NFV FORA D` HORAS 23-08-2023

24.08.2023

NOTICIÁRIO NFV, EDIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, 22 DE AGOSTO DE 2023, EÍS OS TITULOS.

1-Duas jornalistas da rádio Despertar sofrem maus-tratos pela polícia em Luanda.

2- Taxistas angolanos e automobilistas Namibianos trocam mimos nas bombas deNamacunde no Cunene

3-Presidente da CEAST defende integração social das crianças no País.

4-Líder do grupo parlamentar da UNITA, esclarece passos subsequentes do caso destituição de João Lourenço á presidente da república.

5-Comunidades mucubais querem inserção dos autóctones nas instituições públicas do Namibe para facilitar a comunicação.

Somos à rádio NFV, coordenação e produção de Armando Chicoca, co-produção de Esmael Pena, edição de Fonseca Tchingui, eu sou Anselmo Leite, hoje a partir de Ondjiva capital da província do Cunene, apoios do NED e da OSISA.

Maria Chipa, jornalista da rádio Despertar em Luanda

Duas jornalistas da rádio Despertar em Luanda, foram vítimas de maltratos e retidas alegadamente por agentes da Polícia Nacional, no município de Viana, quando faziam o trabalho de reportagem, nesta quarta-feira 22 de Agosto de 2023. “Trata-se de Vitória Sakutala e Maria Chipa, que contaram o terror que viveram no memento do sucedido, mesmo exibindo as carteiras profissionais.

As jornalistas em pleno gozo das suas funções, bem identificadas, foram obrigadas a deletar todo material gravado, das denúncias que os populares. “Estamos fartos das detenções aos jornalistas, é hora da classe se juntar para pôr cobro “relataram”.

Mototaxista e taxistas no Cunene trocaram mimos com os automobilistas da vizinha República da Namíbia nas Bombas angolanas de combustíveis dos Municípios de Namacunde e de Ondjiva, segundo reportou a Voz da América na voz do Jornalista Armando Chicoca.

Manuel Muassovola, membro das comunidades mucubais

Manuel Muassovola, membro das comunidades mucubais na localidade de Tchicolonjila, província do Namibe, manifestou-se preocupado com o que chamou de discriminação contra os autóctones mucubais nas instituições públicas e privadas no atendimento por não falarem português devido a falta de escolarização desta franja da sociedade namibenses. O exemplo claro é dos constrangimentos que encontram nos hospitais, nas farmácias, unidades sanitárias e em outros serviços, segundo o nosso entrevistado que falava na cimeira dos povos da SADC realizada na capital muito do país muito recentemente.

Liberty Chiaka, presidente do grupo parlamentar do partido do galo negro, durante o acto formal de assinaturas de subscrição do processo de acusação de destituição do presidente da república João Lourenço, realizado muito recentemente em Luanda, esclareceu os passos a seguir do processo que vai ao crivo dos deputados à Assembleia Nacional. Liberty disse ainda que os seguidores de João Lourenço têm estado a coagir com ameaçar os deputados da bancada maioritária.

Dom Manuel Imbamba, presidente da CEAST , na abertura da II Conferencia dos bispos da CEAST, que decorreu na província de Luanda, nesta quarta-feira, 23 de Agosto de 2023, defendeu a integração social das crianças, segundo o prelado católico são vítimas de abusos sexuais entre outras formas de violência contra menores.

NFV, ponto final, muito obrigado, eu sou Anselmo Leite, em Ondjiva, capital do Cunene. A verdade dói mas liberta. Estamos juntos!

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This