NAMIBE: MPLA DEBATEU SITUAÇÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DE SAÚDE NA PROVÍNCIA

16.08.2023

O Departamento de informação e Propaganda do Comité Provincial do MPLA no Namibe, realizou sexta-feira, 12 de Agosto, Jango de informação sobre sistema de Saúde e segurança pública da Província.

Por: Loide Espera

O MPLA no Namibe protagonizou um jango de informação do militante que teve lugar no Comité Provincial do partido dos camaradas no Namibe, sexta-feira,(12).

Azevedo Calassola,  no acto de abertura em representação do primeiro secretario Archer Mangueira, “é com muita honra que saúdo todos os presentes em nome do camarada Archer Mangueira membro do Bureau Politico do comité central do Mpla, proceder a intervenção de abertura desta terceira edição do jango de informação, este um espaço de dialogo franco de troca de posições e de debate sem tabús sobre determinados temas onde participam todos cidadãos interessados com o desenvolvimento do Namibe independentemente da sua posição politica, crença religiosa, permitindo assim recolher, ouvir, esclarecer e apresentar iniciativas para o melhoramento do exercício governativo, o Mpla continuará aumentar significativamente os níveis de fiscalização, especialização do pessoal de saúde incluindo médicos, enfermeiros, técnicos diagnósticos e pessoal de apoio hospitalar, melhorar a cadeia de abastecimento de medicamentos para doenças que mais afligem a nossa população. Dizer que objectivo deste jango é de levar a mensagem do partido reforçar e melhorar a unidade no seio dos camaradas e cidadão no geral no sentido de continuar serrar fileiras do programa de governação do Mpla e do seu líder camarada João Lourenço presidente de todos Angolanos de Cabinda ao Cunene, caros camaradas e convidados o Mpla no domínio do sistema de saúde propõe-se trabalhar para posicionar Angola entre os Países da Africa Subsariana com os melhores índice de saúde em Africa, e sobre tudo no quadros das principais endemias com particular a malaria e reduzir a taxa de mortalidade infantil, reforçar também no sistema Provincial de saúde adotadando os instrumentos normativos, legislativo e o sistema de formação de saúde incluindo a vigilância santaria e de investigação bem como reduzir a incidência da tuberculose e VIH SIDA.

Prezados camaradas e convidados no domínio da segurança pública o MPLA propõe-se a continuar a prevenir-se e combater as ocorrências de ameaças, tráficos de drogas, crimes informáticos, piratarias e crimes económicos. Desejo boa participação nos temas e quero aqui agradecer em nome do camarada Archer Mangueira a vossa presença e a disponibilidade dos Excelentíssimos senhores Comandante Provincial da Policia Nacional, do Director Provincial da Saúde bem como agradecimentos extensivos a Directora Municipal de Saúde e ao Comandante municipal da Policia Nacional em Moçâmedes.῝

Pedro Ferreira Miguel “Coríntios”, director gabinete provincial da saúde falou do sector que dirige no Namibe.

Pedro Ferreira Miguel “Coríntios”, director gabinete provincial da saúde no Namibe

” O enquadramento do sector da Saúde na Província῝ o Gabinete Provincial de saúde, é um órgão de apoio ao governador provincial incumbido de assegurar a execução das medidas, politicas programas, projectos, ações e atividade no domínio da saúde pública e assistências medicas e medicamentosas na Província do Namibe de acordo com o estatuto orgânico do governo Provincial, tem como competências participar activamente no estudo, coordenação e regulamentação das politicas de saúde e com alinhamento do Ministério de saúde. De referir que a nível da província controlamos de forma funcional 117 unidades sanitárias, desde 3 hospitais provinciais, 5 hospitais municipais, 20 centro de saúde e 89 postos de saúde, contamos com um depósito de medicamento e equipamentos e este quadro com os recente enquadramento de novos quadros é assegurando por 2957 funcionários”, disse

O responsável de saúde na Província fez saber por outro lado que, ” a rede sanitaria por municípios podemos compreender que devido a densidade populacional o município de Moçâmedes traz consigo o maior número de unidade santaria com 40 e o município do Tômbwa com menos unidade sanitária com 5 unidades. Situação que pode vir alterar dentro de menos tempo, face a conclusão já na recta final do apetrechamento de duas novas unidades sanitárias nomeadamente o novo hospital municipal de Moçâmedes e o centro de saúde na comuna da Lucira também na comuna de Moçâmedes. Quanto aos recursos humanos no sector da saúde, são da carreira de enfermagem 48 porcento e a categoria com menor percentagem são os médicos que constituem com 5 porcentos, em especialidade médica a nível da Província nos estamos a formar em medicina familiar, genecologia e obstetrícia, pediatria, cirurgia, ortopedia e este ano abrimos uma nova especialidade medicina interna”, descreveu.

“Há redução de morte com tuberculose no Iº trimestre deste ano em comparação o ano passado, diferente da malária que continua fazer das suas a nível da Província, dai que a necessidade de replicarmos a informação e a consciência virada a prevenção. O sector teve vários ganhos, a dois ou três anos nos contávamos com 100 unidades sanitárias e hoje já contamos com 117 que daqui a pouco passaram para 119 com a conclusão e inauguração das duas novas unidades, aquisição de 40 ambulâncias, reabilitação do banco de urgência do hospital municipal do Tômbwa, abertura dos serviços de hemoterapia no hospitais municipais do Camucuio e do Virei῝ sublinhou.

“O sector conta com algumas dificuldades ῝ avaria do raio X do hospital municipal do Saco Mar e da Bibala que estão providos deste serviços neste momento, a inoperância de equipamentos bioquímicos do hospital materno infantil, a paralisação do aparelho de Genix Spert do Hospital Sanatório para atenção de caso de tuberculose multidrogas resistente, limitação de especialistas com grande realce em anestegeologia, cirurgia, neurocirurgia, dermatologia, neonatologia entre outros.῝ frisou.

A situação da segurança pública na província do Namibe foi apresentada pelo segundo Comandante da Policia Nacional, no Namibe, o subcomissário Fernando António, em representação do delegado do interior, o Comissário Timóteo Hilário.

” situação da segurança pública da Província, do ponto de vista genérico a nível da Província das ocorrências principalmente do mês de Julho do ano em curso ῝ a nossa abordagem vai cingir no mês de Julho, a segurança publica na Província no mês em referencia foi considerada estável, apesar de um acto de motim e desordem pública na localidade do Baba, que em reação a uma acção Praticado por um agente da policia nacional com substanciado em ofensa e integridade física de dois cidadãos que culminou com a destruição de uma esquadra de policia, uma outra ocorrência que não poderíamos deixar de parte isso no domínio da sinistralidade rodoviária que criou instabilidade na segurança publica é o acidente que culminou em colisão entre dois veículos e uma delas é a nossa viatura e acto continua acabou por atropelar uma cidadã que por sinal exercia a sua atividade normal de forma livre”, disse.

Fernando António, segundo Comandante da Policia Nacional, no Namibe

“Durante mês de Julho a Província registou 174 crimes de naturezas diversas, isto é, um aumento de mais 36 comparando com o período de Junho, do ponto de vista operacional destes crimes foram esclarecidos 110 crimes, e foram detidos por estarem implicados nestes crimes 176 cidadãos. Foram 2 homicídios de crimes mas preocupantes, 3 casos de agressões sexuais, 29 ofensas e integridades físicas, 19 roubos e 28 furtos”, continuou dizendo que “importa realçar que o município de Moçâmedes registou o maior número de crimes com 129, Bibala com 27 crimes, Tômbwa 12 crimes, Camucuio 8 crimes e 1 no município do Virei. Ainda em Moçâmedes os bairros com maiores incidências de crimes foram o 5 de Abril com 48 crimes, Comandante Valódia com 18 crimes e Forte Santa Rita com 12 crimes. Das micro operações realizada pelas forças policiais, foi possível aprender 3 armas de fogo e 300 metros de cabos de fibra óticas.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This