IGREJA CATÓLICA NO LUBANGO PROVÍNCIA DA HUÍLA NA SOMBRA DA CRISPAÇÃO

29.04.2023

A igreja católica no Lubango província da Huíla vive um clima de crispação fruto de desentendimento  entre o Arcebispo e alguns  padres locais.

Por: Armando Chicoca

O alegado desvio de meios fornecidos pelo governo para apoio ao projecto agrícola da arquidiocese da Huíla está na base do imblógrio que envolve  sacerdotes e o Arcebispo do Lubango Dom Gabriel Mbilingui a quem recai  a acusão do descaminho  dos equipamentos  do aludido projecto. A julgar pelas declarações ao NFV, do  jurista Sebastião Assurreira, advogado de defesa dos arguidos Padre Abraão Tyipa e o leigo da igreja Católica e coordenador do projecto agrícola arquidiocesano na Huíla, Baptista Tyiloia, tudo aponta  para os próximos dias que  Dom Gabriel Mbilingui poderá ser constituído arguido .

 “DOM GABRIEL MBILINGUI ARCEBISPO DO LUBANGO SERÁ CONSTITUIDO ARGUIDO NOS PRÓXIMOS DIAS”.

A arfirmação é do juirista Sebastião Assurreira, Advogado de Defesa dos arguidos Padre Abraão Tyipa e o leigo da Igreja Catolica e coordenador do projecto agricola  arquidiocesano  na Huila, Baptis taTyiloia, que trabalhou muito  junto do SIC e PGR na cidade do Lubango província da Huíla.

Sebastião Assurreira, Advogado

Assurreira Sebastião disse que vai igualmente apresentar queixa ao Conselho Superior da magistratura do Ministerio Público contra o Procurador titular no Municipio da Jamba, por este  ter vazado para  o Vaticano, Roma, um documento processual em segredo de justiça, presumindo este magistrado estar envolvido na rede de supostos Padres criminosos da Arquidiocese do Lubango.

O procurador titular  Gouveia, no município da Jamba, instado alegou  a Voz da America   desconhcecer o caso.

O Padre Abraão Tyipa, igualmente chanceler da Arquidiocese do Lubango e residente no bispado, partilhando a mesma casa pastoral, nesta segunda-feira,24, foi responder ao SIC a queixa interposta pelo Arcebispo Dom Gabriel Mbilingui, mas a falta de energia eléctrica nas instalações do SIC-Huila fez com   que não  fosse ouvido.

Baptista Tyiloia, também tinha sido  intimado a comparecer  no SIC para ser ouvido no mesmo processo  com o padre Abraão,  ambos constituidos arguidos pelo Arcebispo do Lubango. “Ninguém está a cima da lei, diz Baptista Tyiloia sublinhando que “o Arcebispo do Lubango Dom Gabriel Mbilingui também será arguido nos próximos dias”.

Procuramos ouvir o Arcebispo do Lubango Dom Gabriel Mbilingui sem sucesso, mas na sua última intervenção á respeito destas e outras acusações sugeriu que os jornalistas aguardassem pelo julgamento dos factos em tribunal.

Padre Pio Wakussanga  do município dos Gambos, defende o diálogo no seio da familia arquidiocesana e refuta haver na Huila padres criminososos.

Muito recentemente, Beira grande, procurador geral adjunto da Republica e coordenador da região judiciária Sul e acompanhante da PGR-Namibe confirmou estar a decorrerem  dois processos crimes  da familia Arquidiocesana na Huila.

O Magistrado disse por outro lado, que todo o magistrado do Ministerio Público que prevaricar estará sob alçada disciplinar do Conselho Superior do Ministerio Público.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

NFV FORA D` HORAS 17-09-2024

Noticiário NFV, edição de terça-feira dia 17 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Ordem dos  Advogados de Angola no Namibe denuncia existência de reclusos com penas vencidas nas cadeias locais; 2 - Presidente das Cooperativas de pesca artesanal apela...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This