NAMIBE: GIRAFAS REFUGIADAS NA NAMÍBIA NA ÉPOCA DE GUERRA REGRESSAM À CASA

06.07.2023
Chegou no Namibe o primeiro lote de 14 girafas que tinham refugiados na república vizinha da Namíbia, no período de conflito em Angola.
Por: Fonseca Tchingui
No âmbito da parceria entre o governo de Angola e a empresa gestora do parque nacional do Iona, “AFRICAN PARKRS”, procedeu hoje, quarta-feira 5 de Julho de 2023, a libertação de 14 girafas da espécie angolana, sendo 4 machos vindos da república da Namíbia.
A entrega formal as autoridades governamentais locais aconteceu na manhã de hoje, no recinto do parque nacional Iona, e foi testemunhada pelo governador do Namibe Archer Mangueira, que na ocasião disse que a presença destes animais no parque nacional do Iona, vai promovendo o turismo nacional.

“Este é um marco importante que acabamos de assistir aqui hoje no Parque, a gestão do parque que tem cumprido com o que foi estabelecido com o Governo, as Girafas de Angola são uma marca em todo mundo e as que foram lançadas hoje, são originarias de Angola, é um acto importante e assistimos com grande satisfação o povoamento das Girafas de origem angolana”, reagiu.
Albertina Nzuzi, Directora do Instituto nacional da biodiversidade e conservação ambiental em declarações à imprensa disse que numa primeira fase.

“Numa primeira fase fez o levantamento da estrutura onde podemos alocar estes animais, Angola teve que solicitar e passamos o certificado internacional por sua a Namíbia também passou o certificado de exportação ou importação destes 14 girafas, salientar que esta espécie é angolana”.
Sango de Sá, Administrador do parque nacional, disse que está faz parte dos acordos rubricados entre a empresa gestora e o governo angolano.
“As girafas ora entregues hoje, serão bem cuidados e tratados pelos nossos fiscais e agentes comunitários previamente preparado para o efeito”.
Por seu turno Charles Wells, chefe das operações da African Parks,fez o esclarecimento que se impõe.

O acto foi testemunhado igualmente pelas duas Vices-Governadoras do governo local,dos Administradores municipais do Tombwa e Virei e das comunidades locais e tradicionais.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This