NAMIBE: MOTOTAXISTAS VÃO MANIFESTAR SEGUNDA-FEIRA, PROTESTANDO SUBIDA DO PREÇO DE 300 KZ DO LITRO GASOLINA

11.06.2023

A subida do preço da gasolina de 160 para 300 kzs está a mexer com os bolsos dos cidadãos no Namibe.

Por: Fonseca Tchingui

Falando para O NFV, nesta quarta-feira, 7 de Junho de 2023, vão fazer manifestação passiva “FICA EM CASA”.

“nós queremos fazer uma manifestação passiva, nenhum mototáxista vai poder sair de casa. Segunda-feira, ninguém vai sair de casa por causa da gasolina que subiu, está mesmo mal, a 300 kwanzas por litro não temos como fazer. Nós estamos zangados com a subida de combustível”, disseram os Kupapatas Leonardo Albino e Abel Sabonete.

Muitos dos Kupapatas não aceitam a versão dos cartões de abastecimento.

“Estão a falar do cartão, a maca é que o cartão não está a entregar. Não tenho certeza tudo é mentira, o governo não está fazer mesmo nada, não temos confiança nisto, os mototáxistas têm direito de reclamar, para abastecer a minha moto de marca TVS que leva 20 litros no preço de 300kz custa 4000 mil, ao passo que no passado custava-me apenas era 3000 mil kz ”, reagiram.

Bento Rafael, Presidente Nacional da Associação de mototáxistas, aconselha a calma aos filiados.

“Os nossos mo mototáxistas todos devem ir para o licenciamento, aqueles já foram licenciados podem ficar sossegados que vão receber os seus cartões”, aconselhou.

Os mototáxistas no Namibe também renderam homenagem aos sete mototáxistas do Huambo assassinados pela Polícia Nacional segunda e terça-feira respectivamente, que nesta quarta-feira, foram enterrados.

“Nós os mototáxistas do Namibe, manifestamos os nossos sentimentos de pesar aos nossos companheiros, eles sempre serviram o nosso povo”, disse.

A subida do preço do litro de gasolina no Namibe também afectou o mercado informal e as mulheres vendedeiras no Namibe dizem que João Lourenço arranjou makas.

“Subiu mesmo, tomate, cebola, antes a caixa comprávamos a 6 e 7 hoje estamos comprar a 15 mil kwanzas, tudo subiu. Subiu o saco de cebola, está custar 40 mil kz. O saco de batata de 200 kg estamos comprar a 120 mil tudo subiu e não estamos conseguir”.

As mulheres quitandeiras do bairro da Facada dizem que os preços dos produtos do campo  dispararam exponencialmente em consequência do aumento do preço do litro da gasolina de 160 para 300 kwanzas.

“Tomate, cebola, antes a caixa comprávamos a 6 e 7 hoje estamos comprar a 15 mil kwanzas, tudo subiu. Subiu o saco de cebola, está custar 40 mil kz. O saco de batata de 200 kg estamos comprar a 120 mil tudo subiu e não estamos conseguir”, reagiram.

Depois do bairro da Facada a Voz da América percorreu três quilômetros e conversou com os vendedores deste mercado.

“Maria Teresa, o negócio andava bem, agora não está andar mais porque os produtos subiram muito no mercado, as senhoras estão a se queixar que a gasolina subiu, o presidente da República tem que rever essa situação, estamos a sofrer”, lamentou.

Alguns agricultores que queriam vender tomate na cidade do Lubango dizem que foram impedidos entrar na cidade do cristo Rei devido às convulsões entre mototaxistas e policiais nas terras da chela. https://fb.watch/l5l5gA5nDI/  https://fb.watch/l5l7Xp0zka/

 

Recentes

AJUDA AS TIAS ZUNGUEIRAS DE ABACATE NO BIÉ

As mulheres em extrema pobreza dizem que mais vale zungar com bacias de abacates na estação do Cuito nos dias de comboio do CFB do que lamentar pela fome e tomar decisão errada de se prostituir para dar de comer os filhos. Por: Armando Chicoca "Uma bacia de 40...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This