NAMIBE: GANHOU MAIS UM CENTRO DE FORMAÇÃO TÉCNICO PROFISSIONAL

01.05.2023

A província do Namibe já conta com uma instituição do gênero, inaugurada  sexa-feira  28 de Abril de 2023, pela Ministra da  Administração Pública Trabalho e Segurança Social, Teresa Rodrigues Dias, perfazendo assim  um total de nove  centros já inaugurados.

Por: Fonseca Tchingui

Na perspectiva de elevação do nível técnico profissional da juventude para melhor inserção  desta franja no mercado  de emprego, o governo está criar no  país  centros  integrados de emprego e formação profissional.

Depois do corte da fita, a governante  frisou que o centro é uma aposta do sector que dirige  à luz das políticas públicas viradas para construção, requalificação dos centros de formação profissional e centros de emprego.

Teresa Dias, ministra da Administração pública e Archer Mangueira, governador do Namibe

“A aposta do nosso sector para juventude a de encontrar espaços adequados para  frequência de cursos profissionalizantes,  ajustados as necessidades de qualificação de mão-de-obra nacional, incide essencialmente na qualificação  profissional da juventude e na sua inserção no  mercado de trabalho.Não temos dúvidas de que um jovem capacitado é um activo para a sociedade,  por isso, vamos continuar a insistir nas políticas públicas viradas para   construção, requalificação dos centros  de formação profissional e centros de emprego, modernização dos equipamentos para melhor dotar os formandos  de conhecimentos técnicos  que possam servir no mercado do trabalho”,disse.

Depois de destacar a importância do acto, Teresa Dias reconheceu a necessidade do emprego com     que se debate a juventude  tendo  recorrido a uma orientação do Presidente da República.

“ Finalizamos hoje, mais um acto importante no sentido da concretização dessas políticas públicas dirigidas para atender os anseios dos cidadãos sobretudo, o público alvo, a juventude, que em número acentuado carece na resolução do problema de emprego através do seu emponderamento tal como orientou  Sua Excelência o Presidente da República e cito: “ os jovens aprendem e se adaptam rápido, só precisam de uma mão condutora que  os  encoraja e os incentiva”,fim de citação`, frisou.

Mais adiante, a ministra fez notar que a abertura de centros de formação  profissional  decorre da visão estratégica  do Executivo.

“Estas acções decorrem da visão estratégica de que somente  através do aumento da capacidade de resposta em relação a formação profissional podemos prover um futuro melhor para a nossa sociedade, permitindo que todos os cidadãos possam ter as mesmas oportunidades de participar em programas de formação profissional”,adiantou.

A ministra garantiu ainda que as formações  do ramo das pescas até então ministradas na academia de pescas futuramente passaram a ser administradas no centro polivalente do município do Tombwa, por aquela instituição(Academia de Pescas) ter sido transformada em Universidade do Namibe.

Corte da Fita do centro de formação técnico profissional no bairro Saydi Mingas-1

“ Em relação a formação técnica profissional no domínio das pescas e similares anteriormente suprida pela academia de pescas do Namibe, por ser transformado em Universidade do Namibe, logo, para suprir essa lacuna, vamos  através de investimentos graduais  no centro  polivalente do Tombwa fazer formações  nesse domínio por forma a suavizar a demanda nesse segmento”,garantiu.

A ministra do trabalho terminou a sua intervenção com algumas recomendações : “alargar  a oportunidade de acesso a formação profissional aos jovens, promover  o acesso dos jovens aos programas de emprego, empreendedorismo  e estágios profissionais, reforçar a igualdade de oportunidades priorizando  as medidas e programas conducentes à inserção sócio-profissional, a justiça social e a integração no mercado do trabalho das populações mais desfavorecidas, respondendo  as necessidades da mão-de-obra qualificada no município de Moçâmedes em particular e, província do Namibe em geral”.

Por seu turno, o governador do Namibe ,Archer Mangueira, que antecedeu o discurso inaugural da Teresa Dias, fez as honras  da casa , e, manifestou o seu orgulho pelo empreendimento.

“Este é um dos equipamentos e cuja entrega e colocação  ao serviço da nossa comunidade mais me orgulho de participar, enquanto governador provincial . Em tudo que fazemos fomos sempre o melhor de nós, procurando todos os dias que haja mais e melhores condições de vida e de prosperidade nos nossos bairros, nas nossas comunas e nos nossos municípios. Mas, entre todas as realizações é justo destacar a importância deste centro integrado de emprego e formação profissional  com a capacidade para setecentos formandos em cada ciclo formativo porque amplia ainda mais o horizonte de esperança para os nossos jovens. Esta é uma aposta na evolução do capital humano e na transformação do futuro dos nossos jovens para que possam ser profissionais mais capacitados com as habilidades e competências técnicas necessárias para enfrentar os desafios do  mercado de trabalho.A inauguração deste centro integrado é uma conquista para todos nós, pois, representa um investimento importante em educação e formação profissional, em linha   com as prioridades estratégicas do governo central cujo apoio  e  compromisso permanente é mais do que justo agradecer na pessoa da senhora ministra doutora Teresa  Rodrigues Dias”, destacou.  A construção civil, electricidade, serralharia, mecânica, informática, são dentre outros cursos a serem ministrados  no centro  ora inaugurado.

Entretanto Santiago Neto, empreiteiro da obra ora inaugurada, disse ter cumprido com o desafio e augura mais obras. E os jovens futuros beneficiários do centro profissional visivelmente satisfeitos  congratularam-se com o projecto do governo do Namibe, segundo a mensagem de agradecimentos do presidente da Comissão de moradores do Bairro Saydi Mingas-1, Aleluya Kavandje.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This