CUNENE: PCA DA RÁDIO LUMBAMBA PROIBE DEMOCRATICIDADE NO ÓRGÃO

01.05.2023

Ninguém acredita que Francisco Abílio Lumbamba, enquanto empresário de sucesso e querido pelo povo, augura um dia  governar a província do Cunene, chegasse a este extremo humilhando o jornalista da sua “rádio Lumbamba”, sexta-feira,28, em Ondjiva.

Por: Armando Chicoca

Nós na qualidade de amigos, parentes e promotores da democraticidade angolana,  muito recentemente quando vimos o projecto de rádio Lumbamba a escorregar por razãoes (maniológicos) das autooridades governamentais,  todos juntamos a voz e  pressionar Luanda a ultrapassar os equívocos e aceitar o projecto de liberdade de imprensa.

Abílio Lumbamba, Empresário e PCA da rádio comercial Lumbamba

O mesmo está a ser feito com a Universidade do Sul em Ondjiva, igualmente propriedade de Francisco Abílio Lumbamba,  que  há muito a juventudade espera pela sua abertura, certo de que se este ano esta universidade não abrir as portas pelo capricho do executivo haverá chuva de manifestações a favor da sua abertura.

Abílio Lumbamba, teve e ainda tem este apoio das comunidades locais e da região mas  longe de saber que afinal na qualidade de membro do Comite Provincial do MPLA no Cunene, Lumbamba é alérgico politicamente e pode ser pior  que a propria governadora Gerdina Ulipamwe Didalelwa, ao afirmar em pleno programa de sexta, no “ÁGRANDE VERDADE”, com a emissão no ar, que : “na minha rádio não se deve falar politica, eu não criei esta radio para falar política porque eu sou também do mesmo partido MPLA”.

Referiu-se Lumbamba, do  neste espaço “A GRANDE VERDADE” o acadêmico Tchilalo João Muhala ( que também no passado recente, o MPLA, ficou proibiu-lhe  comentar na rádio ecclesia, o que mais tarde, ficou detido de forma misteriosa que só a governadora do Cunene, a PGR local  e o Juiz sabem do crime), Muhala falava do Estado de direito em sociedade democrárica numa realização do  jornalista Dino Manuel.

Talvez inconformado com a “pincelada”  do jovem académico do jovem Tchilalo,  Lumbamba, preferiu ou foi obrigado a intervir directamente no programa no ar em como se tratasse de alguem ouvinte, machando a reputação do jornalista, Dino Manuel que não teve jeito para contornar a humilhação conforme podem acompanhar o audio.

O jornalista Dino Manuel que também é membro do Secretariado do SJA no Cunene diz ter já tomomado uma decisão que

passa por colocar o cargo a disposição segunda-feira,1 de Maio, não obstante ter pedido conselhos de  seu mais velho e amigalhaço Armando Chicoca.

O MPLA E O GOVERNO NÃO  TÊM SABIDO LIDAR COM A COMUNICAÇÃO SOCIAL

Os  Decanos da comunicação social em Angola, há muito  têm advertido o MPLA e o governo para uma  mudança  decomocratica, com os órgãos do sector Wiliam Tonet, jornalista e director do Folha 8, Reginaldo Silva, jornalista e director do Muro da Mayanga, Esmael Mateus, jornalista e membro fundador do SJA, Salas Neto, director do então Semanário Angolanse, Graça Campos, jornalista e director do Correio Angolanse, Luísa Rogério, Presidente da Comissão da Carteira, Texeira Candido, Secretário Geral do Sindicato dos Jornalistas Angolanos, muito têm feito para que as autoridades angolanas, respeitem os profissionais da comunicação social, promovam a liberdade de expressão e de imprensa, conforme a legislação vigente. João  Melo, um dos decanos do jornalismo angolano, com impressões digitais no ministério da comunicação social angolano, numa das suas publicações sem tabus  e com letras gordas escreveu: “O MPLA E O GOVERNO NÃO SABEM LIDAR COM A COMUNICAÇÃO SOCIAL” .

FRANCICO ABÍLIO LUMBAMBA, RECONHECE TER EXCIDIDO MAS DIZ O MAL JÁ ESTÁ FEITO O QUE FAZER

Durante criticas fulminante  de pessoas amigas de  Francisco Abilio Lumbamba, algumas delas sugerindo que deveria deixar o programa terminar e na continuidade passarem a convidar dois especialistas com tendências políticas opostas (Tchilalo da sociedade civil e mais um da tendência político ideológico do partido no poder para um debate salutar e contraditório, ganhando desta forma abertura democratica sem prezuiso a nenhum partido a sociedade também, a Abilio Lumbamba, concordou a iniciativa admitiu que diante do mal já feito está ciente de que vai aguentar o barulho de fazedores de opinião.

Sim Mano Chicoca, mas o mal já está feito, vou só aguentar o barulho” .

CRITICAS AO PCA DA RÁDIO LUMBAMBA

Activista Lito mais conhecido por Deputado em Ondjiva, é um dos jovens descontentes com o posiocionamento do empresário Francisco Abílio Lumbamba.

Alfredo Kuito, jornalista na Provincia do Cunene ao serviço da Radio Ecclesia em Ondjiva e vitima da mordedura de cães da brigada policial canina a quando das manifestações em Ondjiva era alguém revoltado com os maustratos de Francosco Lumbamba ao colega jornalista Dino Manuel. Kuito foi mais longe, o SG do SJA deve antecipar uma conferencia dos profissional para remover o actual Secretário do Cunene do Sindicato de Jornalistas que na sua optica nada faz em defesa da classe.

 

Dno Manuel, conforme prometeu, apresentou na manhã desta segunda-feira, 1 de Maio a sua carta de demissão ao Presidente do Conselho da Administração da rádio local, Francisco Abílio Lumbamba, reafirmando que não é só do pão vive o homem, a minha dingnidade não tem preço Adeus rádio Lumbamba, para tristeza dos Cunenenses.

Dino Manuel, é também  estudante Universatário, do ISCED, Lubango, e professor de carreira, jornalista com categoria de editor chefe com uma longa experiência aquerida na rádio diocesana do Cunene, onde serviu por amor a camisola.

 

 

 

 

 

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This