NFV FORA D` HORAS 21-06-2023

24.06.2023

NOTICIÁRIO NFV, EDIÇÃO DE QUART-FEIRA, 21 DE JUNHO DE 2023, EÍS OS TÍTULOS.

1-Convidados do Mwangolê Fala Verdade, relembram feitos do antigo presidente da câmara de Moçamedes Raul Radish Junior na defesa da negritude.

2- Consul da Namíbia em Angola defende a ligação rodoviária Namibe-Namibia.

3- Ordem dos enfermeiros no Cunene diz estar ultrapassado imprdimento que se opunha aos finalista  fazer exames práticos por alegada falta de licença de aprendizagem.

4- Moradores do bairro Belém debatem-se com fenómeno “usurpação” de suas terras, diz secretário provincial do PRS.

Somos à rádio On-line NFV, coordenação de Armando Chicoca, Esmael Pena editou e a voz notíciosa é de Fonseca Tchingui, que também esteve nos arranjos sonoros, apoios do NED e da Open Society ou OSISA.

O espaço “Mwangolê Fala Verdade”, as quarta-feira, debateu á 21 de Junho de 2023, relembrou os feitos do presidente da Camara Municipal de “Mossamedes”, RAUL radish Junior,  na era colonial um dos grandes defensores da negritude.

Depois do seu passamento físico na Inglaterra onde terá submetido a intervenção cirúrgica no crânio, fruto do incidente num dos jogos de futebol em que ele foi guarda-redes, os autóctones e a calsse assimilados, naquela altura pediram para que Raul Radisch Junior, primeiro Presidente da Camara Municipal de “Mossamedes” fosse sepultado na sua terra e diante do povo a que ele defendia.

Ildeberto Mangueira de 80 anos de idade e o seu confrade Sidonio Gabriel falaram dos feitos de Radish Junior.

Raul Radis Junior foi uma das personalidades da era colonial que mandou acabar com os assassinatos que eram feitos na fortaleza São Fernando, hoje base naval da Marinha de Guerra no Namibe.

Já Ildeberto Madeira, de 80 anos de idade, natural do bairro facada, cidade capital do Namibe, também recorda com nostalgia o trabalho feito pelo escritor Eduardo de Carvalho sobre a cultura e valorização da identidade dos autóctones do subgrupo herero, que segundo o nosso entrevistado devia merecer atenção de todos angolanos, por aquilo que fez em prol do Namibe e dos angolanos.

Sidónio Gabriel com a sua veia revolucionária disse que ainda na era colonial já esteve detido nas instalações da fortaleza São Fernando por ter agredido dois agentes policiais colonialista. Os dois anciãos relembraram também de coisas boas e feias daquela época.

O referido debate decorreu no jardim milionário que no passado chamou-se avenida praia do bom fim e actualmente avenida Eduardo Mondlane, conduzido pelo jornalista Armando Chicoca em  que o ancião Sidonio Gabriel defendeu a necessidade de passar a chamar-se avenida da paz, no âmbito da requalificação da parte velha da cidade capital do Namibe, pelas autoridades da província.

Afonso Ngangula, da comunidade mucubal no Namibe, manifestou-se preocupado com a ausência de políticas públicas inclusivas na província.

Convidados do Mwangolê Fala Verdade, no Namibe, defendem valorização do património cultural local.

2-Mais de cem alunos da escolas  de técnicas de saúde da província do Cunene  suspensos no passado dia 25 de Maio de 2023 por não apresentarem Licença de aprendizagem no acto de  exame prático já  foram permitidos a realizá-los, fruto do recurso feito ao Gabinete provincial da Educação que autorizou a realização  das provas.

A revelação é do presidente da ordem dos Enfermeiros de Angola no Cunene, Eduardo Ay  umba.

Eduardo Ayumba disse por outro lado, que ao todo são 186 alunos permitidos aos exames e, de acordo com o decreto da Ordem 179/ 10 de 18 de Agosto, os alunos são obrigados a pagarem multas por realizarem estágio sem licença da aprendizagem.

Ordem dos Enfermeiros de Angola, no Cunene autoriza 186 alunos das escolas de técnicas de saúde a realizarem exames finais práticos perdidos no dia 25 de Maio de 2023 por falta de licença de aprendizagem.

O Cônsul-geral da Namíbia em Ondjiva, acreditado nas províncias do Cunene, Huíla e Namibe, disse que apesar de as condições de travessia na fronteira entre o seu país e Angola passando pelo município piscatório do Tombwa, província do Namibe, a circulação de cidadãos dos dois países a procura de serviços diversos em ambos territórios é um facto.

Kanaki Tchetchamba que falava à rádio pública local, a saída do encontro com o governador do Namibe, Archer Mangueira assegurou que os governos dos dois países trabalham na criação de condições para estabelecerem pontes oficiais nesta fronteira.

Tradução das palavras do Cônsul geral da Namíbia na cidade de Ondjiva, acreditado nas províncias do Cunene, Huíla e Namíbia.

4-Das terras do Rei Mandume, Cunene vamos para o Planalto Central do Huambo, onde o Secretário provincial do Partido de Renovação Social –PRS, Solia Selende, foi viver de perto as dificuldades de ordem  social por que passam  os moradores do bairro Belém.

O político deparou-se com um conflito gerado  por uma suposta esposa de um general que se assenhorou  do terreno de um ancião, o que qualificou de abuso de poder.

E o jovem Carlitos Manuel, filho do proprietário do terreno, conta o triste episódio. A crise social traduzida na falta gritante de energia e água são dentre muitos problemas que fazem o sofrimento dos moradores do bairro Belém  na cidade  do Huambo, segundo lamentou o dirigente do PRS Solia Selende, naquela província.

Tecido social dos moradores do bairro Belém na cidade do Huambo  a retalho, segundo constatações  do Secretário provincial do PRS naquela província Solia Selende.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This