NAMIBE PARALISAÇÃO DE TÁXIS NO SEGUNDO DIA ESTUDANTES DIZEM SER PRINCIPAIS VÍTIMAS

16.06.2023

A cidade capital do Namibe observou hoje,quinta-feira,14 de Maio, o segundo dia de paralisação consecutiva de mais de 500 táxis que operam nesta urbe.

Por: Armando Chicoca

Durante o período de manhã, foram vistos jovens de batas andar de um lado para outro a pé a procura de táxis e autocarros, sobretudo os estudantes  do Instituto de Administração Pascoal Luvualu e do instituto politécnico António Jacinto que ambos localizam-se no bairro Saco Mar, há sete  quilómetros da sede capital e do Instituto Superior Politécnico localizado na centralidade da Praia Amélia, os jovens que falaram para a Voz da América disseram que são os mais prejudicados já que estão na fase de preparação das provas finais.

.”Está sendo um pouquinho complicado, o governo não pensou no bolso do cidadão, as pessoas que residem distantes das escolas trezentos kwanzas a cada pessoa é muito difícil. A cesta básica de  terça-feira, para hoje, subiu de forma irrepreensível. Os produtos todos subiram nos armazéns,  até  deixou me com dores de cabeça, tem miúdo que lhe mataram durante os confrontos de segunda entre polícias e civis, morreu inocente, o presidente da república João Lourenço, não está ver conforme a situação do País está?”, questionaram as duas as  jovens.

Os Kupapatas que tomaram conta das ruas da cidade facturaram a valer e esqueceram-se das regras impostas pelo cartão de abastecimento em curso. ” a mota é minha, o combustível subiu, pagamos 300 kz e também cobramos 300 kwanzas por vai-vem”.

“Só a moto saindo daí da Escola Bom Deus até ao mercado já é 200 kwanzas”, lamentou.

Vários cidadãos saíram  em defesa dos taxistas e mototáxistas apelando ao presidente da República João Lourenço para rever o custo da gasolina que na opinião dos nossos ouvintes vai ter repercussões negativas para o governo angolano.

A VOA também ouviu as mulheres Zungueiras, que dizem : “tudo subiu “escandalosamente” no mercado informal sem possibilidade para os bolsos dos cidadãos”.

“João Lourenço, ouça o seu povo, não estás a governar para as pessoas sofrerem, pelo menos sinta aquele amor de pai pelos filhos, assim não vamos morrer inocente, não dá” exigiu.

Alguns professores com salários do mês de Maio em atraso, com a subida de passagem e dos produtos nos mercados deixaram de dar aulas com fome. As autoridades da província, segundo o governador Archer Mangueira, continuam empenhadas na solução dos cartões de abastecimento de combustíveis aos operadores dos transportes rodoviários do Namibe.

“Os que não foram licenciados, têm que proceder ao licenciamento,  porque até é uma condição obrigatória para o exercício da actividade de táxi”, apelou.

Sábado, 17 de Junho, o Namibe vai suportar mais uma manifestação na capital sede e no Município piscatório do Tombwa, segundo os activistas locais.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This