NAMIBE: SITUAÇÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA SOB-CONTROLO DA POLÍCIA NACIONAL NA PROVÍNCIA

06.07.2023
O Departamento de Investigação de Ilícitos Penais registou mil setecentos e setenta e dois (1772) crimes de natureza diversa em 2022.
Por: Fonseca Tchingui
Em duzentos e vinte e uma (221) buscas dirigidas e cinquenta e uma (51) operações especiais realizadas no mesmo período resultaram adetenção de mil quatrocentos e cinquenta (450) cidadãos em conflito com a lei e quarenta(45 ) menores recolhidos em regiem de prevenção criminal.
Estes dados foram revelados pelo Director do Departamento de Investigação de Ilícitos Penais, Eduardo Luís, por ocasião das comemorações do 3º aniversário da criação daquele órgão da Polícia Nacional, assinalado segunda-feira dia 3 de Julho cujo acto teve lugar na sua Sede em Moçâmedes.

De acordo com aquele responsável, no mesmo periodo foram lavrados e concluídos seiscentos e noventa e um(691) processos crimes e mil seiscentos e quinze encontram-se em fase de instrução preparatória.

Eduardo Luís, Director do Departamento de Investigação de Ilícitos Penais no Namibe

“Durante o an findo chegou ao conhecimento do Departamento de Investigação de Ilícitos Penais do Namibe, mil 772 crimes ou participações, essas que foram remetidas ao Ministério para abertura do competente processo crime.Foram conclusos, seiscentos enoventa e um (91) processos crimes e mil seiscentos e quinze(615 )encontram-se em fase de instrução preparatória.Quanto ao trbalho de inteligêcia criminal, o DIIP Namibe, durante o período em balanço o âmbito de combate a criminalidade foram rea.izadas as seguintes operações especiais: duzentase doze( 212) buscas dirigidas e cinuenta e uma ( 51) micro operações que vresultaram na detenção de 1450 cidadãos em conflito com a lei e 45 menores recolhidos em regime de prevenção criminal, bem como na apreensão dos seguintes meios:onze( 11) armas de fogo, dois mil novecentos e oitenta e oito(2.988) quilogramas de estupefaciente do tipo Liamba”, revelou.

Aquele responsavel deu também a conhecer que foram apreendidos vários meios como cabos elétricos, carris do caminho-de-ferro, animais caprinos e bovinos, computadores, motorizadas, electro-domésticos entre outros roubados em residências na calada da noite.
O Comandante da Unidade da Polícia de Guarda- fronteira, Subcomissário José Domingos Fernandes que presidiu ao acto em representação do Comandante provincial da Polícia Nacional e Delegado do Interior,Comissário Timóteo Francisco Hilário”Larito”, assegurou que a situação da criminalidade na provícia do Namibve está sob controlo das autoridades policiais.
” A situação da criminalidade na província do Namibe, está sob controlo das autoridades policiais, namedida em que o Departamento de Investigação de ilícitos Penais em coordenação com os Serviços de Investigação Criminal tem sabido dar resposta aos seus casos que tiram sucessego da nossa população. Redução das cifras criminais registadas na nossa província nos últimos tempos deveu-se ao engajamento das nossas foraças em várias frentes operativas em particular os destacados o DIIP, que com coragem, bravura e abnegação desenvolve o sentimento de segurança aos cidadãos namibenses”, frisou.

Noutro passo da sua José Fernandes chamou atenção aos efectivos daquele órgão a absterem-se de práticas que machem o bom nome da instituição.

José Fernandes, Comandante da Unidade da Polícia de Guarda- fronteira no Namibe

“Gostaríamos de chamar atenção que a vida castrence não se compadece com atitudes que mancham o bom nome da nossa instituição sobretudo pelo devemo-nos abster de práticas pouco abonatórias pois que a Direcção do Comando provincial será implacável nos níveis de exigência e de responsabilização disciplinar e criminal para quem insistir em tais condutas”, advertiu.

Por outro lado, apelou para o reforço da vigilância face aos modos operantes dos amigos do alheio e formação contínua dos efectivos.” Deve mos continuar vigilantes, reforçar a nossa capacidade de inteligência criminal com vista a contrapor os intentos dos amigos do alheio a julgar pelos diferentes modos operantes que os mesmos utilizam para obtenção de apetencia ao lucro fácil.Exortamos a necessidade do Departamento de Investigação de Ilícitos Penais desenvolver acções deformação contínua tendo em vista o aperfeiçoamento das técnicas de instrução processual e de procedimentos para uma actuação eficiente no do dominio de combate a criminalidade”, disse.
A alta patente polícia nacional exortou igualmente os membros da corporação para o refrço do espirito de união , respeito mútuo, disciplina, camaradagem, auto sentido de inter ajuda e de cooperação institucional. Aos efectivos que se destacam no cumprimento das suas missões, foram distinguidos com diplomas de mérito.Este ano as comemorações do aniversário de existência do Departamento de Investigação de Ilícitos Penais, decorreram sob o lema:“Com os olhos postos aos actuais desafios da segurança pública, incrementemos as acções de investigação criminal visando combater a criminalidade violenta”. https://fb.watch/lC9HxTGDhe/?mibextid=qC1gEa

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This