Três jovens acusados de roubo e furto de computadores no ICRA-Namibe foram detidos pelo SIC local

25.09.2023

O serviço de investigação criminal da província do Namibe, procedeu a detecção quinta-feira, (21) de três jovens supostamente acusados de roubo e furto de computadores no instituto de ciências religiosas no bairro Valódia.

Por: Fonseca Tchingui

Trata-se de Jasmim Crisóstomo de 27 anos, Elias Alberto Ndula de 26 anos, Romeu Agostinho Jamba, de 20 anos de idade, segundo o porta-voz do SIC-Namibe, José Lolina, a margem da apresentação pública aos órgãos de comunicação Social na província sexta-feira,22 de Setembro de 2023.

“No âmbitos das acções investigativas do SIC- Namibe, três cidadãos nacionais com idades compreendidas entre 20 à 27 anos, este cidadãos são todos naturais e residentes na cidade capital do Namibe, estão a ser acusado no crime de furto qualificado, o mesmo ocorreu no pretérito dia 19 do mês em curso, no instituto de ciências religiosas de Angola mais conhecido como ICRA. Para consumarem as suas acções escalaram o murro de vedação da referida instituição, foram até a sala de informática e arrombaram a fechadura da porta consequentemente subtraíram 5 computadores de mesa que serviam para o ensino de alunos. Seguidamente foram até ao salão de festa da instituição onde os mesmos subtraíram 30 pratos, 30 talheres e outros meios de cozinha”, disse.

José Lolina, disse ainda que acções investigativas vão continuar face a onda de assalto que se verifica nas instituições de ensino na província.

“Neste momento os indivíduos estão detidos e já foram presentes ao ministério público, para os trâmites que se segue.

Nós o SIC estamos a notar com frequência os acontecimentos de roubo e furto de meios informáticos em várias escolas sediadas na cidade capital do Namibe”, disse.

O porta-voz do Serviço de Investigação Criminal, também manifestou com preocupação o nível de insegurança que se assiste nas diversas escolas na cidade capital do Namibe.

“Nós aconselhamos aos gestores escolares a intensificarem a guarda nas escolas para evitar que acções de género voltem acontecer”, aconselhou.

Lembrar que muito recentemente, os meliantes até aqui ainda não identificados furtaram e atearam fogo no gabinete municipal de inspecção da educação sediada na escola São Tomás de Aquino, onde levaram computadores, na sequência também roubaram na escola primária Pioneiro Zeca, 52 e Hoji Ya Henda, segundo a directora municipal da educação Inês da Conceição em entrevista que concedeu ao NFV no início do mês de Setembro.

“Logo no primeiro dia das aulas em que podíamos receber as nossas crianças com bastante felicidade mas infelizmente a quem não gosta do desenvolvimento vandalizou as nossas escolas”, disse.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This