NAMIBE: MPLA RELANÇA PROGRAMA “M” EM MOVIMENTO NO BAIRRO SACO-MAR

24.07.2023

O primeiro secretário provincial do MPLA no Namibe, Archer Mangueira, auscultou sábado (22) militantes da comunidade do bairro Saco-Mar na cidade capital.

Por: Fonseca Tchingui

O encontro de auscultação e de relançamento do programa “M” em movimento na minha Banda, decorreu na comunidade do Saco-Mar, zona Adjacente a estação dos cominhos de ferros de Moçâmedes.

Manuel Muchimba, agricultor na casa dos 70 anos de idade, secretário do CAP local, procedeu a entrega de um memorando ao primeiro secretário provincial, Archer Mangueira, que espelha as necessidades porque passa  a sua comunidade.

“Neste memorando espelhei as necessidades do meu bairro, recuperação das vias, zonas de lazer para os nossos jovens, a estrada que dá acesso a Sonangol, deixada pelo colono hoje já não responde o circuito rodoviário, então que se recupere esta via que joga um papel importante na circulação de pessoas e bens”, descreveu.

Outrossim, segundo os membros daquela comunidade tem a ver com a mobilização dos militantes que estão empenhados na pesca, tal como disse João Hangalo.

“As dificuldades que nós enfrentamos aqui, é na mobilização dos nossos caps, muitos aqui sobrevivem da pesca e criaram suas cooperativas e até aqui nunca foram beneficiados com incentivos financeiros pelo governo local”, lamentou.

Por sua vez Archer Mangueira, 1º secretário do MPLA igualmente governador local, falando para os militantes, amigos e simpatizantes relançou o programa “M” em momento na banda, tendo esclarecido às acções que o seu executivo tem vindo realizar em prol do desenvolvimento do País.

“ Realizamos as eleições em Agosto de 2022, o executivo entrou em funções no mês de Outubro, fez aprovar o orçamento em janeiro do ano em curso. Aqui na província do Namibe fomos capazes de realizar alguns projectos, que alguns pensavam que tínhamos adiado, que alguns pensavam que era apenas promessas eleitorais. E são projectos que impactam a vida das pessoas concretas”, disse.

“Nós inauguramos muito recentemente a central fotovoltaica na localidade do Caraculo, uma central que permite o fornecimento de energia limpa a província do Namibe. Aqui mesmo no Namibe, inauguramos o centro técnico profissional ou seja criamos capacidade para formação dos nossos jovens, também na província inauguramos uma escola de 12 salas no município do Tombwa, vamos continuar a trabalhar cumprir com que nos comprometemos durante a campanha eleitoral. O número 1 do partido dos camaradas no Namibe, reagindo a recente proposta da UNITA que visa destituir o presidente da república João Lourenço, disse o seguinte:

Alguns de forma propositada não querem explicar isso aos angolanos ,o que estamos a fazer, dizem ainda que não temos inteligência, não sabemos fazer as coisas e por via disso recorrem a CR para destituir o presidente do partido que foi eleito pelo povo. Acham que este é o melhor método para se alcançar o poder? Nós vamos continuar apoiar o nosso presidente, vamos continuar apoiar o titular do poder executivo, que ao longo dos anos demostrou que sabe fazer reformas no país”, concluiu.

 

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This