NAMIBE: CIDADÃ BURLADA MAIS DE 60 CAIXA DE PEIXE QUER  JUSTIÇA

21.05.2023
A prática de burla tende virar moda nos últimos tempos na província do Namibe.

Por: Fonseca Tchingui

Sedentos de lucro fácil, procuram ganhar dinheiro utilizando quaisquer modos operantes, como burlas, furtos, roubos ,entre outras práticas que colidem a Lei,sobretudo os que atentam a vida de pacatos cidadãos que passam dia a verter suor na mira de conseguir pelo menos uma refeição dia.

Josefina Vissapa, vítima

A peixeira Josefina Vissapa, 24 anos no serviço de peixe é uma das vítimas burlada sessenta e seis (66) caixas de peixe fresco da espécie sardinha, das quais quarenta e seis(46) eram das suas colegas, avaliados em 330.000.00 Kzs( Trezentos e trinta mil Kwanzas ) pelo seu cliente que atende pelo nome de Fábio, algures na província do Huambo.
Josefina Vissapa, contou ao NFV como começou o primeiro capítulo do triste episódio, lacrimejando: “O que se passou comigo, senhor Fábio veio ao meu encontro, a cerca de negócio de peixe. Como sempre ele já anda me comprar , quando ele me liga a dizer que falta carapau, sardinha , naquele momento o peixe veio muito tarde, que é a sardinha. Me disse que o meu terminal tem problema, liga nesse terminal do meu Boss, chamado André.
Liguei no Fábio está desligado, e liguei no senhor André estava ligado , ele disse vou fazer os possíveis para o senhor Fábio receber o peixe e deveria depositar o dinheiro no prazo de quatro dias. Depois de ficar duas semanas, um mês elas começaram vir a casa com muito barulho .O meu marido não gostou disse que vão ao encontro do senhor buscar o dinheiro. Ligamos para o senhor Fábio, senhor Fábio estava a recuar para atrás. Então tinha que na polícia, posto lá, todos os dias vai Dalí, processo daí, então fui chorar perante as outras.
Neste momento não tenho passagem para ir tirar o luto do meu pai, fica na aldeia do Kussy ,em Canconda(província da Huìla).
“Na verdade, senhor André se você está me ouvir essas horas, se tens filhos e quando hora lhes mete alguma coisa na mesa, devolve o que é meu para entregar dinheiro das outras.
A polícia diz que tem que esperar mais”,lamentou.
Entretanto o Advogado Sebastião Assurreia, igualmente vice-Presidente para área dos direitos humanos e cidadania da Associação Cívica NFV, procurou manter contacto com o suposto burlador André, este desligou o telefone logo que se apercebeu que estava ser questionado por um Advogado.

Sebastião Assurreia, Advogado

“Da conversa que mantive com o senhor André, demonstra ou presume-se que não é a primeira pessoa que ele engana, já tem feito isto, porque quem leva uma mercadoria com o intuito depois pagar, qualquer problema que surgir tinha que comunicar.Não pode aparecer com desculpa de que o peixe não estava bom.No momento que levou, o peixe estava bom, não esse tempo todo que passou ,aqui há lucros que a senhor deixou de receber, 330.000.00( Trezentos e trinta mil Kwanzas.) Não será suficiente se nós avançaremos para um processo cível ou processo crime. Deve pagar os lucros cessantes os lucros emergentes que a senhora deixou de receber. Se o dinheiro estivesse na mão da senhora iria triplicar o mesmo valor”, esclareceu.

O Advogado continua de mangas arregaçadas até ao desfecho do caso peixeira Josefina Vissapa e o suposto burlador, Fábio.
Já o activista João Bamba, convidado a comentar o assunto presume tratar-se de um acto de má fé e garantiu entretanto incectar contactos na província do planalto central (Huambo) que no prazo de três meses este suposto burlador de nome André, será apanhado sob pena de ser responsabilizado civil e criminalmente pelo acto cometido. https://fb.watch/kFxBvYv-F-/

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This