NFV FORA D` HORAS 22-08-2023

24.08.2023

NOTICIÁRIO NFV, EDIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, 22 DE AGOSTO DE 2023, EÍS OS TITULOS.

1-Comunidades da SADC, defendem criação de um tribunal eleitoral na região.

2-Conflitos em Cabinda inquietam membros da sociedade civil local.

3-Governador da Huíla Nuno Mahapi, pede ao presidente da república reactivação da escola agraria do “Chivinguiro” para formação de quadros.

4-PGR na Huíla, apreendeu 14 viaturas Top de Gama supostamente envolvidas no caso “Major Lussaty”

5-Padre Pio Wakussanga, defendeu na cimeira dos povos da SADC inclusão das comunidades minoritárias nas políticas públicas.

Somos à rádio NFV, Armando Chicoca na coordenação e produção, co-produção de Esmael Pena, edição e apresentação noticiosa de Fonseca Tchingui, hoje a partir da cidade capital angolana Luanda, apoios do NED e da Open Society.

Simão Madeca, membro da sociedade civil em Cabinda

Na cidade do Lubango, província da Huíla, o serviço nacional de recuperação de activos órgão afecto a
Procuradoria-Geral da república, procedeu a apreensão de 14 viaturas top de gama de um empresário de nome Inácio Samona, por supostamente estar ligado ao caso “Major Lussaty”, segundo noticiou a comercial despertar segunda-feira,21, na voz da jornalista Horacio dos Reis.

Nuno Mahapi, governador da província da Huíla, pediu muito recentemente ao presidente da república João Lourenço, a quando da sua visita aquela província, para um olhar atento e urgente para Escola agrária do Chivinguiro, município da Humpata, para o cumprimento do seu objecto social na formação de técnicos agrários visando o desenvolvimento não só da região sul mas do país de forma geral.

Simão Madeca, membro da sociedade civil em Cabinda, falando para o NFV, a margem da cimeira dos povos da SADC, disse que o problema de conflitos naquela província nortenha do país, ainda é um facto e pede a intervenção dos chefes de estados da SADC,que intervenham nesta situação.

Os membros das comunidades dos países do desenvolvimento da África Austral “SADC”, recomendaram aos chefes de estado e de governo, que se crie um tribunal regional eleitoral de recursos e tribunais superiores eleitorais em cada país da SADC para mitigação das convulsões eleitorais na região. Estes e outros assuntos foram debatidos na cimeira dos povos da SADC, que teve lugar recentemente na escola nacional de Administração e Políticas Públicas em Luanda. Armando Chicoca desenvolvimento este assunto.

O sacerdote católico nos Gambos, província da Huíla, Pio Wakussanga, é de opinião que a problemática das minoritárias étnicas na região sul de Angola, volte ao debate público a exemplo do que acontece nos países vizinhos. Pé wakussanga fez esta abordagem quando dissertava na cimeira o tema sobre a proteção das minorias nos países da SADC

NFV, ponto final, a verdade dói mas liberta,muito obrigado, eu sou Fonseca Tchingui, estamos juntos.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This