referido órgão disse que “os Serviços Penitenciários do Namibe controlam uma moldura humana  na ordem  de mil e 559 reclusos internados no estabelecimento  penitenciário dos quais trezentos e vinte nove( 329) em prisão preventiva,  e, 1 mil 230  condenados. Entre os quais, quinze  do gênero feminino e um estrangeiro  de nacionalidade portuguesa. Setecentos e 62  encontram-se incorporados no trabalho e  797  não enquadrados por prescrição médica e factores  sexagenários.  Dos  reclusos em situação de  prisão preventiva 288  têm processos em fase de instrução preparatória   e quarenta e um ( 41) em fase judicial. Não temos o registo de  excesso de prisão  preventiva. Durante o período  em balanço registou-se o internamento de 1 mil e 644   reclusos oriundos dos distintos pontos do país e, a saída de outros  mil  e 635 por cumprimento de penas”, revela o informe sobre a situação operativa daquela unidade prisional.

Actualmente aquele órgão afecto ao Ministério do Interior funciona em instalações provisórias que  não oferecem conforto nem dignidade aos seus efectivos, situação que poderá ser ultrapassada com a conclusão da obra da futura Sede  de raiz  paralisadas há mais de oito anos.

“ A direcção dos Serviços Penitenciários do Namibe funciona em instalações provisórias em condições deficitários   enquanto se aguarda a conclusão da  imponente obra da direcção  provincial  de raiz paralisada há mais de oito anos,   virá  proporcionar de alguma forma mais conforto e maior dignidade aos seus beneficiários. A falta de conclusão da nova  cadeia do Bentiaba concebida para albergar  mil e 500 reclusos constitui um calcanhar de aquiles”,  indica  o mesmo documento.

Efectivos SP promovidos no Namibe

O investimento em capital humano de modo a corresponder à conjuntura que o sistema penitenciário impõe tem sido uma das maiores apostas do sector. “Os Seviços têm  apostado  em investir no capital humano, com a realização de diversas  acções formativas  de modo a corresponder  à conjuntura interna que  o sistema  penitenciário impõe. Foram formados Noventa e sete(97) elementos em diversas  matérias de especialidades.A progressão de carreira nos últimos tempos foi notória, se tivermos em conta a contemplação de cento e quinze (115) efectivos, no âmbito do processo de grau acadêmico, tempo de serviço e, no ajustamento do posto-função sem olvidar  outros que não foram abrangidos  cujos processos correm a sua tramitação no órgão de tutela”,le-se igualmente no referido do cumento.

A falta de roupa orgânica para trabalhos do campo, um médico, reforço em medicamentos e equipamentos agrícolas, clamam  pela substituição, são uma das  maiores necessidade daquela unidade penitenciária que conta  com  uma área agrícola  de 538 hectares  onde são produzidos várias culturas que complementam  a dieta alimentar dos reclusos e dos efectivos.

Timoteo Francisco de Abreu Hilário “Larito”, Delegado do Minint-Namibe

Por seu turno, o Delegado provincial do Interior , Comissário Timoteo Francisco de Abreu Hilário “Larito”,  que presidiu ao acto  comemorativo  este ano decorrido sob o lema: “Serviços penitenciários Firmes na reabilitação e  reintegração  social dos reclusos consolidando a produção penitenciária”, começou por manifestar o seu reconhecimento e, dirigiu palavras de incentivo  aos efectivos  pela forma como têm sabido  cumprir  a nobre missão de  humanização, socialização  e reintegração dos reclusos.

“ Gostaria de expressar o  meu reconhecimento  aos  Serviços penitenciários,  pelo trabalho que tem vindo a desenvolver no Namibe no domínio da produção e de reabilitação. Aos efectivos promovidos recomendo maior dedicação, disciplina, respeito a dignidade do reclusos,  observância das normas e regulamentos ponderação  no cumprimento dos desígnios da pátria“, incentivou.

Depois de singularizar o momento  que este ano marcou  o 44º aniversário   de existência  dos  Serviços Penitenciários,  o também Comandante provincial da Polícia Nacional no Namibe  apelou os efectivos para  contínua aposta na formação acadêmica e, exortou-os para disciplina e  cumprimento das normas vigentes na instituição.

“Julgo ser necessário  a contínua aposta na qualificação acadêmica e técnica profissional do capital humano com vista aprimorar as técnicas e os procedimentos para  melhoria do modo de actuação no exercício das vossas funções. Exorto os efectivos, mais uma vez disciplina o cumprimento das normas vigentes na instituição como garante da eficiência para execução das tarefas  emanadas superiormente” frisou.

Aos  que se destacam no cumprimento da sua nobre missão foram distinguidos  e estimulados com a imposição de patentes,  ante a presença  honrosa de magistrados judiciais e do Ministério Público, (Eugénio Sonehã Cassandi, procurador titular da República no Namibe e Nduva de Carvalho, juiza de direito, em nome do presidente do Tribunal provincial local) deputados, membros do governo local e  oficiais superiores dos órgãos de defesa e segurança na província.

Importa salientar que foram promovidos 127 efectivos, destes Oficiais superiores, Subchefe e  Agentes, de acordo com a chefe do gabinete dos recursos humanos da delegação provincial do ministério do Interior no Namibe, Superidentente  Bombeira Chefe, Madelana Gaspar Franco.https://fb.watch/jtrLwYczGV/

 

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This