NAMIBE: MPLA E UNITA DE COSTAS VIRADAS EM TORNO DA “PROPOSTA DESTITUIÇÃO” DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA JOÃO LOURENÇO

02.08.2023

O movimento “M” no município de Moçâmedes, sob liderança de Abel Capitango congregou os seus militantes em acto político de massas, que decorreu sábado último 29 de Agosto, no pavilhão desportivo do SPORTING.

Por: Esmael Pena

A luz do programa,M, em Movimento, para explicar a estratégia da UNITA, que visa a destituição do Presidente da República João Lourenço, por alegada crise social que  o país atravessa, o MPLA no Namibe tudo faz para fortalecer nos militantes a força anêmica face os erros cometidos, Victor Tyamba foi o presidente do acto.

Victor Tyamba,segundo secretário provincial do MPLA no Namibe.

“Camaradas, de um tempo a esta parte,os nosso compatriotas que se distinguem de nós pelas cores partidárias, colocaram no seu plano em marcha, semear a desordem, desacreditar as instituições e, destituir o Presidente que  em menos de um ano de eleições que o MPLA ganhou nos cinco municípios. Caros camaradas, isso é absurdo,digo mais, é ridículo”,disse o Segundo Secretário provincial do MPLA no Namibe.

“Construímos a nossa Angola com muito sacrifício e não vamos aceitar que qualquer compatriota com agendas ocultas estrague a nossa paz, apesar das dificuldades de momento. Como em todo lado,nem tudo estará sempre como planificado, mas a paz e a tranquilidade não podem ser ameaçadas por mero capricho ou mesmo vontade de atingir o poder”, acrescentou.

O número dois do partido dos Camaradas na província do Namibe,acusou a UNITA, de incitar a violência e  financiar manifestações protagonizadas por jovens.

“Pagam jovens para fazerem manifestar, incitam a violência”, acusou.

Vitor Tyamba reconheceu no entretanto que as famílias em Angola vivem  momentos delicados com  perda  do poder de compra, numa alusão  a subida galopante dos preços dos produtos da cesta básica, situação que segundo Victor Tyamba, as medias económicas em curso dão garantias que bons tempos virão, defendeu.

A reacção não se fez esperar,o Secretário provincial da UNITA no Namibe, Américo Samoma respondeu: “A UNITA manifestou o interesse de junto da casa das leis,  porque Assembleia é a casa de todo soberano povo angolano. Nós vamos levar o nosso dossier lá.E essa intenção não só daquele que é militante e membro da UNITA, todos aqueles que entendem seguir a democracia como um meio para se expressarem, mesmo  aqueles que estão dentro do próprio MPLA estão interessados em  ver destituído Sua Excelência Senhor o Presidente da República de Angola João Lourenço, porque um governante sério, um governante que sabe porquê que estou aqui,  mas o MPLA  perdeu o horizonte. O mais velho Agostinho Neto dizia que governar é resolver o problema do povo.

“E o quê que o mais velho João Lourenço anda a fazer ? o quê que o Senhor João Lourenço está fazer?Então, olhando pelo sofrimento do povo,  olhando por aquilo que toca cada pacato cidadão, isto é que levará para que  o camarada  seja exactamente destituído”.

O dirigente da UNITA acusa ainda o MPLA  de culpabilizar o seu partido  por causa do horizonte que perdeu.

“O MPLA não deve nem pode culpabilizar a UNITA por causa do horizonte que ele perdeu.Hoje, qual é o plano que resta para o partido no poder, é perseguir  os opositores,  o que o MPLA mais sabe fazer é perseguir aqueles que  não se identificam com a sua linha  ideológica. A verdadeira democracia  tem de ser vivida dentro da tolerância, nós temos que respeitar aquilo que cada angolano escolheu’’,replicou.

O dirigente máximo da UNITA no Namibe que falava ao “Namibe Fala Verdade”,instou o partido no poder a olhar para os problemas de alimentação, transportes e outros meios de comunicação que afligem  a população”.

Américo Samoma, Secretário provincial do Namibe

“Este povo precisa de comida, este povo precisa exactamente de meios  de transportes saudáveis,olhemos por esta crise, por esta extrema pobreza.Neste preciso momento, esse troço que liga Moçâmedes e Virei, só temos um e único autocarro em péssimas condições.Outro maior problema é a própria comunicação que não está boa. A nossa UNITEL e outras instituições tudo está à toa, chega-se à conclusão que o MPLA também comunica-se mal”,lamentou.

O político referiu-se ainda sobre as consequências do aumento do preço da gasolina para a vida  do angolano. “O aumento do preço da gasolina está estrangular sobremaneira a vida do angolano .Mexendo no litro da gasolina é mexer no pão. O que devia ser feito exactamente é falar com as pessoas. E o MPLA devia aprender mais um pouquinho com aquilo que tem sido como as nossas sugestões como UNITA”,sugeriu.

As declarações de Américo Samoma, Secretário provincial do Namibe surgem na sequência do discurso proferido pelo segundo Secretário provincial do MPLA no Namibe, Vitor Tyamba, sábado último no acto político denominado “M”  em movimento , realizado na cidade capital da província do Namibe.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This